sábado, 22 de novembro de 2014
A cada hora, um gay sofre violência no Brasil
Postado por Ozamir Lima às 18:22 1 comentários
Onde chove
Continua chovendo no Ceará, principalmente na região do Cariri, lá se vão cinco dias emendados. O boletim de ontem da Funceme mostra chuva em todos os municípios do Cariri. A maior foi em Aurora, 102 milímetros, seguida de Lavras da Mangabeira, 60, Missão Velha, 59, Várzea Alegre, 55, Farias de Brito, 51, Ipaumirim, 50, Barbalha, 49, Juazeiro do Norte e Crato, 41
A previsão para hoje é de mais chuvas.
Paraíba.
Na Paraíba as chuvas se concentram nas regiões do Sertão e do Cariri. De quarta-feira para o amanhecer de ontem, a Agência Executiva de Gestão das Águas (AESA) registrou ocorrências de chuvas em São João do Cariri, 105 milímetros, São José de Piranhas, 103, Tenório, 97, Jericó, 82, Malta, 78. Deve continuar chovendo hoje.
Postado por Ozamir Lima às 18:16 0 comentários
Filosofia pode apontar respostas à vida
Qual é o sentido mais importante da vida do homem? Sobreviver? Casar e ter filhos? O que vai gerar uma realização plena para o homem, enquanto ser humano, para que ele não sinta mais aquela angústia no peito quando não se tem respostas para a vida? A filosofia pode ter apontar uma resposta alguns desses questionamentos.
“Então, às vezes a gente tem conhecimento técnico, faz universidade, tem dinheiro, enfim, tem muitas coisas que a gente pode fazer na sociedade hoje, mas nenhuma delas — o fato de a gente viver, ter dinheiro, ter doutorado, que seria o ápice da educação, ou ter um bom casamento — essas coisas parece que não trazem uma resposta concreta para o homem, porque a gente ainda fica querendo entender a sociedade”, comenta a psicóloga Graziele Andrade, diretora da Nova Acrópole Organização Internacional.
“E é só olhar ao nosso redor, a violência, a saúde, tudo ao nosso redor, fora do lugar. Será que está tudo certo?” questiona ela.
Então, a filosofia serveria justamente para resgatar princípios e ideias que podem iluminar um momento histórico para ajudar o homem a encontrar respostas pra vida, como indica a psicóloga. E o que a escola ensina aos seus alunos?
“De uma maneira bastante sintética, a filosofia tanto do oriente quanto a do ocidente. A gente estuda desde Kant, Aristóteles, Platão, também estuda Confúcio, lá na China, estuda tratados da Índia, como o Baghavad Gita, Mahabharata, estuda Tibet, Buda. Fazemos um apanhado da filosofia do oriente e do ocidente para ver as ideias que todos eles trouxeram e se elas podem trazer respostas para o homem”, analisa Graziele Andrade.
Ela questiona se o que a gente vive hoje é realmente o ápice da civilização, ou será que existe uma forma de vida que a gente pode ter, ou ideias que podem iluminar o homem e a sociedade, e que podem trazer um grau maior de felicidade para o homem? “Se talvez a gente conseguir olhar o homem por dentro, a gente veria que as fotos não são tão bonitas quanto as do Facebook.”
Bate papo - Graziele Andrade
Psicólogo
Falando em rede social, as eleições revelaram sentimentos escusos da sociedade brasileira; manifestações de ódio, preconceito e até separatismo. Você acha que veio à tona um pensamento que não se conhecia do brasileiro?
Hoje a gente não está sendo formado de fato, educado para que a gente aprenda a lidar conosco mesmo. Então, na prática, tem um ódio velado, uma angústia, uma rebeldia., qualquer coisa que de alguma forma nos angustia, a gente acaba encontrando um bode expiratório, e acaba projetando isso dentro de uma situação, que seja num momento eleitoral, numa manifestação. A gente começa a ver uma violência velada no homem porque isso tem dentro da gente e a gente não sabe não sabe lidar com isso. Então, é sempre encontrar uma forma de expurgar os próprios males. Está tudo fora do lugar. Uma eleição para o ser humano é como fosse uma nova esperança, uma nova possibilidade de fazer com que as coisas dêem certo. Eu acho isso muito bonito no homem; essa coisa intrínseca que ele tem de não desistir, de achar bom, uma hora as coisas vão melhorar, uma hora as coisas vão começar a dar certo.
Se a filosofia é o amor pela sabedoria, o que resultou da sociedade brasileira após a retirada da disciplina dos currículos escolares no passado?
