segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Ranking mundial escolhe USP como 38ª melhor universidade

A Universidade de São Paulo (USP) é a 38ª universidade mais qualificada do mundo, de acordo com o ranking das melhores instituições de ensino superior divulgado pela Webometrics Ranking Web of World Universities, promovido pelo Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC, na sigla em espanhol) da Espanha. Além do posto global, a USP também lidera o ranking das melhores na América Latina. Confira o ranking mundial.

O top 10 da lista elegeu instituições dos Estados Unidos para todas as posições. O primeiro lugar é da Massachusetts Institute of Technology, seguido da Harvard University e da Stanford University. As demais são University of California Berkeley, Cornell University, University of Wisconsin Madison, University of Minnesota, California Institute of Technology, University of Illinois Urbana Champaign e University of Michigan.

Desde 2004, o ranking é divulgado duas vezes por ano - em janeiro e julho - e cobre mais de 17 mil instituições de ensino superior de todo o mundo. O relatório leva em conta o desempenho global e a visibilidade das instituições na web, incluindo indicadores de pesquisa e qualidade de estudantes e professores.

A segunda universidade brasileira melhor colocada é a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que ficou em 115º, e a terceira a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na 134ª colocação.

As demais são Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 152º, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 196º, a Universidade de Brasília (UnB), em 204º, a Universidade Federal de Minas Gerais, em 241º, a Universidade Estadual Paulista (Unesp), em 269º, a Universidade Federal do Paraná (UFPR), em 352º, e a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), em 354º.

A USP subiu 49 posições em relação ao ranking divulgado em janeiro, quando aparecia na 87ª colocação. Outras informações podem ser obtidas no site www.webometrics.info.


Redação Terra

Apenas 1% das universidades obtém conceito máximo do MEC


O ministro da Educação, Fernando Haddad, durante

divulgação dos dados do Índice Geral de Cursos (IGC), que

avalia a qualidade das instituições de ensino superior


Apenas 21 entre as 2 mil instituições de ensino superior avaliadas em 2008 pelo Ministério da Educação (MEC) obtiveram nota máxima no Índice Geral de Cursos da Instituição (IGC). O indicador, que foi divulgado pela primeira vez no ano passado, atribui notas às faculdades e universidades, levando em consideração a qualidade dos cursos de graduação e pós-graduação. De acordo com a pontuação, as instituições são classificadas em faixas que vão de 1 a 5.

Entre as universidades com a maior avaliação (IGC 5), 11 são públicas e dez privadas. A nota mais alta ficou com a Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (Ebape), do Rio de Janeiro, que é particular. O Instituto Tecnológico da Aeronáutica, que é federal, ficou com o segundo lugar, seguido pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp), estadual. Em último lugar no ranking (com IGC 1), está a Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais de Maceió (FAMA), que é privada.

De acordo com o ministro da Educação, Fernando Haddad, o IGC foi criado para subsidiar o trabalho das comissões que fazem as avaliações in loco nas instituições. Se a visita confirmar as condições inadequadas da oferta de ensino nas instituições que obtiveram IGC 1 e 2, elas podem sofrer sanções que incluem o descredenciamento.

"Dependendo da gravidade da situação, ela pode ter o número de vagas reduzidos nos cursos deficientes, a suspensão temporária ou definitiva do processo seletivo e, em último caso, o descredenciamento da instituição",
explicou.

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Reynaldo Fernando, ressaltou que as medidas de saneamento só são aplicadas se a visita in loco confirmar o IGC 1 ou 2.

"Independente dos aspectos de regulação, o IGC tem uma função fundamental que é orientar o público sobre a qualidade do ensino oferecido em cada instituição", ponderou.

Do total das instituições avaliadas, 884 (44%) obtiveram IGC 3, considerado razoável. Dezoito instituições ficaram com IGC 1 e 570 com IGC 2, considerados ruins, o que representa quase 30% do universo de entidades avaliadas.

Mais de 300 instituições ficaram sem conceito porque não houve participação mínima dos alunos de alguns cursos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). A nota da prova é um dos fatores que compõem o Conceito Preliminar de Curso (CPC), utilizado para o cálculo do IGC. O CPC também leva em conta as chamadas "variáveis de insumo", que consideram corpo docente, a infraestrutura e o programa pedagógico.

Agência Brasil

domingo, 30 de agosto de 2009

Primeiro transplante de células-tronco para tratar doença pulmonar é feito com sucesso no Brasil

Pesquisadores brasileiros acabam de realizar um feito inédito rumo ao uso de terapias celulares para tratar doenças pulmonares. Um grupo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) realizou com sucesso o primeiro transplante de células-tronco em um paciente com silicose, doença sem cura nem tratamento que causa insuficiência pulmonar e afeta cerca de 6 milhões de pessoas no Brasil.
. A silicose é causada pela inalação do pó de sílica, um dos óxidos mais abundantes da crosta terrestre e que ocorre na forma de areia, pedra e quartzo, entre outras. As vítimas são na maior parte trabalhadores da construção civil, mas a doença afeta também empregados da mineração, do garimpo e de indústrias de transformação de minerais, metalúrgica, química, de borracha, de cerâmica e de vidro.
. Ao ser inalada, a sílica vai para o pulmão, onde os macrófagos (células que englobam e digerem elementos estranhos ao corpo) tentam digeri-las sem sucesso e acabam destruídos. Esse processo causa inflamação e cicatrizes no pulmão, que, em um período de 20 a 30 anos, evoluem para insuficiência pulmonar grave e até a morte.
CIÊNCIA HOJE
Leia a matéria na íntegra http://cienciahoje.uol.com.br/151786

Letras: governo escondeu o "jogo" até o último momento

A direção do Sinte-RN manteve o acompanhamento constante junto à Secretaria de Educação, cobrando o cumprimento dos compromissos assumidos pelo Governo.

Sem exceção, todas as respostas da Secretaria Estadual de Educação, garantiam o pagamento da Letra no contracheque deste mês. Mas, por segurança, a direção do Sindicato procurou a Secretaria Estadual de Administração, por ocasião do fechamento da folha de pagamento para confirmar se estava tudo certo.

Foi apenas nesse momento que o Governo abriu o jogo: não haveria pagamento este mês. A desculpa era de que, como se tratava de uma despesa para toda uma categoria, seria necessária a aprovação de uma lei e a conseqüente publicação em Diário Oficial.

No período seguinte, o Sindicato intensificou a pressão junto à Secretaria de educação exigindo a reversão do quadro, sem sucesso.

“Obviamente, a desculpa da falta da Lei não cola, já que o Governo teve quatro meses para fazer isso”, observa Vera Messias, diretora de assuntos jurídicos do Sindicato. Diante da indignação dos diretores do Sindicato, o chefe de recursos humanos da Secretaria de Educação, Pedro Guedes, afirmou que “acha” que o pagamento pode ser feito em setembro.
Blog do sinte-RN

Um ano depois, Brasil sai da crise mundial maior do que entrou

Às vésperas do mês em que se completa um ano da crise global, o otimismo com o País tornou-se consenso

Fernando Dantas, de O Estado de S. Paulo


RIO - O Brasil saiu da turbulência global maior do que entrou. Às vésperas do mês em que se completa um ano da crise iniciada com a concordata do Lehman Brothers, em 15 de setembro, o otimismo com o País tornou-se consensual. “O fato de que o Brasil passou tão bem pela crise tinha mesmo de instilar confiança”, diz Kenneth Rogoff, da Universidade Harvard, ex-economista-chefe do Fundo Monetário Internacional (FMI). Para Jim O’Neill, do Goldman Sachs, e criador da expressão Bric (o grupo de grandes países emergentes, Brasil, Rússia, Índia e China), “o Brasil passou por essa crise extremamente bem, e pode crescer a um ritmo de 5% nos próximos anos”.

G-20 e a crise (até abril 2009)

O crescimento de importância do Brasil e de outras economias emergentes é uma das características do novo mundo surgido com a crise econômica. Para comentar essa e várias outras mudanças, o Estado ouviu oito grandes economistas estrangeiros e brasileiros: Rogoff; O’Neill; Barry Einchengreen, da Universidade de Berkeley; José Alexandre Scheinkman, de Princeton; Armínio Fraga, ex-presidente do Banco Central (BC) e sócio gestor do Gávea Investimentos; Edmar Bacha, consultor sênior do Itaú BBA e codiretor do Instituto de Estudo de Políticas Econômicas - Casa das Garças (Iepe/CdG); Affonso Celso Pastore, consultor e ex-presidente do BC; e Ilan Goldfajn, economista-chefe do Itaú Unibanco.


