segunda-feira, 2 de junho de 2008

Milionário Sueco compra terras na Amazônia


Do Terra

O milionário sueco Johan Eliasch, que está sendo investigado pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin) pela grande quantidade de terras que vem comprando na região amazônica, afirmou em entrevista ao Fantástico que a sua única intenção é preservar a floresta.

"Acho que tudo isso é uma invenção da imprensa brasileira inspirada por razões políticas. Eu gosto do Brasil, acho que é um lugar maravilhoso. Também gosto de árvores e florestas. Estou apenas tentando ajudar a proteger a floresta amazônica", alegou.

A Abin acredita que Eliasch esteja incentivando a compra de terras na Amazônia por estrangeiros, já que ele teria dito em 2006 que a Amazônia poderia ser comprada por US$ 50 milhões, mas ele nega as acusações."O que eu disse foi em uma conferência para empresas de seguros em 2006. Disse que o valor hipotético da Amazônia era pequeno ao que as seguradoras gastaram com o prejuízo do furacão Katrina e que leas deveriam incentivar ações para evitar o desmatamento."

As investigações ainda não são conclusivas, mas um relatório informa que nenhuma terra está registrada em nome de Eliasch. Os negócios do empresário no Brasil seriam feitos por meio de um fundo de investimentos que comprou terras da madeireira Gethal. O sueco seria o principal controlador desse fundo.

O fundo de investimentos é registrado nos Estados Unidos, o que dificulta a investigação da Abin, porque a legislação de lá não permite a divulgação dos nomes dos sócios das empresas.
Eliasch é tambpem um dos fundadores da ONG Cool Earth, que atua na Amazônia, e também é investigada pela Abin.

A agência identificou cinco áreas, num total de 145 mil hectares, que seriam administradas pela ONG. Duas dessas áreas, segundo a investigação, levantam suspeitas

0 comentários:

Blog do Prof. Ozamir Lima - Designer: Segundo Freitas