quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Garibaldi Alves é eleito presidente do Senado

Renan cumprimenta Garibaldi, seu sucessor

O senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) é o novo presidente do Senado Federal. Candidato único, ele foi eleito em sessão no início da tarde desta quarta-feira (12) com 68 votos a favor, 8 contra e 2 abstenções, num total de 78 votos, para suceder Renan Calheiros (PMDB-AL), que renunciou ao cargo depois de ser alvo de uma série de denúncias.


O senador cumprirá o mandato deixado pela metade pelo seu antecessor, e deve presidir a Casa até fevereiro de 2009. Ele deve presidir ainda nesta tarde a sessão que decidirá a manutenção em 2008 da CPMF, questão-chave para o governo Lula.


O senador foi candidato único na eleição desta quarta-feira. O PSDB desistiu, na noite de ontem, de lançar candidato à sucessão de Renan Calheiros (PMDB-AL). Em reunião, a bancada tucana decidiu exigir de Alves vários compromissos - entre eles reerguer a imagem da instituição e atuar com harmonia, mas independência em relação aos demais poderes, especialmente em relação ao Palácio do Planalto - para retirar a candidatura.


Em seu discurso de posse, Garibaldi fez referência aos escândalos que envolveram a presidência de Renan Calheiros (PMDB-AL). “Devo tirar desses episódios lições que certamente serão valiosas para a presidência. A legitimidade do poder nasce e repousa na forma como se exerce o poder”, afirmou. O novo presidente do Senado ainda convocou seus colegas para “participar da árdua missão de devolver ao Se nado toda a credibilidade frente ao país”.

Do UOL

0 comentários:

Blog do Prof. Ozamir Lima - Designer: Segundo Freitas