Pastore observa que a recessão no Brasil foi curta, de apenas dois trimestres, comparada a quatro em países como Estados Unidos, Alemanha e França. Goldfajn nota que há os países que estão saindo da recessão no segundo trimestre e os que estão saindo no terceiro - o Brasil está entre os primeiros, com várias nações asiáticas. “Mesmo no primeiro trimestre, se olhar mês contra mês, há números fortes de crescimento no Brasil”, acrescenta.


Para Goldfajn, a crise foi um teste de estresse para diversos países, no qual alguns passaram, outros não, alguns tiveram nota boa e outros nota ruim. “Acho que o Brasil tirou nota boa, e agora está todo mundo olhando e dizendo ‘esse cara é bom’”, diz Goldfajn.


Uma das principais razões para o sucesso do Brasil em enfrentar a crise, segundo Pastore, é que ela pegou o País com o regime macroeconômico adequado - câmbio flutuante, bom nível de reservas, inflação controlada, superávit primário, dívida pública desdolarizada e caindo em proporção ao Produto Interno Bruto (PIB). Essa solidez combinou-se com o sistema financeiro capitalizado, pouco alavancado, que estava proibido pela regulação de operar com os ativos perigosos, como os títulos estruturados no mercado americano de hipotecas subprime. “Uma das lições da crise é que países que tinham uma abordagem equilibrada da regulação do mercado financeiro, como Brasil, Austrália, Canadá , não tiveram crise bancária”, diz O’Neill.


A política anticíclica, baseada em corte de impostos e ampliação de gastos públicos, também ajudou, embora esta segunda parte seja criticada pelos efeitos de médio prazo. Para Pastore, os aumentos do funcionalismo e do Bolsa-Família tiveram efeitos contracíclicos, mas “por coincidência”, já que foram decididos antes da crise. “O defeito é que, se fosse política contracíclica mesmo, teria de expandir gastos transitórios, e não permanentes.”


Para a maioria dos economistas, o aumento dos gastos públicos correntes reduz o espaço do investimento, e impede que o Brasil cresça a um ritmo ainda mais forte do que os 4% a 5% que estão sendo previstos. “Não é nem preciso dizer que há um monte de coisas que o Brasil poderia fazer para crescer mais rápido”, comenta Rogoff.


De qualquer forma, o sucesso diante da crise jogou o Brasil no radar dos investidores. “À medida que continuarmos a crescer mais que o mundo, é natural que o País receba um aporte muito grande de investimentos estrangeiros diretos”, diz Pastore, acrescentando que eles aumentaram, mesmo com recessão e queda de lucros nos países que sediam as empresas que investem no Brasil.


A contrapartida dos fluxos de capital é o câmbio valorizado e o déficit em conta corrente, o que significa que o mundo está financiando o Brasil para consumir muito (o que implica poupar pouco) e investir ao mesmo tempo. Segundo Goldfajn, os brasileiros serão um dos povos convocados, junto com os asiáticos, a preencher o espaço deixado pelo fim da exuberância do consumidor americano, atolado em dívidas e necessitado de reconstruir seu patrimônio.

As manchetes do dia

Diário de Natal

A voz que salva vidas

Gazeta do oeste

Jogador acusa Baraúnas de cobrar cirurgia

De Fato

Farrapo Humano

Tribuna do Norte

Comércio demite mais e registra baixo índice de crescimento nas vendas

O Mossoroense

Larissa assume liderança do governo na Assembléia

Correio da Tarde

Marcelo Rosado defende que Governo mantenha IPI isento na construção


Folha de S.Paulo
Programa da casa própria atrasa mais na baixa renda

O Estado de S.Paulo
Um ano depois, Brasil passa no teste da crise mundial

Jornal do Brasil
Nós salvamos as empresas multinacionais

O Globo

Rio vai sugerir taxação para manter royalties no pré-sal

Correio Braziliense
Mortes triplicam na fila de transplantes

Estado de Minas
O velho Chico cobra a conta: R$ 20 milhões

Diário do Nordeste
Crédito: saiba como fazer dele seu grande aliado

Folha de Pernambuco
Comprar casa está mais fácil

Diario de Pernambuco
Machismo

Jornal do Commercio
Bom pagador sustenta devedores

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

CRIADOR DO YOU TUBE APOSTA NA MORTE DA TV

Chad Hurley está pela primeira vez no Brasil
Não é o YouTube que matará a televisão, mas sim a internet. A opinião é de Chad Hurley, cofundador do site de compartilhamento de vídeos na rede. Pela primeira vez no Brasil para participar do Digital Age 2.0, evento que acontece em São Paulo e discute novos caminhos para a internet, Hurley disse que "a ideia de transmissão ao vivo está morta". "Claro que no futuro ainda teremos a experiência de ver TV, talvez em eventos ao vivo. Mas a ideia de uma família sentada no sofá, às 20h, esperando um programa, não vai mais existir". Segundo Hurley, a equipe de engenheiros do YouTube tem se concentrado em fazer melhorias na plataforma, para tornar o envio e a visualização de vídeos mais rápidos. A interface também deve passar por mudanças.

Segundo Lula, o noticiário "faz muito barulho por nada"

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a reclamar nesta quinta-feira que muitas vezes o noticiário prioriza os fatos ruins e deixa de lado as coisas boas. Lula disse que é comum na política aumentar a dimensão dos fatos e 'fazer muito barulho por nada'. As informações são do Folha Online.

Segundo o presidente, o país deixou de conquistar avanços por dois séculos por causa das divergências políticas que ganharam maiores proporções. 'Não podemos permitir que a pequenez política, que esses debates menores, atrapalhem o caminho desse país. Perdemos o século 19, o século 20 e não podemos perder o século 21', afirmou.

O presidente disse que ao assumir a Presidência e começar uma nova política de comércio internacional foi criticado por analistas econômicos e até chamado de louco.

O presidente disse ainda que não vai descuidar das políticas de governo para se dedicar à sucessão presidencial de 2010. 'Não pense que a campanha política me fará alguma coisa que para quem ganhar o jogo seja prejudicado. Não pense que vou brincar com a política fiscal ou a inflação.

Lula: Verba do pré-sal prioriza Educação e combate à pobreza

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje (27) que o ideal é que o dinheiro da exploração do petróleo da camada pré-sal seja “carimbado” para as áreas de educação, ciência e tecnologia e combate à pobreza, informou a Agência Brasil.

O governo já comunicou que deve enviar o projeto do marco regulatório do pré-sal ao Congresso Nacional em regime de urgência, o que resultou em críticas de que sobrará pouco tempo para que o projeto seja discutido com a sociedade.

O presidente discordou daqueles que estão classificando como dura a posição do governo em relação à distribuição dos recursos da exploração do pré-sal. Segundo ele, os países que se desenvolveram na área do petróleo fizeram mudanças no marco regulatório.

Lula disse também que o Brasil precisa ter sua própria indústria petrolífera. “O Brasil precisa criar definitivamente sua indústria petrolífera. Esse país vai precisar comprar navios, sondas, plataforma, esse país tem que ter umas das mais modernas indústrias petrolíferas.”

Ministros do STF mandam arquivar processo contra Palocci

Por 5 a 2, os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) votaram no julgamento de hoje pela rejeição da denúncia contra o ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci (PT-SP) no caso da quebra do sigilo bancário do caseiro Francenildo Costa, segundo acaba de informar a Folha Online.

Como dois ministros estão em licença, só nove devem votar na sessão de hoje. Com os cinco votos pelo arquivamento, a maioria rejeitou a denúncia contra Palocci. O julgamento continua.

A maioria dos ministros livrou o ex-assessor de imprensa de Palocci Marcelo Netto de responder a processo, mas aceitou a abertura de investigação contra o ex-presidente da Caixa Econômica Federal Jorge Mattoso.

