quinta-feira, 26 de março de 2009

Wilma de Faria tacha greve de irresponsável

"Irresponsabilidade”. Foi o esse o termo usado pela governadora Wilma de Faria (PSB), para definir a greve dos professores da rede estadual de ensino. A declaração foi feita durante a chegada da governadora e sua comitiva ao Garbos Hotel, onde concederia uma entrevista coletiva, às 11h20.

Wilma de Faria foi recebida por um protesto comandado pelo sindicalista José Aldeirton, diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Norte (SINTE). Portando cartazes e faixas, com palavras de ordem contra a governadora, um grupo de professores grevistas, acusava através de um carro de som, que o Governo do Estado não paga o piso salarial proposto pelo Governo Federal.

A governadora, ao descer do carro oficial, foi direto ao encontro dos manifestantes, que ocupavam a entrada principal do hotel, por onde Wilma e demais autoridades entrariam para o auditório do Garbos, onde seria concedida uma entrevista coletiva.

Depois de ouvir algumas cobranças de José Aldeirton, Wilma pediu o microfone que era usado pelo sindicalista, e fez um rápido, porém, duro discurso. “Eu não posso permitir que os alunos do Rio Grande do Norte fiquem sem aula, pois essa greve é uma irresponsabilidade”, declarou.

Cara a cara com Aldeirton e demais manifestantes, Wilma apresentou um breve relato sobre o piso que é pago pelo Governo do Estado aos profissionais da educação. Ela reafirmou que o Rio Grande do Norte é o Estado que paga melhores salários no Nordeste.

“Desafio a que vocês apresentem números que provem que nós não pagamos o piso nacional e que não temos os melhores salários em nível nacional”, disse a governadora. Ela acrescentou que o Governo paga melhores salários, até mesmo que escolas particulares do Estado.

Wilma afirmou que só vai negociar com o Sinte e os grevistas, depois que a categoria voltar ao trabalho. “Não posso permitir que essa irresponsabilidade continue”, declarou a governadora, numa referência a greve dos professores do Estado.

Neste momento, um grupo de pessoas que acompanhavam a governadora, aplaudiu o discurso. Ela devolveu o microfone, e caminhou para o interior do Hotel, ouvindo uma série de impropérios dos professores grevistas.

Wilma diz que não vai receber professores em Mossoró

A governadora Wilma de Faria rejeitou o pedido feito pelo Sinte, de Mossoró, para que ela receba uma representação dos grevistas em nível local.

“Eu preciso saber do secretário (de Saúde do Estado) Ruy Pereira, como é que está a negociação em Natal”, disse Wilma, descartando receber o Sinte de Mossoró para tratar da pauta de reivindicações dos grevistas.

A governadora considerou que o caminho natural, é o Sinte do Estado, com base em Natal, negociar com o secretário de Educação, Ruy Pereira, para que se chegue a um acordo e os professores voltem ao trabalho.

Wilma não descarta adotar medidas contra os grevistas, como já aconteceu com a Prefeitura de Natal, que recorreu ao Poder Judiciário que decretou a greve na capital, como ilegal. O Sinte promete continuar em greve e protestando.

COMENTO:

Mais uma vez, a governadora Wilma, demonstrando absoluto desrespeito ao movimento
docente e à greve em curso,desrespeita os professores, colocando-os no centro dos males de que a escola enfrenta. É necessário fortalecer a greve para responder de modo adequado e uníssono a esta agressão. Exigimos atenção por parte do governo.Situações como esta ocorrem em nossa categoria porque nós também somos culpados e aceitamos tudo. No máximo, apenas reclamamos e fazemos ocasionais greves morrendo de medo de corte de salário e de ameaças vazias do governo.Exigimos ser tratados com respeito governadora, recebemos indecentemente mal, trabalhamos em condições precárias.Não foi bem com esse modo de governar que a governadora obteve o voto de milhares de professores na eleição passada.Não Devemos deixar que destruam com o mínimo da dignidade que ainda nos resta!

0 comentários:

Blog do Prof. Ozamir Lima - Designer: Segundo Freitas