quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Para quem trabalha o Senado do Brasil?

O Senado do Brasil está analisando um projeto de lei que irá autorizar as empresas a cobrarem valores diferentes para uma mesma mercadoria, conforme a opção de pagamento. Se o consumidor for pagar com cartão de débito ou crédito terá o preço acrescido.
Os lojistas querem a aprovação desse projeto para repassar as taxas de administração que lhe são cobradas pelas empresas de cartão de crédito.
Toda a facilidade que o uso do cartão proporciona a todos os envolvidos será prejudicada por essa lei absurda.
Parece que para os legisladores o mais importante é agradar o comércio sem contrariar as administradoras de cartões. Quem perde é o consumidor que não tem ninguém para lhe defender. Dizem que os políticos são eleitos para representar todo o povo, mas o que se vê é a defesa dos que estão do lado mais forte.
Os ladrões também vão gostar dessa lei, pois haverá mais gente na rua com somas em dinheiro. Quando vamos a uma loja comprar um bem de valor nem pensamos em levar dinheiro, mas com essa lei teremos que negociar o preço e ir ao banco pegar dinheiro para garantir o desconto ou pagar o valor acrescido para usufruir das facilidades do cartão de crédito.
As administradoras deveriam se preocupar com isso, pois não iremos mais precisar de cartão e poderá haver uma queda na venda e na manutenção dos cartões. Essas empresas cobram taxa dos lojistas e dos consumidores também, pois a maioria dos cartões tem anuidade.
Mas o Senado quer livrar as lojas do seu custo e transferir para o consumidor.
Os bancos cobram tarifa até por saque, e se começarmos a fazer vários saques por mês teremos que pagar por excesso de uso.
Comprar será um ato muito complicado, pois temos que ver qual a forma mais vantajosa. Hoje sem essa famigerada lei é só comprar e pagar passando o cartão e a única opção que temos que fazer é se é débito ou crédito.
Os lojistas dizem que isso será bom para o consumidor que terá desconto quando pagar em espécie. Mas a solução é muito simples quem não concorda com as taxas das empresas de cartão de crédito e não vê vantagem em manter o sistema é só colocar uma placa “não aceitamos cartão”. O consumidor irá decidir se compra ali ou se vai para outra loja que aceite cartão. Não é necessário lei nenhuma.
Por medida de segurança eu não carrego talão de cheques e nem dinheiro e se vou comprar e a loja não aceita cartão de débito ou de crédito vou para outra loja, sempre tem uma que aceita.
No Brasil tudo é resolvido por lei, aqui no RS foi feita uma lei que obriga as lojas a pedirem a identidade antes de aceitar o cartão, que depois foi mudada para não pedir quando os cartões possuem chips.
Essa será mais uma lei para criar tumulto e depois não ser obedecida, pois os lojistas que cobrarem valores acrescidos de taxas serão rejeitados pelos consumidores.
O projeto de lei 213/2007 foi aprovado pelo Senado e segue para a Câmara analisar, tomara que lá seja rejeitada, coisa muita difícil de acontecer. As duas casas têm pensamento parecido, ou seja, sempre defendem os poderosos.
Com informações do Zero hora/catari

0 comentários:

Blog do Prof. Ozamir Lima - Designer: Segundo Freitas