quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

CEARÁ REGISTRA 33 CASOS DE MENINGITE EM 2009

"A estação chuvosa está começando, mas as doenças comuns ao período já fazem vítimas. Só este mês, 33 pessoas foram internadas no Hospital São José com meningite. Dessas, são 23 do tipo bacteriana, sendo cinco com a presença da bactéria meningococo, o tipo mais perigoso.
Com a chegada das chuvas, aumenta também o número de casos de meningite. A mudança de clima e os ambientes fechados contribuem para que mais pessoas sejam contaminadas com a doença. O que mais preocupa os médicos é a doença do tipo bacteriana, mais especificamente a do meningococo, bactéria que provoca a forma mais grave e altamente contagiosa.

A meningite é uma inflamação das membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal, podendo ser causada por vírus, fungos, protozoários e a mais comum por bactérias. Segundo a direção do Hospital São José, em Fortaleza, a procura pela unidade por pacientes que apresentam sintomas já é maior que a do mesmo período em 2008.

Os principais sintomas da doença são: febre alta, forte dor de cabeça, vômito, dificuldades de movimentrar o pescoço e, às vezes, presença de manchas vermelhas."

(TV Diário)

0 comentários:

Blog do Prof. Ozamir Lima - Designer: Segundo Freitas