A presidente Dilma Rousseff ainda não conseguiu fechar a cota do PMDB na Esplanada. De ontem para hoje, novas versões da relação de pastas que caberão à legenda no novo governo circularam no Palácio do Planalto. Uma das pendências é a definição de um dos ministérios que serão destinados aos peemedebistas. O partido pede a Ciência e Tecnologia. A informação é de Clarissa Lima, no blog Poder Online.
Segundo a colunista, ainda há indefinição, por exemplo, sobre o destino do presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN). As versões mais recentes do desenho trazem as possibilidades de ele comandar a Secretaria de Portos ou o Ministério do Turismo. Ele queria a Integração Nacional, que pode terminar nas mãos do PP. A pretensão de Alves engancha agora após seu nome sair na lista de beneficiados do esquema de corrupção da Petrobras.
Dentro da Petrobras hoje, Paulo Roberto Costa, Nestor Cerveró e Renato Duque são considerados “diretores infiéis”. Quando eram “estrelas”, os três participaram de reunião da diretoria executiva que aprovou o “Código de Ética da Petrobras”, em 2006.
Ao que parece, nunca leram o documento. O item 1.5 obriga o funcionário da empresa “a promover negociações honestas e justas, sem auferir vantagens indevidas por meio de manipulação, uso de informação privilegiada e outros artifícios”. (Ricardo Boechat - ISTOÉ)
"Foi encontrada na linhagem de um cromossomo muito raro na Europa Ocidental e bastante comum entre os berberes marroquinos, argelinos e tunisianos, assim como entre judeus"
Um estudo genético feito, recentemente, a partir de amostras de saliva de 39 familiares de Adolf Hitler confirmou o paradoxo já suspeito: o líder nazista tinha raízes judaicas e africanas, ou seja, seus antepassados eram, de acordo com sua visão sinistra, de “raças sub-humanas”.
O jornalista belga Jean-Paul Mulders e o historiador Mar Vermeeren rastrearam os parentes do Führer e encontraram 39 deles, incluindo um camponês austríaco que era seu primo. Desse modo, encontraram em sua linhagem o cromossomo chamado haplogrupo E1b1b1, muito raro na Europa Ocidental e bastante comum entre os berberes marroquinos, argelinos e tunisianos, assim como entre judeus, tanto os asquenazes quanto os sefarditas – na verdade, muitos estudos o apontam como um dos cromossomos das linhagens genéticas fundadoras da população judaica. Para os pesquisadores, essa é uma evidência suficiente para afirmar, de maneira definitiva, que Hitler estava vinculado biologicamente a grupos humanos que desprezava.
O teste científico, realizado sob regulamentos rigorosos, poderá confirmar a hipótese histórica que indica que o pai de Adolf Hitler teria sido o filho legítimo de uma mulher chamada Maria Schickelgruber, e de um homem judaico de 19 anos, de nome Frankenberger.
Existe o temor de que, dessa forma, o plano para erradicar o cristianismo na Arábia Saudita alcance êxito
A perseguição religiosa contra cristãos na Arábia Saudita ganhou contornos mais extremos com a promulgação de uma lei que prevê a pena de morte para quem portar uma Bíblia.
A medida, indireta, faz parte de uma série de mudanças na legislação do país, é uma forma de atender às exigências da Sharia, lei muçulmana que é usada pelos governantes da Arábia Saudita como inspiração para as leis civis.
A pena prevista para quem for pego com uma Bíblia Sagrada é a morte, de acordo com informações da missão Heart Cry (“clamor do coração”, em tradução livre).
A medida foi implementada quando o governo alterou a legislação da importação de drogas ilegais e incluiu um artigo sobre literatura, prevendo que “todas as publicações de outras crenças religiosas não islâmicas e que tragam prejuízo” devem ser combatidas.
Na prática, tornou-se proibido entrar com Bíblias na Arábia Saudita, e quem for pego com um exemplar das Escrituras Sagradas do cristianismo deve ser condenado à morte por contrabando.
Na Arábia Saudita, país de maioria islâmica, o cristianismo é restrito a alguns estrangeiros que lá vivem, e as poucas igrejas existentes são pequenas e sem ligação com grandes ministérios internacionais.
Existe o temor de que, dessa forma, o plano para erradicar o cristianismo na Arábia Saudita alcance êxito, segundo informações do portal WND.
Entre outras coisas, produtos de uso comum não podem ser exigidos pela instituição de ensino
A hora de comprar o material escolar para o próximo ano letivo exige atenção dos pais – muitas vezes, a lista enviada pela escola chega a assustar pelo tamanho. Há itens, porém, que devem passar longe dessa relação e não podem ser cobrados pela instituição de ensino.
Assessora técnica da diretoria de atendimento da Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor de São Paulo, Leila Cordeiro destaca que a mensalidade escolar já deve abranger os gastos com luz, energia elétrica, telefone, professores, materiais administrativos e a conservação da escola. Por isso, a instituição não pode cobrar uma taxa extra para a utilização desses serviços.
