terça-feira, 21 de outubro de 2008

PROFISSÃO DE PROFESSOR ATRAI POUCOS

Todos vestibulandos aguardam a listagem que contém a relação entre candidatos por vagas no vestibular das universidades federais. Nós também podemos aguardar a lista para constatar algo evidente: nossa profissão atrai, por motivos óbvios, cada vez menos interessados. Os cursos de formação de professores, sobretudo das ciências exatas, figuram nas últimas colocações de concorrência para o vestibular deste ano.


Os jovens vestibulandos estão cada vez menos interessados em seguir carreira na educação, pois sabem que seus futuros não serão promissores. Avaliando a situação friamente, podemos considerar que eles estão certos, afinal, se o Poder Público abandona e desprestigia a educação e seus profissionais, por que a opção por prestar vestibular para ingressar na carreira seria algo interessante?

Este quadro atesta que a própria continuidade da profissão corre sério risco. No futuro, teremos menos professores. A ruína de nossa educação de hoje ameaça também a educação dos anos que virão! Há quem diga que o Brasil é o "país do futuro"!

0 comentários:

Blog do Prof. Ozamir Lima - Designer: Segundo Freitas