quarta-feira, 4 de abril de 2007

Para Refletir


O desafio de ser educador hoje

Sociedade da informação, uso de novas tecnologias, trabalho com projetos... Nesse contexto, como não cair na tentação de apenas trocar a máscara do discurso, adotar novas técnicas e continuar atendendo às exigências neoliberais da sociedade, como por exemplo, preparar alunos para vestibulares?

Nosso contexto exige do educador conhecimentos que vão além daqueles de sua área específica, revendo constantemente sua prática pedagógica, mudando e avaliando-se.

Cabe ressaltar que nem sempre o professor consegue buscar esse conhecimento em condições dignas de trabalho, com redução significativa da carga horária semanal em sala de aula e com melhorias salariais...

Assim, uma das poucas certezas que tenho é que não haverá ensino de qualidade, nem reformas educativas, nem inovações pedagógicas que substituam uma adequada formação continuada de professores. Não a formação de massa de cursos e mais cursos, palestras e mais palestras. Não é possível vender pacotes de formação técnica para uma atuação profissional eficaz de educadores Acredito na reflexão sobre a prática desenvolvida com seus pares. Acredito no que preconiza Schon (1992), acrescentando que devemos tecer a dialética entre o "conhecimento na ação", reflexão na ação","reflexão sobre a ação", e "reflexão sobre a reflexão na ação", visando a progressão continuada do profissional de forma pessoal...

De fato, são poucas as certezas, porque o resto temos que construir a medida em que caminhamos. É esse é um dos principais desafios de ser educador: debruçar-se cuidadosamente sobre o que faz, como faz, porque faz; antes, durante e depois que faz...
Onde há reflexão há incerteza (Dewey - 1953)
(E.c)

0 comentários:

Blog do Prof. Ozamir Lima - Designer: Segundo Freitas