sábado, 7 de fevereiro de 2009

Gaspari: Dom Helder foi "maior figura política da história da Igreja no Brasil"


Da Folha Online

Dom Helder Câmara (1909-1999), que completaria 100 anos de vida hoje, 7 de fevereiro de 2009, notabilizou-se por sua atuação na ala progressista da Igreja católica e por suas obras de caridade. E também por seu posicionamento inequívoco contra o regime militar: o religioso denunciou abertamente as violações e os crimes praticados pelos militares.

"Dom Helder era o símbolo mais visível e querido da Igreja católica", define o jornalista e colunista da Folha Elio Gaspari. "A ação caridosa de d. Helder era apenas uma de suas características, talvez a menos importante, acessória à essência da personalidade que o transformou na maior figura política da história da Igreja no Brasil". As afirmações acima estão no livro "A Ditadura Escancarada (As Ilusões Armadas)" (Companhia das Letras), segundo volume da premiada e celebrada série de quatro livros escritos por Gaspari sobre a construção e o desmanche da ditadura militar no Brasil.

No trecho do livro que pode ser lido abaixo, Gaspari analisa a relação entre a Igreja católica e o exército, explica o significado da figura de dom Helder Câmara e relata o episódio de seu "exílio" forçado em Olinda, em 1964, levado à cabo pelos líderes mais conservadores da Igreja.

0 comentários:

Blog do Prof. Ozamir Lima - Designer: Segundo Freitas