Eu diria que o problema é um pouquinho mais profundo ainda, porque não só de retirar a própria ideia da filosofia dentro das escolas, mas a própria visão de educação que a gente tem hoje de que é muito mais instrução do que uma formação humana. Por que a filosofia não é apenas uma disciplina. Claro que dentro dos estudos acadêmicos seria uma disciplina nas escolas, mas na verdade ela é um estudo sobre a vida. Ela ajuda a refletir sobre todos os aspectos da vida, inclusive todas as outras matérias e disciplinas, inclusive pra pensar na própria educação humana. Educação vem, mais de despertar o homem para o bem, para que ele busque valores, que sejam humanos, para que ele encontre respostas à sua vocação na sociedade do que o ato simplesmente de instruí-lo o tempo todo. E a filosofia, concordo plenamente, ela foi deixada de lado e há muito tempo já. A visão que a gente tem de filosofia é que ela é uma coisa muito subjetiva, que é só pensar, pensar, e não chegar a conclusão nenhuma. Quando os alunos chegam aqui brincando, contando pra gente que vão comentar com algum amigo que estão estudando filosofia, aí eles falam “ah, mas pra que você está fazendo isso? Vai servir pra que? Vai ganhar mais dinheiro com isso?” Se você conversar com alguns alunos nossos, é impressionante; em duas ou três aulas como eles já ficam impactados com as reflexões que são geradas a partir desse estudo, porque a gente está tão mecânico hoje e a gente não para pra pensar um pouco sobre a vida. A proposta nossa é resgatar uma vez mais o conhecimento desses clássicos da humanidade e mostrar como eles podem ser úteis pra ajudar os homens a ter uma vida com mais qualidade, com mais profundidade e com mais autenticidade. E autenticidade significa a gente ser capaz de refletir por nós mesmos sobre as coisas. A gente acha que pensa sobre as coisas, mas na verdade é muito mais um reflexo do que a gente lê, do que a gente vê na televisão, do que algo que a gente mesmo encontrou, que é o que o mito da caverna, de Platão, retrata, as sombras.
Postado por Ozamir Lima às 18:10 0 comentários
‘O Governo vai afetar direitos do povo’
Repórter
Principal líder do PSOL, a ex-candidata a presidente da República Luciana Genro faz uma avaliação positiva das eleições deste ano, embora admita que “ainda falta muito para o partido ser uma alternativa real de poder”. Mesmo com essa ponderação, ela disse que não se desestimula a continuar militando na esquerda e observa que o PSOL foi o único partido que não se envolveu no escândalo da Petrobras.
“É preciso construir uma esquerda coerente, que não abandone suas bandeiras. Porque é, justamente, a sombra de uma esquerda que abandonou suas bandeiras, que não foi fiel a seus princípios que a direita cresce. É por isso que o PSDB vem se fortalecendo”, analisa Luciana Genro, que esteve em Natal participando de evento promovido na Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Sobre o pleito de 2014, as perspectivas do trabalho do PSOL, a avaliação da atuação da esquerda no país e os projetos para o pleito municipal, Luciana Genro concedeu a seguinte entrevista à TRIBUNA DO NORTE.
Qual a leitura que a senhora faz das urnas de 2014?
Primeiro eu preciso agradecer. As urnas foram generosas com o PSOL. Nós dobramos a nossa votação em relação a 2010, tivemos mais de 1,6 milhão de votos. Dobramos a nossa bancada de deputados. Aqui no Rio Grande do Norte nosso companheiro Robério Paulino foi candidato a governador e teve uma votação extraordinária, mais de 22% dos votos na capital. Tivemos candidato a deputados que, embora não eleitos, tiveram uma votação muito boa, como é o caso de Sandro Pimentel. Houve um crescimento expressivo do partido. É claro que ainda nos falta muito para sermos uma alternativa real de poder, que o povo nos enxergue com possibilidade concreta de vitória. Isso é resultado também de uma enorme desigualdade na disputa que beneficia os grandes partidos. Eu vejo que essa disputa acirrada que houve no segundo turno (nacional) foi resultado de uma insatisfação muito grande que existe com o governo. E acabou fazendo com que a direita crescesse na falta de uma alternativa de esquerda. Por isso para nós é muito importante a construção do PSOL, para haver uma oportunidade de superar o PT pela esquerda. Se nós não oferecermos ao povo uma oposição de esquerda, obviamente que a oposição de direita é que vai crescer. Até porque a situação econômica do país é muito complicada e, com certeza, o Governo vai tomar medidas que vão afetar os direitos do povo. Está previsto um ajuste nas costas do povo. Já aumentou a gasolina, aumentou a taxa de juros. Quer dizer, o Bolsa Banqueiro foi quem ganhou já nos primeiros dias depois da vitória da Dilma. Então o discurso de esquerda do PT foi enterrado no final do segundo turno e agora, se não houver muita pressão social, o que a Dilma (presidente da República) vai fazer é o que ela dizia que Aécio (Aécio Neves) iria fazer. Não foi a toa que chamei os dois de irmãos siameses.