Palocci era acusado de ter participado da quebra do sigilo bancário do caseiro Francenildo dos Santos Costa. A decisão libera Palocci para definir seu futuro político para as eleições 2010.

A decisão favorável ao ex-ministro partiu do relator do caso e presidente do STF, ministro Gilmar Mendes --relator do caso. No entendimento de Mendes, não houve participação direta de Palocci para o acesso aos dados sigilosos. 'A análise dos autos permite concluir que não há elementos que indiquem uma ordem dele para consulta ou emissão dos dados da conta do Francenildo. Ser beneficiado de uma fraude não é suficiente para que alguém seja denunciado', afirmou.

No vermelho, Prefeitura de Taipu corta secretários

O prefeito de Taipu, Sebastião Andrósio de Melo (PSB), anunciou que vai demitir 60 funcionários que ocupam cargos comissionados no município, entre eles quase todo o secretariado. A exceção é a secretária de finanças e filha dele, Janaína de Melo. Segundo o prefeito, o motivo das demissões é a queda no Fundo de Participação dos Municípios (FPM) enviado pelo Governo Federal à prefeitura todos os meses, em três parcelas. Todas as gratificações e horas extras também foram cortadas. O município já acumula uma dívida de aproximadamente R$ 500 mil com fornecedores por falta de recursos. "Devemos a fornecedores de alimentos, remédios e combustíveis. Essa prefeitura sempre cumpriu tudo direito, mas nesse cenário de crise não temos condições de arcar com todas as contas", afirmou.

Localizada a 47 quilômetros de Natal, Taipu é uma cidade pequena onde vivem 12 mil habitantes. Segundo o prefeito, cerca de 90% da arrecadação do município vem do FPM. Em julho passado, a prefeitura recebeu R$ 370.329,38. Com os descontos, sobrou R$ 101.741,29 para pagar as despesas com a folha salarial, responsável por 56% do orçamento, e outros débitos. Um secretário recebe, em Taipu, mil reais de salário. O restante dos cargos comissionados ganham entre um salário mínimo e mil reais. Ao todo, a prefeitura possui 500 funcionários entre comissionados e servidores concursados. "Com essa crise mundial, o FPM caiu muito. O município chegou a receber várias parcelas zeradas, não temos condições de continuar desse jeito. Preciso tomar essa atitude corajosa agora para o bem do futuro de Taipu", disse.

Um quadro comparativo entre os três primeiros meses de 2009 e 2008, divulgado pelo prefeito, mostra que a verba do FPM caiu 13%, 22% e 38%, respectivamente. "Para você ter uma ideia, a prefeitura paga R$ 50 mil para a Câmara Municipal todo dia 20, que é a segunda parcela do FPM. O problema é que em julho a prefeitura recebeu apenas R$ 24 mil. Então, como é que eu vou pagar 50 se eu só recebi 24?", questiona.
DNonline

Encontro com o Ministro da Educação externa dificuldaes em Caraúbas e não define inclusão de Pau dos Ferros

Armada com documentos, pareceres, abaixo-assinados e argumentos de sobra, a comitiva de representantes pauferrenses bateu de frente com o ministro da educação Fernando Haddad, que mais uma vez sacou da retórica de que o Ifrn atenderá as necessidades do Alto Oeste potiguar.

Segundo a ex-vereadora Tércia Batalha, num primeiro momento o ministro estava muito seguro de que o ifrn atenderia bem a região, mas após uma ampla discussão, a visão parece ter sido modificada.

“Nosso projeto técnico mostra que o Ifrn não atenderá a demanda reprimida da nossa região”, destaca Tércia Batalha.

Mas mesmo após concordar com os argumentos pauferrenses, o ministro destacou não contar com autonomia para expandir a Ufersa.

Faltam recursos destinados a sustentabilidade.

E nesta linha de falta de sustentabilidade foi citado que Caraúbas encontra-se no mesmo patamar de Pau dos Ferros.

Dureza.


Diante do impasse, o deputado federal Henrique Alves tomou a frente do problema, falou que articulará a aprovação da DRU que garantirá a consolidação do projeto de Caraúbas, e colocou Pau dos ferros na fila.

A garantia de instalação da Ufersa na principal cidade Altoestana ficará para um segundo momento, após a aprovação dos projetos que entravam a expansão.

A espera não desanimou a ex-vereadora Tércia Batalha que identificou avanços.

“Fizemos uma avaliação de que houve avanços significativos mas temos que aguardar e segurar a ansiedade.Este campus virá para Pau dos Ferros”, conclui.

Diante de tantas idas e vinda em torno do assunto, de certo mesmo só o ‘oba-oba’ gerado em torno dos ‘investimentos em potencial’.

Até agora o que se viu foi muita comemoração para pouca solidez.

Em Brasilia, parece que a ordem é brincar com a cara do povo.
Fonte:Giro pelo estado

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

IRÃ: MAIOR DESCOBERTA DE PETRÓLEO EM CINCO ANOS

O ministro do petróleo do Irã, Gholamhossein Nozari, afirmou que mais de 8,8 bilhões de barris de petróleo foram descobertos em quatro novas camadas no campo petrolífero de Sousangerd. É o maior achado em cinco anos no país. "A perfuração em todas as camadas deste campo terminou com sucesso na profundidade de 5.026 metros e, como esperado, a quantidade da reserva de petróleo é de cerca de 8,83 bilhões de barris", disse ele.

ANVISA PROÍBE ATROVERAN PLUS NO BRASIL

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determinou a suspensão em todo o país de toda a publicidade do produto Atroveran Plus (Hypermarcas S/A). O medicamento, indicado para cólicas menstruais, teve seu registro cancelado pela agência no último dia 10 e não pode mais ser vendido no Brasil. Saiba o motivo da proibição na Coluna Justiça.

MICHAEL JACKSON MORREU POR OVERDOSE DE PROPOFOL

O cantor Michael Jackson morreu no último dia 25 de junho, aos 50 anos, por overdose do anestésico propofol, conforme avaliação preliminar divulgada nesta segunda-feira (24) pelo médico legista Dr. Sathyavagiswaran ao jornal Los Angeles Times. De acordo com os exames toxicológicos, foram encontradas doses letais do medicamento no corpo do “Rei do Pop”. O médico do artista, Conrad Murray, que segundo relata a imprensa norte-americana, será indiciado por homicídio culposo, teria afirmado que cuidou de uma insônia que o astro sofria por aproximadamente seis semanas antes do óbito. Ele teria dito aos investigadores que tentou afastar Michael das drogas com medo de que ele se tornasse viciado, reduziu a dosagem e passou a misturar a substância com os sedativos lorazepam e midazolam. No dia da morte, o médico tentou induzi-lo ao sono pela manhã sem o propofol, suspenso já há 48h, administrou valium e os outros medicamentos, mas Jackson teria insistido para que ele aplicasse a droga. Após o repetido apelo, Murray injetou 25 miligramas de propofol, quantidade que não seria suficiente, tecnicamente, para provocar a superdosagem.

mmmmmjá estã abertas as inscrições para o Processo Seletivo vocacionado(PSV/UERN) 2010

Já estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Vocacionado (PSV/UERN) 2010. O edital do concurso foi divulgado pela Comissão Permanente de Vestibular (COMPERVE/UERN). O prazo para inscrições que foi aberto às 9h desta segunda-feira (24) se encerra às 24h do dia 16 de setembro. Ao todo estão sendo ofertadas 2.332 vagas para os Cursos de Graduação da UERN.

Este ano o processo traz uma novidade, as inscrições não serão realizadas de forma presencial, sendo efetuadas exclusivamente via Internet no endereço: www.uern.br. Outro diferencial é a antecipação da data de realização das provas para o mês de dezembro.

Os candidatos poderão se inscrever em duas modalidades, optando pelo PSV integral ou o PSV combinado com o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM 2009). O escore, com a média do ENEM/2009, só será considerado para o cálculo do escore padronizado se for favorável ao candidato. Para tanto deverá ser comparado ao rendimento do candidato no PSV isolado, utilizando-se a formula contida no item 6.3 do Edital.
As inscrições serão efetuadas mediante o preenchimento do Formulário Eletrônico de Solicitação de Inscrição e o envio dos dados à Comperve. Após a confirmação dos dados salvos, não será possível alteração de nenhum deles.

