domingo, 18 de novembro de 2007

A produção de arroz e falta de investimento

Li em O Mossoroense de hoje :
A falta de investimentos continua sendo um grande entrave para o crescimento da produção de arroz na região do Vale do Apodi.

Os produtores não escondem a preocupação, pois a cada ano vem se verificando queda na colheita do produto.

Mas há um consolo: apesar disso, o município ainda detém o título de maior produtor de arroz do Estado. Os que lidam com a cultura do arroz acreditam que com o uso de mais tecnologia e uma melhor qualidade do produto Apodi estará em condições de competir em novos mercados.

A esperança dos produtores está depositada no Programa de Fortalecimento do Arroz no Vale do Apodi, desenvolvido no município pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

O programa que dá suporte aos produtores da região realizou um mapeamento dos pontos fracos e fortes da cadeia produtiva, visando aumentar a qualidade e produção do arroz na região.

Os agricultores serão multiplicadores e terão a responsabilidade de levar para sua comunidade as novas técnicas do cultivo do arroz como também as novas cultivares, para que possam obter uma maior produção.

A perspectiva de instalação de novas unidades de beneficiamento de arroz na região é uma notícia alvissareira para os produtores.

Com isso, eles vão evitar a presença do atravessador, possibilitando que o produto seja beneficiado na própria fonte de origem.

Para os empresários do setor, a ausência de investimentos que possibilitem a expansão, modernização e inovação tecnológica da indústria de beneficiamento do arroz têm causado prejuízos incontáveis na região.

Essa situação não atinge somente o setor de produção e os mais prejudicados são os próprios agricultores que se sentem desestimulados a plantarem o produto, que para muitos é a única fonte de renda.

0 comentários:

Blog do Prof. Ozamir Lima - Designer: Segundo Freitas