terça-feira, 7 de outubro de 2008

TSE mantém força federal em cidade do Maranhão onde não houve eleição


O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Carlos Ayres Britto, autorizou, hoje (7), a permanência por mais cinco dias da força federal na cidade de Benedito Leite, no Maranhão. Dentre os 5.562 municípios brasileiros, Benedito Leite foi o único de todo o país a não conseguir realizar a eleição do primeiro turno no dia 5 deste mês. Diversas urnas foram queimadas por eleitores no dia da votação. Coube a Justiça Eleitoral cancelar o pleito.

Vale ressaltar que Benedito Leite é uma cidade com poucos habitantes e eleitores (de acordo com dados do IBGE de 2007, são 5.387 habitantes e 4.607 eleitores). A legislação eleitoral só permite o segundo turno para aquelas cidades com mais de 200 mil eleitores. Portanto, esse pleito já deveria ter sido liquidado no último domingo. Mas, graças ao "imprevisto", o sufrágio se dará no dia 26 deste mês, juntamente com outros 29 municípios brasileiros que terão segundo turno.

O grupo de pessoas, cerca de 600, queimou 16 urnas que estavam em um galpão e foram impedidas de votar porque seus títulos foram cancelados depois de não terem feito o recadastramento determinado pela Justiça Eleitoral, referente ao processo de revisão eleitoral ocorrido no local, em 2007. Eles também mantiveram presos o juiz local e seu filho. No entanto, 11 agentes do Exército e 10 policiais militares conseguiram resgatar o juiz e a criança.

O atual prefeito, Walber da Silva Barros (PMDB), não disputará este pleito. Então, o confronto eleitoral se dará entre os postulantes Marcus França (PRTB), Penélope de Barros (PMDB) e Raimundo Coelho Junior (PRB).
AGN

0 comentários:

Blog do Prof. Ozamir Lima - Designer: Segundo Freitas