segunda-feira, 30 de abril de 2007

[Apodi] Transposição do rio São Francisco

Fabiano Souza

APODI - Está prevista para o dia 2 de maio a realização de mais um debate sobre a Transposição do Rio São Francisco. O evento será realizado na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Apodi e vai reunir representantes de diversos municípios da região do Médio Oeste do Rio Grande do Norte. De acordo com o presidente do Sindicato de Apodi, Francisco Edílson, a expectativa é de que representantes de todos os municípios da região possam está participando do debate que contará com a presença de representantes da Central Única dos Trabalhadores(CUT), também do professor, João Abe (contrário a transposição) e representantes do governo que vão expor aos participantes as vantagens da transposição, enquanto o professor João Abe vai tentar convencer os participantes dos efeitos negativos da transposição.

Segundo ele, o debate que será realizado em Apodi tem o objetivo de promover uma discussão técnico-científico sobre o Projeto de Transposição do Rio São Francisco e a Política Nacional de Recursos Hídricos. Levando a população da região um amplo esclarecimento sobre a transposição das águas do Rio São Francisco que, pelo projeto da transposição, canais levariam água para os estados do Ceará, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, interligando as águas do São Francisco a rios da região.

Para isso, serão retirados 26 m3 por segundo da vazão constante do rio, o que representa cerca de 1,4% da vazão da represa de Sobradinho, na Bahia.

Alguns setores, no entanto, cobram do governo um maior debate com a sociedade sobre o assunto. Para o professor, João Abe a transposição do São Frâncico aparece como mais um projeto eleitoreiro, que irá beneficiar apenas os grandes produtores, enquanto os pequenos produtores continuarão passando fome e sede.

CT

0 comentários:

Blog do Prof. Ozamir Lima - Designer: Segundo Freitas