A partir de 0h do dia 17 de setembro, o acesso à internet para geração da ficha de inscrição e do boleto bancário será bloqueado. O boleto gerado até às 24h do dia 16 de setembro poderá ser pago até o dia 18 de setembro.

Para efetuar sua inscrição, o candidato informará o número do CPF, condição exclusiva e obrigatória. No ato de solicitação de inscrição, o candidato obrigatoriamente deverá optar por uma das seguintes cidades para realização das provas: Mossoró, Assu, Pau dos Ferros, Patu, Natal ou Caicó.


O edital do concurso foi divulgado pela Comissão Permanente de Vestibular (COMPERVE/UERN). O prazo para inscrições que foi aberto às 9h desta segunda-feira (24) se encerra às 24h do dia 16 de setembro. Ao todo estão sendo ofertadas 2.332 vagas para os Cursos de Graduação da UERN.

Este ano o processo traz uma novidade, as inscrições não serão realizadas de forma presencial, sendo efetuadas exclusivamente via Internet no endereço: www.uern.br. Outro diferencial é a antecipação da data de realização das provas para o mês de dezembro.

Os candidatos poderão se inscrever em duas modalidades, optando pelo PSV integral ou o PSV combinado com o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM 2009). O escore, com a média do ENEM/2009, só será considerado para o cálculo do escore padronizado se for favorável ao candidato. Para tanto deverá ser comparado ao rendimento do candidato no PSV isolado, utilizando-se a formula contida no item 6.3 do Edital.
As inscrições serão efetuadas mediante o preenchimento do Formulário Eletrônico de Solicitação de Inscrição e o envio dos dados à Comperve. Após a confirmação dos dados salvos, não será possível alteração de nenhum deles.

A partir de 0h do dia 17 de setembro, o acesso à internet para geração da ficha de inscrição e do boleto bancário será bloqueado. O boleto gerado até às 24h do dia 16 de setembro poderá ser pago até o dia 18 de setembro.

Para efetuar sua inscrição, o candidato informará o número do CPF, condição exclusiva e obrigatória. No ato de solicitação de inscrição, o candidato obrigatoriamente deverá optar por uma das seguintes cidades para realização das provas: Mossoró, Assu, Pau dos Ferros, Patu, Natal ou Caicó.


sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Leia a carta enviada por Lula a Mercadante

"Brasília, 21 de agosto de 2009,

Meu companheiro Aloizio Mercadante,

Ontem, à noite, tivemos uma longa e franca conversa, mais uma entre tantas nesses mais de 30 anos de companheirismo e amizade em comum. Você me expressou novamente, como tem feito publicamente, sua indignação com a situação do Senado Federal e suas duras críticas ao posicionamento da direção do PT nos processos no Conselho de Ética. Respeito sua posição e considero um direito legítimo você expressá-las para a militância do PT e para a sociedade. Bem como continuar lutando por uma reforma profunda no Senado.

Mas, não posso concordar com sua renúncia da liderança da bancada do PT. Você tem todo o apoio de nossos senadores e senadoras. A bancada e eu consideramos você, Mercadante, imprescindível para a liderança.

Não tem sido fácil construir alianças e aprovar projetos tão relevantes ao nosso governo para superarmos a grave crise da economia internacional, como estamos superando, distribuir renda, implantar novas políticas públicas e melhorar a vida do nosso povo. Todo esse processo depende do Senado. Você tem contribuído decisivamente e sua liderança é fundamental para as nossas lutas no Senado.

Mercadante, estamos juntos há 30 anos travando as lutas que interessam ao povo brasileiro e mudando a história do País. Dificuldades e divergências fazem parte dessa caminhada, mas são menores do que ela. Em nome dessa história e dessa caminhada, fique na liderança.

Esse é um pedido sincero de um velho amigo e sempre companheiro.

Luiz Inácio Lula da Silva".

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

CPMF DE VOLTA

A CPMF vai voltar
E tudo indica que será aprovada

No embalo da gripe A, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, se reuniu ontem com o PMDB e garantiu o apoio à proposta de regulamentação da emenda 29, que trará mais recursos para a saúde, dentro da Contribuição Social para Saúde, a CSS, o novo nome dado ao imposto do cheque.

O texto traz embutida a distribuição dos recursos enrre União estados e municípios, considerada a chave para aprovação: 40% para a União, 30% para os estados e 30% para os municípios e uma alíquota de 0,1%. A ideia é votar no início de setembro.

E, desta vez, os senadores serão pressionados pelos governadores a aprovar o texto por causa da divisão dos recursos com estados e municípios. São uns R$ 6 bilhões que vão entrar no caixa da saúde no ano eleitoral. E, sabe como é: com a gripe A rondando e dois terços do Senado disputando um novo mandato, ninguém terá fôlego para derrotar a proposta.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Jornalista Ali Kamel lança livro sobre discursos de Lula


Leia as manchetes dos jornais de hoje

Jornal Gazeta do OESTE

Duas lojas são assaltadas em 40 minutos

Jornal de Fato


Lina diz que pedido de Dilma foi ‘incabível’


Jornal o Mossoroense

GENIVAN AFIRMA QUE PMM GASTA R$ 500 MIL POR MÊS PARA CALAR IMPRENSA

Jornal Tribuna do Norte

Lina confirma encontro e aceita acariação com Dilma

Jornal Diário de Natal

13º de aposentado sai na terça-feira


VALOR ECONÔMICO.


- Brasil vai contestar na OMC taxa americana sobre suco.

- Orçamento de 2010 prevê receita estável.

- Arbitragem de juros volta a ganhar força.

- Rajan, ex-FMI, ainda vê riscos à economia.

- BRF-Brasil Foods estreia na bolsa em 22 de setembro.

FOLHA DE S.PAULO.

- Lina vê "ingerência descabida" de Dilma e reafirma encontro.

- Eletrobrás tem prejuízo de R$ 2 bi.

- Números do governo indicam queda nos casos da gripe suína.

- Remédios sem receita terão de ficar longe do consumidor.

- SP planeja dez novos pedágios na rota ao litoral.

O ESTADO DE S.PAULO.

- Pedido de Dilma foi ´incabível´, diz Lina.

- Construção puxa alta e emprego tem melhor mês no ano.

- MP que ajuda prefeituras é aprovada com ´contrabandos´.

- ANJ busca garantia jurídica contra censura.

- Farmácia tem de manter remédio atrás do balcão.

O GLOBO.

- Ex-secretária confirma reunião e aceita acareação com Dilma.

- Remédios só fora do alcance de clientes.

- ANJ denuncia 31 agressões à imprensa.

- Hosmany Ramos preso na Islândia.

- Fazenda se desmente sobre ida de Erenice ao ministério.

JORNAL DO BRASIL.

- Sexo em risco.

- Matemática elimina chances dos cariocas.

- Lina Vieira depõe contra Dilma sem provas no Senado.

- Remédios ficarão atrás do balcão.

- Cabines perto da aposentadoria

Bancos lideram lucros no semestre, com R$ 14 bi

. Está na Folha de S. Paulo. O setor bancário foi o que teve maior lucro no primeiro semestre entre as 303 empresas de capital aberto do país que já apresentaram seus balanços, segundo a consultaria Economática.
. O lucro líquido de 21 bancos foi de R$ 14,33 bilhões.
. O valor representa 23,5% do total de ganhos das empresas de capital aberto.
. O segundo posto (R$ 13,55 bilhões) fica com petróleo e gás, que tem até agora só a Petrobras.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

HUGO CHAVEZ








"A mí me duele mi país. Y yo defiendo con la vida la dignidad de mi pueblo, que se respeta. No habrá Imperio que vuelva a irrespetarnos".
"NÃO SE META COM A VENEZUELA PRESIDENTE OBAMA!" Hugo Chavez

E-mail enviado por um internauta. Vale a pena conferir!

Prezado Bispo Edir Macedo,

Todo este show na mídia instaurado contra a Igreja Universal e a Rede Record, principalmente na TV Globo, me fez refletir sobre alguns acontecimentos recentes no Brasil.

Se olharmos para estes fatos de forma conjunta, poderemos perceber o que está por trás de todo este sensacionalismo.

