quinta-feira, 23 de abril de 2009

MEC reduz tipos de cursos técnicos de 2.800 para 185

O MEC (Ministério da Educação) reduziu o número de cursos técnicos do país de 2.800 para 185. Os cursos podem ser encontrados no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos que será lançado nesta sexta-feira (24), pelo ministro Fernando Haddad.

O catálogo agrupa os cursos com base nas características científicas e tecnológicas de cada um, e unifica as denominações. De todos os cursos técnicos, 21 são de oferta exclusiva das Forças Armadas em suas escolas de formação.

"Nossa ideia é que o catálogo seja um guia de carreiras, imprescindível para a formação dos estudantes, a qualificação de professores e a gestão das instituições", afirma Eliezer Pacheco, secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC.

Para Eliezer, o catálogo também cumpre função indutora, ao destacar novas ofertas em áreas tecnológicas, culturais, ambientais e produtivas, que permitem formação técnica junto com os arranjos produtivos locais.

Na elaboração do catálogo, especialistas de todo o país usaram informações contidas no antigo Cadastro Nacional dos Cursos Técnicos, alimentado pelos conselhos estaduais de educação e receberam sugestões de consulta pública.

O lançamento do catálogo está previsto para ocorrer durante a inauguração do campus de Itumbiara do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, nessa sexta.

* Com informações da Assessoria de Imprensa do MEC

0 comentários:

Blog do Prof. Ozamir Lima - Designer: Segundo Freitas