Ela destaca também que a escola não pode determinar o local de compra, nem a marca dos produtos. A aquisição dos itens na própria instituição pode ser oferecida, mas não pode ser uma exigência e, sim, uma opção. Além disso, todas as sobras do material escolar devem ser devolvidas ao aluno, principalmente as que são para demandas especiais, como cartolina e cola colorida.
Confira, a seguir, para alguns itens que não podem constar na lista de material escolar.
Material de higiene
A escola não pode pedir que o aluno leve papel higiênico, sabonete, creme dental, papel toalha e outros artigos de higiene pessoal.
Itens de limpeza
Detergente, esponja, álcool, desinfetantes e outros produtos utilizados para a limpeza de salas de aulas, pátio, banheiro e cozinha devem ser fornecidos pela instituição – ou seja, não podem constar na lista de materiais.
Artigos utilizados na área administrativa
Não devem ser exigidos do aluno folha de ofício, cartucho de tinta para impressora, clips, percevejo, grampeador, CDs e DVDs e outros materiais de escritório.
Material para a sala de aula
Observe se consta na lista apagador, pincel ou giz de quadro, fita adesiva, papel ofício colorido, fitas decorativas e balões de festa. Eles não podem ser solicitados pela escola, a não ser que sejam desenvolvidas atividades que exigirão estes materiais ao longo do ano.
Peça esclarecimentos
Se notar itens de uso comum ou algum dos materiais acima na lista do seu filho, peça explicações para a escola. Eles devem justificar o uso com o plano pedagógico de ensino – pode ser para uma atividade festiva ou diferenciada que o professor irá propor durante o ano.
A carga tributária bateu novo recorde no Brasil e chegou a 35,95% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2013, apontaram cálculos da Receita Federal divulgados nesta sexta-fera (19). Em 2012, a carga tributária brasileira atingiu 35,86 % do PIB. Pelos números da Receita, o Produto Interno Bruto (PIB) totalizou R$ 4,844 trilhões no ano passado, com os brasileiros desembolsando R$ 1,741 trilhão para pagar os impostos. Segundo a Agência Brasil, em comparação aos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Brasil está em 13º lugar em termos da carga tributária. Perde para a Dinamarca (48%), França (45,3%), Itália (44,4%), Suécia (44,3%), Finlândia (44,1%), Áustria (43,2%), Noruega (42,2%), Hungira (38,9%), Luxemburgo (37,8%), Alemanha (37,6%), Eslovênia (37,4%) e Islândia (37,2%). Na América do Sul, o Brasil perde apenas para a Argentina, com 37,3%.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou um novo Mapa Político do Brasil que mostra os cinco últimos municípios que o órgão registrou até 2013. Pinto Bandeira (RS), Pescaria Brava (SC), Balneário Rincão (SC), Paraíso das Águas (MT) e Mojuí dos Campos (PA) foram incluídos no mapa. Ao todo, a carta contempla 5570 municípios do país. O último mapa havia sido lançado pelo instituto em 2007.
A televisão ainda é o principal meio de comunicação no Brasil, mas os brasileiros já passam mais tempo navegando na internet que na frente da TV, apontou a Pesquisa de Mídia Brasileira 2015, divulgada sexta-feira (19) pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. De acordo com o levantamento, os brasileiros passam, em média, 4 horas e 59 minutos por dia usando a internet nos dias de semana e 4 horas e 24 minutos/dia nos fins de semana. Já a média de tempo assistindo a TV é de 4 horas e 31 minutos/dia nos dias de semana e 4 horas e 14 minutos aos sábados e domingos. "A diferença ainda é pequena, mas mostra uma tendência importante e que deve ser analisada. O tempo [de uso das redes] dá um parâmetro de como o brasileiro está migrando de forma consolidada para os meios de comunicação digitais”, avaliou o ministro da Secom, Thomas Traumann. A pesquisa afirma ainda que a internet é o terceiro meio de comunicação mais utilizado pelos brasileiros, atrás da TV e do rádio e à frente dos jornais e revistas. O levantamento, que ouviu 18 mil pessoas e traçou um perfil do consumo de informações nas diferentes mídias, apontou que 43% dos brasileiros usam a rede como meio de comunicação. Entre os usuários da internet no Brasil, 76% acessam a rede todos os dias. O pico de uso é às 20h, tanto nos dias úteis quanto nos fins de semana. Segundo a Agência Brasil, 67% acessam a rede em busca de informações ou notícias, mesmo percentual dos que dizem entrar na internet para buscar entretenimento (pergunta de múltiplas respostas).
Com apenas 20 anos, Gabriel Medina entra para a história do esporte brasileiro. Atuando na praia de Pipeline, no Havaí, o surfista fatura o seu primeiro título mundial do WCT ao se classificar às quartas de final da etapa e ter visto o seu adversário, Mick Fanning, ser desclassificado pelo seu conterrâneo Alejo Muniz.
Medina igualou a marca de seu atual concorrente, o norte-americano Kelly Slater, que também faturou a sua primeira conquista com a mesma idade do surfista natural de São Paulo.
