quinta-feira, 19 de julho de 2007

Mercosul aprova taxa maior para calçados chineses

O Brasil conseguiu ontem a aprovação de todos os sócios do Mercosul para elevar a tarifa de importação de calçados chineses. A alíquota vai subir de 20% para 35%. A vitória dos calçadistas nacionais - prejudicados pelo dólar baixo - foi obtida após reuniões de representantes brasileiros no Uruguai, único país do grupo que não havia aprovado a decisão.

A nova TEC (Tarifa Externa Comum do Mercosul) começa a valer após teleconferência com os ministros de relações exteriores de Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Técnicos do Ministério do Desenvolvimento acreditam que isso pode ocorrer na próxima semana.

O aumento da alíquota é uma resposta às reclamações da indústria calçadista, principalmente da região Sul, que sofre com a valorização cambial. Com o dólar baixo, as exportações brasileiras ficam mais caras, o que reduz o espaço das mercadorias produzidas no país e amplia o das chinesas.

A alíquota de 35% foi aprovada por argentinos e paraguaios, faltavam os uruguaios.
A negociação seguiu aspectos técnicos, segundo diplomatas que participaram das reuniões. A autorização para a nova TEC, explicam, só foi concedida após estudo de impacto da medida.

0 comentários:

Blog do Prof. Ozamir Lima - Designer: Segundo Freitas