Repórter que publicou artigo sobre o hábito de beber de Lula vai embora do Brasil
O jornal não revelou a data de sua saída, apenas informou que Rohter ficou por oito anos no Brasil e deve ser remanejado para outra sucursal do The New York Times.
Atualmente, o jornalista está viajando pelo Brasil a trabalho.
Rother foi centro de uma polêmica em maio de 2004, quando escreveu o artigo 'Hábito de beber do líder brasileiro torna-se preocupação nacional', no qual afirmava que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva 'nunca escondeu sua predileção por uma copo de cerveja, uma dose de uísque ou, melhor ainda, um gole de cachaça, a forte bebida brasileira feita com cana de açúcar.
'
Na época, o governo brasileiro reagiu formalmente, condenando a reportagem, com a divulgação de uma nota oficial na qual classifica o texto de Rohter como 'digno da pior espécie de jornalismo, o marrom' e que estudaria 'as medidas cabíveis para a defesa da honra do presidente da República e da imagem do Brasil no Exterior.'
Na mesma época da publicação do artigo, o governo brasileiro chegou a cancelar o visto do jornalista, impedindo-o de permanecer no País.
Rohter não foi expulso, porque estava fora do País, tendo retornado depois que o governo recuou da decisão ao receber uma carta do jornalista. Na carta, Rohter pediu reconsideração ao cancelamento de visto, e argumentou que não teve intenção de ofender o presidente Lula. (Informação do Estadão)
0 comentários:
Postar um comentário