O juiz da Vara da Infância e da Juventude de Sorocaba (SP), Gustavo Scaf de Molon, determinou que o Estado forneça gratuitamente o canabidiol, um composto da maconha, para o tratamento do menino Bernardo de Assis, de 7 anos, portador de epilepsia grave. O juiz acatou o argumento da Defensoria Pública de Sorocaba de que outros medicamentos disponíveis no mercado não tiveram sucesso no controle das convulsões sucessivas da criança e a droga foi prescrita pela médica que o atende. A importação do produto foi autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mas a Secretaria da Saúde do Estado aguarda a chegada de uma receita atualizada para efetuar a compra. Conforme informou a família de Bernardo, o menino foi diagnosticado como portador da Síndrome de West, uma forma severa de epilepsia. quando tinha um ano de idade. Novos exames constataram também que ele tinha a Síndrome de Lennox-Gastaut, que provoca atraso no desenvolvimento neurológico. Por causa da doença, a criança não fala e anda com dificuldade. Todos os medicamentos utilizados revelaram-se pouco eficazes contra essas doenças. A expectativa dos familiares e dos médicos é de que o canabidiol, já testado contra a epilepsia, melhore a qualidade de vida da criança. De acordo com o Núcleo de Doenças Raras de Sorocaba, embora o medicamento não tenha registro na Anvisa, sua prescrição pelos médicos foi autorizada pelo Conselho Federal de Medicina para tratamento de crianças com epilepsia e convulsões, sob acompanhamento médico e neurológico. A resolução foi publicada no dia 16 deste mês. Os responsáveis legais pelos pacientes devem ser informados dos riscos do tratamento. O núcleo encaminhou à Defensoria Pública outra criança da cidade com a Síndrome de West para que também tenha acesso ao canabidiol.
O livro "Vou Te Contar: 20 Histórias ao Som de Tom Jobim" foi escrito por 20 escritores brasileiros contemporâneos que, a partir da inspiração de 20 canções do músico, criaram 20 contos. A repetição do número 20 não é despretenciosa: o ano de 2014 é marcado pelo aniversário de 20 anos da morte de Tom.
Dilma avalia se Henrique Eduardo Alves segue para Esplanada | Foto: Laycer Tomaz
A lista de 28 políticos citados pelo ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa, na delação premiada provocou uma reavaliação dos nomes que irão compor o primeiro escalão do governo federal a partir de 2015. De acordo com o Estadão, a presidente Dilma Rousseff decidiu reavaliar os nomes para evitar que o escândalo da Petrobras seja arrastado para o Palácio do Planalto. O primeiro nome a cair na “lupa” da presidente foi o do presidente da Câmara do Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), candidato a governador derrotado no Rio Grande do Norte e cotado para ocupar o Ministério do Turismo ou a Secretaria Especial dos Portos.
O presidente de Cuba, Raúl Castro, disse neste sábado (20) que seu país e os EUA deram um passo para normalizar suas relações, mas ainda está pendente o mais importante: o fim do embargo econômico. Em discurso na Assembleia Nacional, Castro reconheceu que a suspensão do embargo "será uma luta longa e difícil", que também necessitará da mobilização da comunidade internacional e da sociedade americana. Ele ainda destacou que a decisão de restabelecer relações diplomáticas com os EUA não significa que Cuba renunciará às ideias socialistas que marcaram o rumo da nação por mais de meio século. "Não se deve pretender que para melhorar as relações com os EUA Cuba renuncie às ideias pelas quais lutou", afirmou Castro. Cuba foi declarada uma nação socialista em abril de 1961, pouco mais de três meses depois que os EUA romperam relações com a ilha e fecharam sua embaixada. "Foi dado um passo importante, mas ainda falta resolver o essencial, que é o fim do bloqueio econômico, comercial e financeiro contra Cuba, recrudescido nos últimos anos em particular no âmbito das transações financeira", enfatizou. O presidente cubano disse estar disposto a falar sobre qualquer tema, mas isso significa que também se deve abordar a situação nos EUA. "Temos firmes convicções e muitas preocupações sobre o que ocorre nos EUA em matéria de democracia e direitos humanos." Fonte: Associated Press
A prefeitura do Apodi em 2014 já pagou de INSS quase R$ 7 milhões de reais. Este valor inclui o décimo terceiro, mas não está ainda computado o mês de dezembro. A média mensal chegará a R$ 7,6 milhões só com INSS em 2014. A gestão anterior não repassou os meses de outubro, novembro e dezembro de 2012, o que foi parcelado junto à Receita Federal.
Também não informados totalmente os meses de março a novembro de 2009, com multa que chega a R$ 2,4 milhões. Esta dívida está em discussão na Justiça Federal. O total em litígio chega a R$ 4 milhões. “Estamos pagando as nossas obrigações trabalhistas do nosso mandato e pagando dívidas deixadas de outras gestões, como essa de INSS. Além de precatórios e FGTS, que somando tudo incluindo o pagamento de medição de obras sem execução chega a mais de R$ 20 milhões de reais em dívidas”, garantiu o prefeito Flaviano.
Especialista em gestão educacional.
Especialista em Psicopedagogia.
Especialista em Língua Inglesa
Professor de Língua Inglesa,Língua Espanhola,Língua Portuguesa, Literatura e Redação.