domingo, 29 de julho de 2007

ESCOLAS DE PARNAMIRIM E MOSSORÓ SÃO DESTAQUES NO IDEB


Uma escola de Parnamirim e outra de Mossoró têm o melhor ensino fundamental da rede pública do Rio Grande do Norte. A de Parnamirim é a Escola Municipal Nossa Senhora da Guia, localizada no bairro de Emaús. A nota dela no Ideb para a primeira fase do Ensino Fundamental (1ª à 4ª series) foi 5,4, mais que o dobro da média estadual de 2,6 e acima da média nacional de 3,8. A escola de Mossoró é a Centenário, da rede estadual, cuja nota do Ideb na segunda fase (5ª à 8ª) séries, foi 4,7. O Ideb é um indicador de qualidade educacional que combina informações de desempenho em exames padronizados com informações sobre rendimento escolar.

O resultado geral do Ideb, com detalhamento das notas por estado, município e também por escolas, foi disponibilizado na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). No primeiro ciclo, das dez melhores escolas, sete são da rede municipal e a média das notas é de 4,58; no segundo as dez pertencem à rede estadual e têm média de 4,10. Detalhe: na escola de Parnamirim só foi avaliado o primeiro ciclo e na de Mossoró apenas o segundo.

Os 5,4 conseguidos pelos alunos da Nossa Senhora da Guia são tão expressivos que essa nota só deverá ser alcançada pelas escolas do Ensino Fundamental do Rio Grande do Norte no ano de 2021, segundo estimativa do Ministério da Educação. Essas mesmas projeções indicam que a Escola de Emaús atingirá o mesmo padrão de qualidade das escolas públicas dos países desenvolvidos já em 2011.

Os números do Ideb mostram ainda que a Nossa Senhora da Guia está entre as 10 melhores escolas públicas do Ensino Fundamental do Nordeste. Nesse ranking, a melhor é o Colégio Militar do Corpo de Bombeiros de Fortaleza, com nota 6,2. “É uma notícia extremamente importante porque mostra os resultados dos investimentos que estamos fazendo na Educação de Parnamirim”, comemorou o prefeito Agnelo Alves, lembrando que estão sendo construídas quatro novas unidades escolares em Parnamirim.

0 comentários:

Blog do Prof. Ozamir Lima - Designer: Segundo Freitas