segunda-feira, 22 de junho de 2009

Apodienses se mostram desconfiados quanto à promessa de construção de campus da Uern

Quem foi à Casa de Cultura na tarde da ultima sexta-feira (19) para ouvir da governadora Wilma de Farias o compromisso com a instalação do Campus da Uern em Apodi saiu com a impressão de que essa conquista continua distante e que o objetivo da visita não era exatamente a garantia de que a obra será concretizada. A governadora somente quis anunciar a construção do complexo turístico e ambiental da barragem de Santa Cruz.

Sem citar que já existia uma emenda do deputado Robinson Farias, presidente da Assembléia Legislativa, no valor de 1,5 milhão de reais, a governadora prometeu destinar 3 milhões no orçamento de 2010 e apesar de anunciar que o reitor da Uern, professor Milton Marques de Medeiros, falaria sobre a obra, encerrou o discurso e a solenidade, sem anunciar nada de concreto. O reitor sequer se pronunciou.

Com a presença de um reduzido número de estudantes, a audiência serviu para mostrar a organização de alguns setores da sociedade apodiense, a exemplo das cooperativas de mel, que deram uma lição de mobilização e articulação, arrancando da governadora o compromisso com a criação do entreposto em Apodi, para ampliar a exportação do produto, produto que no ano passado já exportou 40 toneladas para a Europa.

Recheada de deputados e lideranças políticas, a audiência também serviu para mostrar que a população está cética em relação aos discursos de políticos, sendo muito comedida nos aplausos, com exceção do professor Flaviano Monteiro, que foi muito aplaudido ao ser anunciado para compor a mesa.

Mesmo o professor Flaviano, tão aplaudido, de certa forma decepcionou os que foram lá na certeza de que haveria uma cobrança mais incisiva por parte das lideranças apodienses em relação aos compromissos assumidos com Apodi. De maneira muito diplomática, Flaviano se limitou a agradecer à governadora e pedir a união dos líderes políticos do município. "Vamos deixar as vaidades pessoais e lutarmos por melhorias para Apodi", disse.

A prefeita Gorete Silveira, que chegou ao local com a governadora, também não anunciou nada de concreto, pois o terreno a ser comprado para a construção do Campus ainda será escolhido, segundo ela, pela população. Com um discurso baseado no termo "união", ela levou o termo à risca e por duas vezes deu as mãos ao professor Flaviano, numa demonstração de que levou a coisa a sério.
www
O presidente da Câmara, João Evangelista e os vereadores Chico de Marinete, Júnior Carlos, Genivan Varela, Ângelo Suassuna e Paulo de Telécio também estiveram presentes no evento e ficaram felizes com o anúncio de que 533 mil reais dos recursos liberados para os estragos provocados pelas enchentes serão destinados exclusivamente à recuperação das estradas vicinais que é a maior preocupação do legislativo no momento.
CORREIO DA TARDE

0 comentários:

Blog do Prof. Ozamir Lima - Designer: Segundo Freitas