São fatos que subestimam a nossa inteligência e nos deixam alertas:

1- Rumo a 2010: Globo, Veja e Folha de S. Paulo de mãos dadas com Serra



Não é novidade para ninguém que estes meios de comunicação se uniram por um objetivo comum: APOIAR a candidatura do atual governador José Serra à Presidência da República. Esses “barões da imprensa” temem mais um mandato presidencial do PT, o que significaria mais quatro, ou até oito anos fora do poder. Poder que para eles significa mais receita publicitária, mais dinheiro. Todos sabem que a maior parte da receita das organizações Globo vem das verbas do governo federal. Sem esse montante de dinheiro, o endividamento da empresa da família Marinho aumentaria a cada ano, provocando a sua quebra, sua derrocada final.


Do outro lado dessa briga, Bispo, está a imparcialidade da Rede Record. Como um meio de comunicação forte e que não se curva a conchavos políticos, ela certamente irá desmascarar estes outros meios de comunicação. A intenção desses veículos, com os ataques à Igreja Universal, certamente é tirar o foco de outros escândalos que enfraquecem o PSDB, como, por exemplo, a crise no Senado, que tem como principais “atores” o PSDB e o PMDB.

Bispo, o senhor observou que os políticos que a Globo entrevista em seus telejornais são sempre do PSDB ou do DEM (Rodrigo Maia)?



Esta trama para eleger Serra em 2010 está sendo costurada nos bastidores do poder e a Record pode estragar tudo. Assim, para desviar a atenção da mídia deste conluio, nada melhor do que inventar um escândalo contra a Igreja Universal. Não se pode esquecer que o Ministério Público de São Paulo está a favor do PSDB, afinal, o governador José Serra pertence a esse partido. Além disso, Serra é o chefe dos promotores de São Paulo.


Por isso, dá para entender por que a denúncia contra a Igreja Universal foi produzida às pressas, da noite para o dia, contra as pessoas citadas nos noticiários.


O pior cego é aquele que não quer ver quem está por trás de tudo isso!


2- O fim do monopólio: as Olimpíadas de 2016 podem ser da Record



Acredito, Bispo, que todos ouviram falar que o jornalista Lauro Jardim noticiou em sua coluna que esta semana sairia a decisão sobre quem deteria os direitos de transmissão das Olimpíadas de 2016. A Record concorre com a Globo. Como a emissora carioca já perdeu as Olimpíadas de 2012, o Pan Americano de 2011 e de 2015, teme mais uma vez ficar de fora. Isto é, perder exclusividade, audiência e faturamento. Isto seria um golpe fatal para a Rede Globo, ainda mais pensando que a sede das Olimpíadas de 2016 pode ser o Rio de Janeiro – local de sua sede e onde ela se orgulha de ter se originado.



Se a Record tornar-se a detentora destes direitos, isto pode representar a morte da Globo!!!



Enfim, Bispo, é este o lamaçal que está por trás deste estardalhaço que a imprensa faz contra a Igreja Universal e contra a Rede Record. Há grandes interesses envolvidos em tudo isto.


Assim, é contra estas armas forjadas que estamos lutando, mas elas não prosperarão, como está escrito na Palavra de Deus – (Isaías 54:17).

Temos a certeza de que seremos vencedores em mais esta batalha, porque se Deus é por nós, quem será contra nós?

Bispo, fique firme nesta luta, como o senhor sempre esteve. Conte comigo.


Estou orando pelo senhor e por toda a Igreja!


David de Paula

O JORNALISMO É A "SEGUNDA PROFISSÃO" DO MUNDO

Mudei o foco da fiscalização da Receita, diz Lina


A ex-secretária da Receita Federal Lina Maria Vieira disse hoje, durante depoimento na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, que assim que assumiu o cargo mudou o foco da fiscalização que, na sua avaliação, era superficial e de quantidade. Ela afirmou que após assumir o cargo a fiscalização passou a ser focada na qualidade e nos grandes contribuintes, questão apontada por seus colaboradores como um dos principais fatores que motivou sua demissão, informa a Agência Estado.

Fafá reduz salários dos funcionários do primeiro escalão do governo municipal

Cortando na própria carne.

A prefeita Fafá Rosado decretou nesta sexta-feira (14), a redução em 10% do seu salário, da vice-prefeita Ruth Ciarlini e demais integrantes do primeiro escalão.

O decreto atinge secretários, gerentes executivos, presidente de fundação, procurador geral e controlador do município.

A medida vale até o final do exercício de 2009, e soma-se a outras providências adotadas por Fafá Rosado no sentido de adequar dos gastos do governo à evolução das receitas municipais.

Devido a crise financeira internacional, a receita da Prefeitura vem caindo substancialmente nos últimos meses, como informa a equipe econômica da prefeitura municipal.

A frustração de receita para 2009 beira os R$ 30 milhões. Por isso, Fafá vem adotando uma série de medidas saneadoras, como esta anunciada por ela na tarde desta sexta-feira.

Por outro lado, Fafá mantém o diálogo com os servidores. Na tarde de hoje, na Secretaria da Cidadania, a equipe da prefeita esteve reunida com os representantes dos servidores, discutindo pontos de divergências em relação ao Plano de Cargos e Salários da saúde.

- Valorizamos o diálogo. Sempre estivemos de portas abertas aos servidores, e não vai ser agora, neste momento de dificuldades, que vamos agir diferente -, diz Fafá Rosado.
Gutember moura

Iberê Ferreira grava em Apodi inserções para o programa do PSB no rádio e na televisão



Fotos: Alberto Leandro


O vice-governador Iberê Ferreira de Souza (PSB) gravou nesta segunda-feira (17) sua participação na propaganda eleitoral do Partido Socialista Brasileiro (PSB).

A participação de Iberê no programa do PSB foi gravada no município de Apodi.

Iberê aborda a construção da adutora do Alto Oeste.
A obra, que terá 367 km de extensão, tem investimento de R$ 128 milhões e levará água para 26 municípios e 65 comunidades rurais da região, beneficiando mais de 207 mil pessoas.

As inserções serão veiculadas em todas as emissoras de TV nos dias 1º, 5, 8 e 10 de setembro e também terá a participação da governadora Wilma de faria (PSB).

A gravação da participação de Iberê, contendo cenas externas e em estúdio, foram dirigidas pelo publicitário Alexandre Macedo, responsável pelo marketing do PSB no Rio Grande do Norte.

Fonte: blog do wanderley

sábado, 15 de agosto de 2009

A PANDEMIA DO LUCRO

Discriminação racial ainda é uma realidade no Brasil


A discriminação com a mulher negra no mercado de trabalho é visível quando se analisam dados como o salário e o número de vagas ocupadas por elas, informou a Agência Brasil.

O salário médio da mulher negra com emprego formal, por exemplo, é menos da metade do que o salário de um homem branco. De acordo com a Relação Anual de Informação Social (Rais), do Ministério do Trabalho, a mulher negra ganha, em média, R$ 790 e o salário do homem branco chega a R$ 1.671,00 – mais que o dobro.

No número de empregos, a discriminação também é estampada pelos números. São 498.521 empregos formais de mulheres negras contra 7,6 milhões de mulheres brancas e 11,9 milhões de homens brancos.

Natal já tem mais de 800 mil habitantes

A estimativa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística mostra que o Rio Grande do Norte já ultrapassou a barreira dos 3 milhões de habitantes e hoje tem, ao todo, 3.147.31 habitantes. Só em Natal vivem 806.203 pessoas de acordo com o estudo.

Mossoró, com 244.287 habitantes é o segundo maior município do estado, seguido de Parnamirim com 184.222, São Gonçalo do Amarante (80.737) e Ceará Mirim com 67.869 - os três últimos fazem parte da Região Metropolitana. A menor cidade do RN é Viçosa, há 350km de Natal, com 1.856 habitantes.
Natal ultrapassou a barreira dos 800 mil habitantes. A informação foi divulgada ontem, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), como parte das estimativas das populações residentes nos 5.565 municípios brasileiros em 1º de julho de 2009. Os dados mostram que a capital potiguar teria 806.203 moradores naquela data, um acréscimo de 8.138 moradores (pouco mais de 1%) em relação a 1 de julho de ano anterior, quando a população seria de 798.065 pessoas.
Mossoró e Parnamirim, as duas outras maiores cidades do RN, também registraram crescimento, segundo o IBGE. A "Capital do Oeste" passou de 241.645 para 244.287 habitantes no mesmo período, enquanto que o "Trampolim da Vitória" teve o maior "salto" em termos proporcionais: 5.403 moradores a mais, saindo de 178.819 para 184.222 em um ano, o que representa um aumento de 3,02%.

