terça-feira, 23 de outubro de 2007

PATRULHAMENTO IDEOLÓGICO

Recentemente, a revista Época resolveu empreender uma jornada crítica contra os conteúdos dos livros didáticos utilizados pelos estudantes brasileiros. A abordagem editorial da revista tem um foco sobre esta questão: averiguar o teor ideológico destas publicações, sobretudo denunciar aqueles que apresentam informações e conteúdos que destoem daquilo que parece ser o ideal por parte da linha da revista – que é um produto das Organizações Globo.

O patrulhamento ganhou a capa da edição desta semana. A reportagem traz em sua base uma crítica à tendência ideológica contida em muitos livros didáticos e com particularidade nos livros de História. A Editora Globo não aceita o “esquerdismo” dos autores de livros de história e agora parece também querer definir como estes profissionais devem pensar e escrever seus textos didáticos!

A publicação “global” denuncia que a visão apresentada nos textos didáticos prejudica a formação dos alunos sem considerar – por motivos óbvios – que há uma vasta gama de publicações perniciosas que poluem as mentes dos estudantes de uma maneira efetiva,tendo grande apelo midiático e causando estragos enormes! As Organizações Globo, inclusive, possuem sua cota de participação neste processo.(alternativo

0 comentários:

Blog do Prof. Ozamir Lima - Designer: Segundo Freitas