terça-feira, 8 de maio de 2007

Rubem Alves

Simplesmente magnífica a sabatina feita pela Folha de São Paulo com Rubem Alves, uma das maiores autoridades na área de educação no Brasil. Selecionei os principais momentos da sabatina, confira:

Escola chata


"A escola é muito chata porque ela está nas mãos dos burocratas. A burocracia não está ligada com a vida. Os burocratas são os maiores hereges. São chatas porque não levam em consideração as crianças, eles [burocratas] estão preocupados com administração."


Pró-reitor da Unicamp


"Quando fui convidado, eu falei com o reitor e disse que não leria nenhum requerimento, nada disso, que minha única missão seria mudar o vestibular. E foi o que fiz. Ah, e aprendi que não devemos fazer nada a partir dos departamentos, porque é uma burocracia danada."

Vestibular

"Se eu for um marceneiro, não preciso carregar um soldador. Não tenho porque levar peso desnecessariamente. É isso o que faz o vestibular. Cobra coisas absurdas que um aluno nunca vai usar."

Cotas para negros

"Acho que em vez de integrar as pessoas, função principal da educação e das escolas, as cotas vão começar a gerar raiva. Daqui um pouco vão querer cotas para chinês, gays, mulheres. Não gosto da idéia."

Inteligência

"A inteligência humana só apareceu por causa da burrice do corpo humano. Por que se inventou o chapéu? Porque não temos cabelos suficientes. Por que inventaram o sapato? Porque não temos cascos como as vacas. Na natureza não, tudo funciona. A lagarta faz seu casulo e se cuida."

Inteligência x pênis

"A inteligência é igual a um pênis, flácido, ridículo e excretor. Mas se for excitado e provocado, ele sofre uma modificação hidráulica extraordinária. A inteligência só se desenvolve se for provocada, ela é hidráulica."

Educação x gravidez

"Tenho a teoria de que palavra é fonte de gravidez. Se quando ela entra pelo ouvido provocar prazer, vai criar vida e dar cria na cabeça. A cabeça é como um útero"

Padrões escolares

"A grade curricular foi inventada por um carcereiro. (...) Ela prende o professor e não o deixa ouvir os alunos. (...) Há determinadas coisas que é muito difícil de se alterar no meio do caminho. Eu acho impossível dizer que tudo vai ser diferente... Você já viu árvore nascer em muro? Pois é, existe a possibilidade de fazer coisas."

Crianças

"As crianças são fascinantes, elas fazem perguntas incríveis, brilhantes. Temos que prestar atenção nelas."
"Fico indignado quando adultos tratam as crianças feito idiotas. 'Quer banininha? Quer queijinho?'. Ela devem pensar 'como minha mãe é ridícula'. Temos que tratar criança de igual para igual."

Escrever

A dor é fonte de criação, mas tem um limite. Eu já escrevi para parar de sofrer, para colocar para fora. É aquela história, de que ostra feliz não faz pérola. É preciso ter algo incomodando para fazer expelir o que há de melhor."

0 comentários:

Blog do Prof. Ozamir Lima - Designer: Segundo Freitas