Ranking

Natal - 806 mil habitantes

Mossoró - 244 mil

Parnamirim - 184 mil

São Gonçalo do Amarante - 80 mil

Ceará Mirim - 67 mil

Quatro cidades terão internet gratuita

A governadora Wilma Maria de Faria lançou o Projeto Internet de Todos. O lançamento foi na Praça da Flores, um dos pontos que fará parte do projeto. No lançamento, a governadora fez o primeiro acesso à grande rede. O projeto possibilita a qualquer pessoa acessar a internet sem restrições, desde que esteja dentro do alcance das antenas que serão instaladas em vários pontos do estado. Inicialmente, o sistema funcionará de forma experimental para que sejam feitos os ajustes necessários. Esse serviço ficará a cargo de técnicos do governo.


O secretário-chefe do Gabinete Civil do Estado, Vagner Araújo, reuniu a imprensa para anunciar e explicar o funcionamento da rede de internet wireless (sem fio), intitulada "Internet de todos", que, segundo ele, socializa o acesso gratuito em espaço público como praças, avenidas, escolas, hospitais, postos de saúde e bibliotecas. "Toda a população terá acesso livre a internet", disse Vagner. Ele explica que "a implantação deste projeto não prejudicará as empresas que trabalham com a comercialização de modem de acesso a internet porque tem muita gente que prefere o conforto de casa e, até mesmo, por motivo de segurança".

Para a primeira etapa do projeto foi feito um investimento de R$ 1,4 milhão para instalação de seis torres e a distribuição de 18 pontos de acesso em quatro cidade do estado. Natal será a primeira cidade atendida. A partir de hoje começam a funcionar um ponto na Praça das Flores (Petrópolis) e outro em Mãe Luiza, ambas na Zona Leste. No dia 10 de outubro, será a vez de Ponta Negra, com três pontos. A mesma quantidade será instalada na Zona Norte, só que o funcionamento começa no dia 10 de novembro. Nesta mesma data, Caicó, Mossoró e Pau dos Ferros ganham o acesso.

Fonte: DNonline, com alterações minhas

A cidade "mais limpa do Brasil"

Famosa por suas trilhas, igrejas, escrições rupestres, serras e grandes reservatórios de água, Acari ganhou, em 1970, o título de cidade mais limpa do Brasil. Segundo o secretário municipal de Planejamento, Taciano Góis, o reconhecimento se deve ao trabalho da própria população. "Eles estão sempre se preocupando com o ato de jogar o lixo no lugar correto e manter sempre tudo bonito. Em todo período de festa, os acarienses e o poder público deixam sempre a cidade bem limpa e cuidada para receber os visitantes. Muitos deles até pintam a casa".

A povoação inicial do município iniciou no século XVIII, quando o Sargento-Mor Manuel Esteves de Andrade iniciou suas criações de gado, mas a criação do município se deu apenas em 1835, sendo uma das cidades mais antigas do Rio Grande do Norte. De acordo com dados de 2008 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população chegava a 11.222 habitantes no segundo semestre do ano passado.

Turismo - A principal atração turística é o açude Gargalheiras,que forma uma enorme cachoeira durante o inverno, formando uma paisagem espetacular. O Gargalheiras está situado em um povoado a 4km da sede da cidade, na bacia do Rio Acauã.

O ponto mais alto da cidade é a Serra do Bico da Arara. Com uma altura aproximada de 654m, é um grande atrativo para os aventureiros. O lugar possui diversas grutas que, no período que vai do mês de abril até outubro, abriga sete milhões de andorinhões vindos da África.
DN

GARIBALDI EM PRIMEIRO PARA O SENADO;AGRIPINO EM SEGUNDO

Somando o primeiro voto e o segundo votos para o Senado da República, o resultado da pesquisa do Ibope foi o seguinte:

Garibaldi Alves Filho (PMDB) - 62%

José Agripino Maia (DEM) - 59%

Paulo Wagner (PV) - 14%

Wilma de Faria (PSB) - 39%

Branco/Nulo - 6%

Não sabe - 2%

O senador José Agripino reduz bastante a distância para o primeiro colocado quando recebe o segundo voto.

Se no primeiro a diferença era de 8 pontos percentuais, ela cai para somente 3 pontos percentuais.

Nesta primeira pesquisa o Senador do DEM é quem mais se beneficia do segundo voto para o Senado.

A soma dos percentuais está acima dos 100% por que trata-se da soma dos dois votos que serão dados em 2010 para o Senado.
Fonte:Carlos Santos

Pesquisa Ibope mostra Rosalba Ciarlini em primeiro para governo

A primeira pesquisa do Ibope a respeito das próximas eleições para governador do Rio Grande do Norte já foi publicada. A pesquisa foi realizada no último final de semana.

Veja os números em todo o Estado.

Esses são os números da pesquisa estimulada.

Para Governador:

Rosalba Ciarlini (DEM) - 40%

Carlos Eduardo Alves (PDT) - 13%

Robinson Faria (PMN) - 11%

Iberê Ferreira de Souza (PSB) - 9%

João Maia (PR) - 8%

Branco/Nulo - 14%

Não sabe/Não respondeu - 5%


quinta-feira, 13 de agosto de 2009

As manchetes dos jornais nesta Quinta Feira

Folha de S.Paulo
BB passa Itaú e é maior banco do país

O Estado de S.Paulo
Líder tucano é poupado após acordo no Senado

Jornal do Brasil
Segurança particular é maior do que polícia

O Globo
Ex-secretária que contesta Dilma vai depor no Senado

Valor Econômico
Mudança contábil eleva patrimônio de empresas

Correio Braziliense
Efeitos da gripe suína: Grávidas recebem licença/ Deputados pedem Tamiflu/ Risco em hospitais lotados

Estado de Minas
Perderam, bandidos...

Diário do Nordeste
Trânsito mata quatro pessoas por dia no CE

Tribuna do Norte

Alcanorte começa a produzir em 2010

Diário de Natal

LINA VIEIRA VAI DEPOR NO SENADO

O Mossoroense

DONA-DE-CASA É ASSASSINADA COM PANCADAS DE FERRO NA CABEÇA

Jornal de fato

Robinson pede respeito e Wilma reage ao pacto

Gazeta do Oeste

Mulher morre após ser espancada pelo marido com barra de ferro


Folha de Pernambuco
Cai a diretoria do Sport

Diario de Pernambuco
Estupro na boate

Jornal do Commercio
TCE manda baixar preço da limpeza do Recife

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Pernambuco ganha 2ª maior empresa de alimentos do mundo

Pernambuco vai abrigar uma fábrica da segunda maior empresa de alimentos do mundo. A boa notícia foi dada nesta segunda-feira (10/08) pelo governador Eduardo Campos e pelo presidente da Kraft Foods do Brasil, Mark Clouse, durante entrevista coletiva no Palácio do Campo das Princesas. Fabricante dos chocolates Lacta, do fermento em pó Royal, dos refrescos Tang e Fresh, entre outros itens, a Kraft Foods do Brasil vai se instalar no município de Vitória de Santo Antão, na Mata Sul pernambucana e gerar 600 empregos diretos.

Segundo o protocolo de intenções assinado hoje entre o Governo do Estado, a Kraft Foods e a prefeitura do município, serão investidos R$ 100 milhões na construção da unidade, que será erguida num terreno de até 30 hectares a ser definido.

Para o governador Eduardo Campos, a chegada da Kraft é a confirmação de que Pernambuco é um destino seguro para se investir. “Nós temos a alegria de receber um grande grupo transnacional que não vai só colocar um empreendimento capaz de gerar empregos, mas também trazer outros investimentos. Com certeza, vamos nos consolidando também como um polo de produção de alimentos de grandes conglomerados nacionais e internacionais”, afirmou.