A senhora disse que o papel do PSOL é oferecer como alternativa de esquerda. Mas o PT também se apresentou como esquerda. Esse discurso não cai no descrédito?
O problema é que o PT deixou de ser de esquerda no momento em que se aliou com figuras como Sarney, Collor, Renan Calheiros, no momento em que entrou no esquema de corrupção das grandes empreiteiras, como nós estamos vendo agora. Esse escândalo da Petrobras envolve praticamente todos os partidos com representação no Congresso Nacional, inclusive o PT, o PC do B. Exceto o PSOL que por estatuto não recebe dinheiro de bancos, empreiteiras e multinacionais. Então, o PT abandonou as bandeiras da esquerda e passou a ser um instrumento de aplicação dos planos do capital. Não é a toa que os mercados, os bancos nunca lucraram tanto como nos governos do Lula e da Dilma. É preciso construir uma esquerda coerente, que não abandone suas bandeiras. Porque é, justamente, a sombra de uma esquerda que abandonou suas bandeiras, que não foi fiel a seus princípios que a direita cresce. É por isso que o PSDB vem se fortalecendo. Para combater o crescimento da direita, é preciso ter uma esquerda coerente que não abra mão de defender suas bandeiras.
A senhora disse que está “distante de se mostrar uma alternativa de poder real” perante as pessoas. Isso não lhe desestimula?
Não. De forma alguma, não me desestimula. Eu acho que, ao contrário, estamos desafiados a nos postular como alternativa de poder. E demos passos importantes nesse sentido, nesse processo eleitoral, assim como nos anteriores. O PSOL teve sua participação de forma significativa. Agora temos que remar contra a maré porque o sistema político eleitoral é desenhado para favorecer quem tem dinheiro e é parte do esquema. Tanto é que o dinheiro dessas empreiteiras milionárias é para Dilma, para o Aécio, para a Marina. Eu gastei R$ 400 mil na minha campanha. Provavelmente isso foi o que a Dilma gastou em um dia e o Aécio em 12 horas. Então há uma desigualdade muito grande, mas ao mesmo tempo há um processo político em curso que se demonstrou em junho de 2013 que é o povo começa a tomar consciência que tem força e pode ser protagonista das mudanças. 2013 foi o primeiro momento desse destravamento dos protestos porque há muitos anos, desde que o PT havia chegado no poder, os movimentos sociais vinham se enfraquecendo. Junho mostrou que já não controlam mais e há um espaço politico real para o PSOL crescer e se fortalecer no meio desses movimentos. O PSOL não é só para disputar eleição, mas para fazer a discussão no seio do dia a dia.
No pleito deste ano o PSOL lançou candidato próprio e o PSTU também. A esquerda dividida se enfraquece para entrar no páreo com mais força e chance de vitória?
Sim. Acho que o ideal seria termos uma candidatura unificada das esquerdas. Mas, muitas vezes, não se consegue chegar a um bom termo. Porque embora tenhamos uma posição ideológica muito semelhante temos divergências políticas de como nos apresentar que são grandes. Basta ver como foi o perfil da minha campanha e como foi o perfil da campanha de Zé Maria (candidato do PSTU). O importante é que nós não ficamos nos digladiando entre nós. Fizemos os ataques contra os nossos maiores adversários políticos, que não são do campo da esquerda coerente.
Durante a campanha de 2014 a senhora digladiou com o candidato Levy Fidelix (Luciana Genro acusou Fidelix de homofóbico). O que restou daquela troca de acusações nos debates?
Restou o balanço da população a respeito desse embate. Eu tive três ou quatro vezes mais votos do que o Levy Fidelix. O que mostra que os setores progressistas são mais numerosos que os setores fundamentalistas, que apóiam esse tipo de manifestação homofóbica, preconceituosa, odiosa. Acho que, de alguma maneira, foi importante esse embate para trazer à tona para sociedade ver como a homofobia ainda é um elemento forte na e que precisamos combater a partir da educação para que as crianças não cresçam e se transformem em adultos como Levy Fidelix.
O que esperar de Luciana Genro em 2016?
