segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Como nosso corpo reage ao refrigerante?

Bebida muito popular, principalmente entre jovens e crianças, não há quem resista a um refrigerante geladinho. De cola, limão, guaraná, laranja, não importa, ele é sempre bem vindo nas mesas e lanches mundo a fora.
Porém, uma bebida que parece inofensiva, pode trazer diversos danos à saúde. Veja abaixo o que acontece com seu corpo assim que ingere um refrigerante:

Em 10 minutos
Se você tomou cerca de 200 ml, são 2 colheres de açúcar que estão entrando no seu corpo. Essa quantidade de açúcar é o máximo recomendado por dia. A pessoa só não tem ânsia de vômito em razão do ácido fosfórico cortar o gosto doce.

Em 20 minutos
O nível elevado de açúcar no sangue faz com que muita insulina seja liberada. E o corpo responde ao transformar o açúcar do sangue em gordura.

Em 40 minutos
Toda cafeína foi absorvida levando as pupilas a dilatação, a pressão do sangue sobe e o fígado responde bombeando mais açúcar na corrente. Os receptores de adenosina no cérebro são bloqueados para evitar tonteiras.

Em 45 minutos
A produção de dopamina aumenta, o que estimula os centros de prazer no corpo.

Em 50 minutos
O cálcio, magnésio e zinco são empurrados pelo ácido fosfórico para o intestino grosso, e isso gera o aumento metabolismo. Açúcar em excesso no corpo aumenta a excreção de cálcio na urina.

Em 60 minutos
Provenientes da cafeína, propriedade diuréticas entram em ação. O corpo urina e com o líquido expelido vão cálcio, magnésio e zinco, dos quais seus ossos precisariam. Quando seu corpo já se desfez de todas as substâncias do refrigerante, e as provenientes do seu organismo, você fica irritado.



Está provado que o refrigerando não causa nenhum benefício a saúde. Caso você goste muito da bebida, prefira ingeri-la apenas em situações em que não há outra bebida para consumir, ou em alguma comemoração especial.

Fonte:zymboo

0 comentários:

Blog do Prof. Ozamir Lima - Designer: Segundo Freitas