domingo, 22 de março de 2009

Será que a barragem de Santa Cruz aguenta?

Está no blog do jornalista Márcio Costa:

A semana que se encerra, foi marcada pela confirmação de importantes projetos regionais.
Especificamente com relação a Barragem de Santa Cruz, dois importantes projetos ganharam contornos claros, e devem deixar as gavetas da burocracia para trilhar o rumo da solidez.

Mas diante da confirmação destes projetos surge uma dúvida. Será que a barragem de Santa Cruz aguenta?

Na manhã de ontem, a governadora Wilma de Faria assinou a ordem de serviço para a construção da maior adutora do RN.

Projetada para atender 26 municipios da região do Alto Oeste, a adutora homônima é tida como a redenção para diversas cidades que sofrem com o desabastecimento.

Correto.

Ainda com relação ao tema ADUTORA, a ministra Dilma Roussef confirmou nesta semana, a inclusão da Adutora Mossoró no cronograma de obras do PAC, fato que deverá render a estruturação de mais uma via de suporte ao abastecimento da principal cidade do interior potiguar, desta vez, com o uso das águas da barragem de Apodi.

Os dois projetos soma-se aos investimentos que serão desencadeados pelo Depasrtamento Nacional de Obras Conbtra as Secas (Dnocs), que promete irrigar numa primeira etapa, 10 mil hectares de terras da Chapada Apodiense com as águas da barragem de Santa Cruz.

Daqui, sem ter os estudos de viabilidade em mãos, começo a me preocupar.

A maior dúyvida se volta para um detalhe básico.

A barragem de Santa Cruz conta com reservas que possam dar suporte aos trÊs mega projetos?

Caso contrário, o reservatório poderá ir do 8 ao 80.

Da total inatividade, ao uso exaustivo de sua estrutura.

Mesmo diante da possibilidade de integração da bacia com as águas do São Francisco, creio que os passos possam está seguindo um espaço mais largo do que o possível.

Vamos acompanhar.

2 comentários:

Anônimo

nem a barragem,nem o povo de apodi que foi a uma luta para conquitar melhorias para o municipio e a prefeita mesmo condidada,vergonhosamente não foi a luta em prol do seu municipio.dá para aguentar?

Anônimo

nem a barragem,nem o povo de apodi que foi a uma luta para conquitar melhorias para o municipio e a prefeita mesmo condidada,vergonhosamente não foi a luta em prol do seu municipio.dá para aguentar?

Blog do Prof. Ozamir Lima - Designer: Segundo Freitas