A Kraft Foods de Vitória vai produzir chocolates (Laka, Bis, Sonho de Valsa, Diamante Negro, entre outros) e bebidas em pó (Tang, Fresh e Clight) e deve começar a operar no final de 2010. A empresa é subsidiária da Kraft Foods Inc., segunda maior indústria de alimentos do mundo, presente em mais de 150 países, com 98 mil funcionários. No Brasil, das cinco fábricas já em funcionamento, três estão em Curitiba (PR) – sendo uma delas a sede da empresa -, uma em Piracicaba (SP) e outra em Aracati (CE), somando um quadro de quase sete mil colaboradores.

O presidente da Kraft Foods do Brasil, Mark Clouse, explicou que encontrou em Pernambuco um Estado preocupado com o crescimento, indo na contramão de outros lugares pelo mundo. “Nós gastamos um bom tempo procurando, pesquisando em vários lugares. Mas quando chegamos aqui em Pernambuco, vimos a seriedade e o profissionalismo dos que aqui estão e assim ficou mais fácil tomar a decisão de vir para cá”, revelou.

Já o secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Bezerra Coelho, caracterizou a vinda da empresa para Vitória de Santo Antão como mais um passo para a desconcentração do crescimento econômico pernambucano. Estamos sublinhando uma das grandes marcas desse Governo: o compromisso com a interiorização do desenvolvimento. Essa tem sido uma proposta que não ficou apenas no discurso, mas tem se traduzido em ações concretas“, disse.

O governador destacou ainda que a vinda de um conjunto de empresas na área de alimentos para o Nordeste responde a uma decisão do presidente Lula de equilibrar a distribuição de renda no Brasil e citou o crescimento do salário-mínimo, do nível de emprego e programas como o Bolsa-Família como responsáveis pelo aumento do mercado consumidor do Nordeste. “Quem ganha pouco e passa a ganhar mais um pouquinho corre logo para o supermercado, mercadinho ou padaria mais próxima para comprar um pouco mais de comida também”, resumiu.
JC

Leia as manchetes dos principais jornais do Brasil nesta Terça Feira

Folha de São Paulo
Universal é acusada de lavar dinheiro

O Estado de São Paulo
Indústria já prevê alta de exportação no 2º semestre

Jornal do Brasil
Indústria volta a fazer contratações

Correio Brasiliense
Lote em terreno da União terá m² a R$ 70

Valor Econômico
Setor automotivo já vive 3ª onda de investimentos

Estado de Minas
Cruzada para deter a gripe

O Globo
Líderes não condenam acordo da Colômbia e isolam Chávez


Folha de Pernambuco
150 vagas em Caruaru

Jornal do Comercio
Vaga certa para quem passa em concurso

Diário de Pernambuco
Aposentados

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

E quem cunhou a definição de ''caçador de marajás''?

Artigo especial


Pergunto aos meus botões se não seria o caso de Fernando Collor, o senador ex-presidente da República, reconsiderar suas apreciações negativas a respeito da mídia nativa. Advogado da causa de um colega da nossa Câmara dos Lordes, também ex-primeiro mandatário, o nunca assaz falado José Sarney de quem já foi desafeto, tem razões contingentes para suas atuais manifestações.

Não lhe caberia recordar, contudo, que a mídia nativa tanto se empenhou para guindá-lo ao trono vinte anos atrás? E quem cunhou, então, a definição “caçador de marajás”? A revista Veja, algo assim como a vanguarda de um sistema de comunicações que chegaria ao clímax com a manipulação do debate final entre Collor e Lula no estúdio global pelas mãos sagradas do nosso colega Roberto Marinho, hoje nome de um conjunto viá-rio de São Paulo batizado pela ex-prefeita Marta Suplicy, petista da gema.

À época, a mídia foi muito além de generosa com Fernando Collor. Ou, diria ele, justa? Haverá quem se apresse a lembrar que em 1992 o abandonaria ao seu destino em nome de mazelas inomináveis. Aí a rapaziada excitada pela emissora do doutor Roberto sairia às ruas de cara pintada para exigir o impeachment. Assim se escreve a história do Brasil, pobre Brasil e fajuta história.

Se houver marajás, sabemos perfeitamente onde encontrá-los. São sultões, emires, xeques. A raia miúda, dos serviçais, está em outro nível, muito distante. Mas é nesta que mira a mídia, nunca seus patrões. Já os meus botões são dados a citações em latim, e soletram repetita juvant, as repetições ajudam.

Em novembro de 1990, sete meses depois da posse de Fernando Collor, a IstoÉ que eu então dirigia publicou uma vasta reportagem de capa assinada pelo redator-chefe Bob Fernandes, sobre as aventuras de PC Farias, o Richelieu do presidente. Bob passara dois meses na tocaia do cardeal, e alinhavava em várias páginas tudo aquilo, absolutamente tudo, que um ano e meio após o irmão de Collor, Pedro, diria em entrevista à Veja.

Os leitores não padecerão de espantos agudos ao saber, se já não imaginam, que ninguém repercutiu a reportagem de IstoÉ, bem ao contrário do que se deu com a entrevista de Pedro Collor. Insisto, um ano e meio depois. A única novidade ali eram os supositórios de cocaína. Na opinião dos graúdos, é evidente, em fins de 1990 o caçador de marajás ainda não passara da conta.

Recordemos, entretanto, que, a despeito do irmão recalcado e loquaz, a mídia se conformava, na proximidade do segundo semestre de 1992, com o definitivo enterro do episódio. Pedro não tinha provas e a CPI montada a partir das suas denúncias não conseguira encontrá-las. Em compensação, a sucursal de Brasília de IstoÉ, chefiada por João Santana, havia localizado o motorista Eriberto França e os documentos que provavam a ligação entre a Casa da Dinda e PC Farias.

Santana e eu entrevistamos Collor no Planalto em uma manhã de fim de junho. Sabíamos o que o esperava, levamos a situa-ção como se não soubéssemos. Pois é, jornalistas às vezes são inconfiáveis. Deu-se, porém, que no sábado seguinte, quando IstoÉ foi às bancas, tanto com a entrevista presidencial quanto com as provas apresentadas por Eriberto, a mídia foi forçada a ir atrás. Deu no que deu, como se diz.

Hoje Fernando Collor está ao lado de José Sarney e, portanto, de Lula. Coisas da realpolitik. Como de hábito a mídia nativa empenha-se até o último sangue contra o ex-metalúrgico que se tornou o presidente em todos os tempos mais popular do Brasil. Donde, contra quem ela aprovou e apoiou, em outras situações, de Sarney a Collor. A nossa mídia não pratica o jornalismo, porta-se de verdade como facção política. Patéticos são os seus donos e apaniguados – sabujos, jagunços, escravos – a afirmar terem independência, equidistância, pluralismo etc. etc.

A realpolitik obriga a alianças daninhas em um país de outra forma ingovernável, onde em lugar de partidos há clubes recrea-tivos voltados a interesses de casta. Mesmo assim, a mídia vende a ideia de que varões de Plutarco existem sim, sobretudo os dotados de asas inúteis, incompetentes para o voo. Talvez fosse da sua conveniência deter-se na observação do semblante hodierno do senador Arthur Virgílio.
(Mino Carta - Carta Capital)

Crise atual mostra que Senado é desnecessário, diz Dallari

Considerado um dos maiores especialistas em Direito Constitucional do país, o jurista Dalmo de Abreu Dallari defende a extinção do Senado e a adoção do sistema unicameral, por meio de um plebiscito. Em entrevista ao Globo, ele diz que a crise atual evidencia que o Senado é desnecessário. “É preciso uma mudança em profundidade em nosso sistema político. Por isso, defendo a adoção do sistema unicameral e também a reforma do sistema eleitoral. Com uma câmara só, alguns estados como São Paulo teriam muito mais parlamentares do que outros. Por isso temos que tentar um sistema que não leve a um domínio de alguns estados”, explica. Em pesquisas para o livro “A Constituição na vida dos povos”, a ser lançado este ano, Dallari descobriu evidências de que o Senado dos EUA, modelo do brasileiro, foi criado para evitar a abolição da escravatura.

