domingo, 25 de janeiro de 2009

TRUQUES PARA ABASTECER SEU CARRO

Importante: O autor deste texto trabalha em uma refinaria há 31 anos.Estes truques ensinam como aproveitar ao máximo o combustível e, portanto, seu dinheiro.

1 – Encher o tanque pela manhã (cedo).A temperatura ambiente e a do solo estão mais baixas nesse horário. Todos os postos de combustíveis têm seus depósitos debaixo da terra e estando a terra mais fria, a densidade da gasolina ou do diesel é menor. O contrário se passa durante o dia, quando a temperatura do solo sobe, e os combustíveis tendem a expandir-se. Por isso, se você encher o tanque ao meio-dia, à tarde ou ao anoitecer, o litro de combustível não será um litro exatamente. Na indústria petrolífera, a gravidade específica e a temperatura do solo têm um papel muito importante. Onde eu trabalho, cada carregamento de combustível é cuidadosamente controlado no que diz respeito à temperatura para que a cada litro vertido na cisterna do caminhão seja exato.

2 – Quando encher o tanque, não aperte a pistola ao máximo, caso seja você que esteja abastecendo seu carro.Segundo a pressão que se exerça sobre a pistola, a velocidade pode ser lenta, média ou alta. Prefira sempre o modo mais lento e poupará mais dinheiro. Ao fluir mais lentamente, cria-se menos vapor, e a maior parte do combustível vertido converte-se numa quantidade eficaz. Todas as mangueiras surtidoras devolvem o vapor ao tanque. Se encher o tanque apertando a pistola ao máximo, uma grande porcentagem do precioso líquido que entra no depósito transforma-se em vapor e volta, através da mangueira do surtidor, ao depósito de combustível do posto de serviço. Dessa forma, obtém-se menos combustível pelo mesmo dinheiro.

3 – Encher o tanque do carro antes de que o marcador de combustível fique abaixo da metade.Quanto mais combustível houver no tanque, menos ar há lá dentro. O combustível evapora-se mais rapidamente do que você imagina. Os grandes depósitos e cisternas das refinarias têm tetos flotantes no interior, para separar o ar do combustível com o objetivo de manter a evaporação no mínimo possível.

4 – Não encher o tanque quando o posto estiver sendo reabastecido e nem imediatamente depois.Se você chegar ao posto de serviço e vir um caminhão cisterna abastecendo os tanques subterrâneos, ou que tenha acabado de reabastecê-los, evite abastecer seu carro nesse momento, pois os sedimentos existentes no fundo do reservatório são movimentados na operação e, fatalmente, irão para o seu veículo, que receberá um combustível sujo.

Gostaria que vocês comentassem se isso procede ou não

0 comentários:

Blog do Prof. Ozamir Lima - Designer: Segundo Freitas