Primeiro antes de 2016 precisamos dizer que nós do PSOL não terminamos uma campanha pensando na outra. Nós pensamos nas coisas que acontecem também entre as campanhas. São muitas lutas. Estive na luta em São Paulo pela moradia. Estive na luta pelo plebiscito da constituinte da reforma política. Fizemos mobilização em Porto Alegre para mostrar que continuamos a lutar pelas bandeiras que expressei na campanha. Em 2016 vamos ter importantes disputas nas eleições municipais. E é possível que eu me apresente como candidata a prefeita de Porto Alegre, assim como aqui em Natal é muito provável que o PSOL tenha força significativa já que Robério (Robério Paulino) conquistou 22% dos votos da capital. Então seja quem for o candidato a prefeito, com certeza, será liderança importante no processo político. O PSOL conquistou papel importante nas lutas e na política nacional. Vamos continuar desenvolvendo essas lutas com muita coerência, sem nos vender e nos entregar para esquemas podres.
Em Natal, o professor Robério Paulino será o candidato a prefeito em 2016?
Tenho certeza que seria um grande candidato. Sandro Pimentel também seria um grande candidato. Temos que ver o que eles vão optar porque com certeza uma bancada de vereadores também é importante para o PSOL. Então não sei qual será a decisão do partido. Mas com a votação expressiva que Robério teve ele já desponta como candidato natural a prefeito de Natal.
Postado por Ozamir Lima às 17:59 0 comentários
Ufersa registra 84% de aprovação na primeira fase da OAB
Postado por Ozamir Lima às 17:11 0 comentários
Barbaridade:inocentados e soltos após 39 anos de cadeia
Wiley Bridgeman e Ricky Jackson foram presos após falso testemunho.
Pena de morte tinha sido transformada em condenação à prisão perpétua.
Postado por Ozamir Lima às 14:35 0 comentários
Sensatez
Postado por Ozamir Lima às 14:30 0 comentários
O poeta diante da vida
Sentimento do mundo
Postado por Ozamir Lima às 14:29 0 comentários
Embrapa desenvolve cana tolerante à seca
Postado por Ozamir Lima às 14:27 0 comentários
Consciência negra
Postado por Ozamir Lima às 14:23 0 comentários
Previsão de déficit da Previdência Social sobe para R$ 49,2 bi
Postado por Ozamir Lima às 14:19 0 comentários
Escola dos EUA paga indenização milionária a vítimas de abuso por parte de professor
Postado por Ozamir Lima às 14:17 0 comentários
Após 17 anos na prisão, americana é inocentada
Postado por Ozamir Lima às 14:16 0 comentários
Maior causa de morte de bebês deixa de ser infecção e é agora complicação em parto prematur
Postado por Ozamir Lima às 14:15 0 comentários
Morre Seu Lunga, aos 87 anos
Postado por Ozamir Lima às 14:13 0 comentários
Padre é preso com 200 kg de maconha escondidos em igreja
Postado por Ozamir Lima às 14:12 0 comentários
250 parlamentares são citados nas investigações da Lava Jato, diz coluna
Postado por Ozamir Lima às 14:10 0 comentários
Enade: 483 mil estudantes devem fazer o exame que avalia o ensino superior
Foto: Reprodução
Concluintes de cursos de bacharelado, licenciatura e tecnólogo de todo Brasil devem fazer neste domingo (23) o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). A expectativa é que 483,5 mil estudantes matriculados em 1,48 mil instituições de educação superior façam o exame. Os estudantes têm até amanhã para preencher o questionário do estudante, usado para subsidiar a construção do perfil socioeconômico dos participantes. O preenchimento é obrigatório e o universitário deve se identificar por meio do CPF, pelo nome ou pelo curso. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), aqueles que não responderem ao questionário estarão em situação irregular com o Enade e poderão ficar impedidos de colar grau e receber o diploma, mesmo que façam o exame. Os portões dos locais de prova abrem às 12h (horário de Brasília) e as provas começam às 13h. Os estudantes terão quatro horas para responder ao exame e têm de permanecer no local da prova por pelo menos uma hora para poder assinar a lista de presença. As informações são da Agência Brasil.
Postado por Ozamir Lima às 14:09 0 comentários
Conheça alimentos que aceleram o envelhecimento e tente evitá-los
Você sabia que alguns dos seguintes alimentos somente servem para te fazer dano e muitos deles são comercializados como “saudáveis”? Caso os evite, você poderá atrasar o envelhecimento da pele e do organismo
Postado por Ozamir Lima às 14:06 0 comentários
Adesão ao Sisu segue até dia 28
Postado por Ozamir Lima às 14:03 0 comentários
domingo, 2 de novembro de 2014
Justiça brasileira condena 31% dos réus envolvidos em casos de corrupção
Postado por Ozamir Lima às 15:12 0 comentários
Livro que conta a vida de Marinho Chagas será lançado na Capitania das Artes
Postado por Ozamir Lima às 15:11 0 comentários
IBGE: Brasil tem 38% dos lares chefiados por mulheres
Postado por Ozamir Lima às 14:28 0 comentários