sexta-feira, 3 de abril de 2009

Reitores aprovam mudanças no vestibular

Os reitores da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Josivan Barbosa, e da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Milton Marques, são favoráveis às mudanças no vestibular propostas pelo ministro da Educação, Fernando Haddad.
O novo modelo de ingresso nas instituições de ensino superior foi apresentado na terça-feira, 31, pelo ministro.
A proposta, já encaminhada à Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES), é direcionada inicialmente às instituições federais e pretende substituir os atuais vestibulares por uma avaliação única, a partir da reestruturação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), a fim de estimular a capacidade crítica dos alunos e a consequente reorientação dos currículos do ensino médio.
Josivan Barbosa disse que vê a proposta com bons olhos.
Para ele, o formato proposto fará mais justiça aos estudantes, “pois as provas ficarão mais distantes do estilo decoreba”. “As provas vão valorizar o raciocínio e o conhecimento, em detrimento da decoreba”, ressaltou.
O reitor da Ufersa destacou também que outro ponto importante é o que permite que o estudante concorra a vagas em todas as universidades com uma única prova, permitindo que vagas sem preenchimento em uma determinada instituição sejam preenchidas por estudantes de qualquer Estado.
Josivan Barbosa informou que foi convocado para participar de reunião em Brasília (DF) na segunda e terça-feira, quando a proposta será discutida.

UERN

Milton Marques declarou que acha a proposta muito interessante. “Até porque faz algum tempo que se procura uma forma mais adequada para o vestibular”, disse.
O reitor da Uern ressaltou, porém, que, antes, é preciso fazer uma reformulação no ensino médio, “tentar unificá-lo para deixá-lo com um padrão mínimo no país”.
Para Milton Marques, será preciso também reformular o Enem. “Hoje, esse exame (Enem) serve apenas para medir o nível do ensino médio e precisa ser melhorado para servir como avaliação do estudante”, explicou.
O reitor ressaltou que os modelos de avaliação de hoje, como o PSV, da Uern, priorizam a memorização, em detrimento do conhecimento do estudante.

Estudantes poderão concorrer em instituições diferentes

A proposta de reformulação do vestibular permite que os estudantes concorram com a nota de uma única prova em processos seletivos de instituições diferentes, inclusive em anos diferentes, porque o teste poderá ser comparado ao longo do tempo.
A proposta do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) é reformular o Enem para que o exame possa ser comparável no tempo e abranja todo o currículo do ensino médio. O objetivo é aplicar quatro grupos de provas diferentes em cada processo seletivo, além de redação. O novo exame seria composto por testes de cada área do conhecimento, assim estruturadas: linguagens, códigos e suas tecnologias (incluindo redação); ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; matemáticas e suas tecnologias. Cada grupo de testes seria composto por 50 itens de múltipla escolha aplicados em dois dias: cem itens a cada dia.
Magno Alves

0 comentários:

Blog do Prof. Ozamir Lima - Designer: Segundo Freitas