Senador diz que não perdeu o sono por absolver Sarney

Depois de arquivar sumariamente as últimas sete denúncias de quebra do decoro parlamentar contra o senador José Sarney (PMDB-AP), o presidente do Conselho de Ética do Senado, senador Paulo Duque (PMDB-RJ), aproveitou o Dias dos Pais com os dois filhos e os quatro netos no Rio, sem dramas de consciência. Ele se diz certo de que, como um magistrado, acertou ao recusar os processos contra o presidente do Senado sem se deixar pressionar pelo clamor popular pela queda de Sarney diante das evidências de nepotismo e tráfico de influência. "Não perdi o sono. Senti-me feliz da vida por ter feito aquilo, porque a pressão era muito grande para que fizesse o contrário. Preferi agir mais com a minha consciência do que fazer com aplauso fácil", disse o senador.
Ele fez questão de dizer o que pensa sobre a opinião pública, que a respeita, que não é como o deputado que chocou ao dizer que se lixa.

"A opinião pública é volúvel. Ela muda muito rápido, para ser justa ou injusta", afirma Duque, citando a leitura de "A Psicologia das Multidões", do francês Gustave Le Bon, como uma de suas preferidas. Por isso, garante ter recorrido apenas a uma "análise jurídica" das representações contra Sarney para decidir arquivá-las por falta de fundamentos. "Não fujo da minha responsabilidade. Eu seria um mau juiz se fizesse isso. Não estou preocupado com o que podem falar a meu respeito", avisa. (Informações da Agência Estado)

Marina pode ''implodir'' a candidatura de Dilma, aposta Ciro

O deputado Ciro Gomes (PSB-CE) considera hoje o risco de derrota do governo nas eleições presidenciais de 2010 "muito maior" do que a possibilidade de vitória. Como sinal da fragilidade da estratégia do Palácio do Planalto, cita o potencial de estrago de uma possível candidatura da senadora Marina Silva (PT-AC) à Presidência da República. Se aceitar o convite do PV e entrar na disputa, Marina, na opinião de Ciro, "implode" a candidatura da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil).

Ciro ainda não decidiu se vai concorrer a presidente ou a governador de São Paulo. Acha que a decisão só deve ser tomada em abril de 2010, após análise da evolução do processo eleitoral. A prioridade, diz ele, continua sendo a Presidência da República. Não descarta a disputa ao governo de São Paulo, desde que isso faça parte de uma estratégia nacional para dar continuidade ao projeto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Mas, se decidir concorrer ao governo de São Paulo, Ciro avisa que não vai cumprir a "tarefa mesquinha de atacar" José Serra, a quem avalia como "um grande governador", embora mantenha as críticas à sua participação no governo Fernando Henrique Cardoso. (Jornal Valor)

Mesmo na Série D, Santa Cruz supera média de público do Fla e Corinthians

A presença ou ausência das torcidas nos estádios é um dos temas mais preocupantes entre os diretores do estádio. No último fim de semana, Flamengo e Corinthians não conseguiram lotar o Maracanã. O mesmo se diz de São Paulo e Goiás que não alcançaram nem os 40 mil no Morumbi. No entanto, um time, o Santa Cruz, da Série D, tem números impressionantes superando os grandes nacionais.

Rebaixado da Série A do Campeonato Brasileiro, o Santa Cruz vive uma crise grave nos últimos anos que fez o clube despencar diretamente para o Série D, quarta divisão nacional. No entanto, a torcida não abandonou o time pernambucano.

Em 2009, a agremiação disputou três jogos no Arrudão pela Série D e teve uma média de 38.245 torcedores por partida. Apesar do apoio, o clube foi eliminado da competição. Os números superam a média de 19 dos 20 times da primeira divisão do Campeonato Brasileiro.

A única agremiação que se “salva” e fica a frente do clube pernambucano é o Atlético Mineiro, atualmente terceiro colocado na competição nacional. Nas nove partidas disputadas, o Galo tem como média 39.709 pessoas por jogo.

O dono da maior torcida do país, o Flamengo, aparece na terceira colocação com 30.792 por partida. O quarto da lista é o Grêmio com 19.373 e o quinto o São Paulo com 18.174. O Corinthians fica na sexta colocação com 18.151 torcedores por jogo, seguido de Sport (18.012) Cruzeiro (16.393) e o líder da competição, o Palmeiras (14.952).

Os piores da primeira divisão são os paulistas Barueri (3.042), Santo André (4.971) e Santos (7.993). Além do Santa Cruz, todos estão atrás de equipes da Série B, Ceará (11.857) e Vasco (11.125) por exemplo, e da Série C, Paysandu (12.088).
UOL

sábado, 8 de agosto de 2009

Chega às livrarias brasileiras livro da mulher que foi papa

Em outubro estreia o "Papisa Joana", baseado no livro homônimo, da escritora inglesa Donna Woolfolk Cross, que acaba de ser lançado no Brasil. Não me diga que você nunca ouviu falar dessa passagem da história dos papas? Pois leia matéria na ISTOÉ.

CDs e DVDs mais baratos 25% para o consumidor

Muita gente diz que compra discos piratas pela questão do preço, alegando que os CDs e DVDs estão lá na estratosfera. Pois agora surge uma medida capaz de baixar o preço deles em até 25% para o consumidor.

O projeto é apoiado por artistas como Zezé Di Camargo & Luciano, Roberto Carlos, Sandra de Sá, Fagner, Leoni, Frejat e Francis Hime, e por gravadoras como Som Livre, Sony Music, EMI Music, Warner Music e Universal Music, além da Associação Brasileira de Produtores de Disco (ABPD) e a Associação Brasileira de Musica Independente (ABMI).
Aguardaremos então!

[Educação] O PIOR SALÁRIO DO BRASIL



CLIQUE NA TABELA PARA AMPLIAR


A tebela acima indica que Pernambuco continua tendo a rede pública estadual que oferece a pior remuneração em todo o país para os professores

REVOLUÇÃO DOS BICHOS

" Lembro-vos que na luta contra o homem não devemos ser como ele, mesmo quando o tenhais derrotado, evita-lhe os vícios. Animal nenhum deve morar em casas, nem dormir em camas, nem usar roupas, nem tocar em dinherio e nem comerciar...E, principalmente, jamais um animal deve tiranizar outros animais. Fortes ou fracos, espertos ou simplórios, somos todos irmãos. Todos os animais são iguais.
"GEORGE ORWELL

FELIZ DIA DOS PAIS


CLIQUE PARA AMPLIAR

Garibaldi encontra vereadores e reafirma compromissos


A reunião de ontem entre o senador Garibaldi Filho (PMDB) e os nove vereadores de Apodi, no gabinete da prefeita Goreti da Silveira, acabou gerando uma série de especulações na cidade.

Principalmente depois que alguns vereadores e outras lideranças políticas do município iniciaram o movimento em favor da candidatura de um nome de Apodi para deputado estadual em 2010.

De acordo com alguns participantes, o motivo da reunião, proposta pelo próprio senador, seria reafirmar o compromisso assumido com os parlamentares apodienses em Brasília, no mês de abril, de intermediar parceria para a construção da sede própria da câmara, já que, segundo ele, uma cidade do porte de Apodi não pode continuar sem uma sede do Legislativo. Além de reafirmar seu apoio ao projeto, o senador também voltou a falar sobre o plano de renovar seu mandato de senador nas eleições do próximo ano. O mesmo discurso tem sido feito por Garibaldi nos municípios da região oeste visitados pelo senador nas últimas semanas.

O chefe de gabinete da prefeitura Klinger Pinto falou em nome da prefeita e garantiu que o Executivo está pronto para assumir o compromisso de construir a sede, em parceria com o Legislativo apodiense, o que deixou os vereadores esperançosos de verem esse projeto concretizado.

Participaram da reunião com Garibaldi a prefeita Goreti Silveira, o vice-prefeito Evandro Marinho, o chefe de Gabinete Klinger Pinto, o presidente da Câmara João Evangelista e os vereadores Chico de Marinete, Genivan Varela, Arnaldo Costa, Júnior Carlos, Paulo de Telécio, Hélio da Ambulância, Júnior Souza e Ângelo Suassuna, além dos vereadores de Rodolfo Fernandes, Wilson Filho e Manuel.
CORREIO DA TARDE

Nada se move no Brasil sem que os americanos não saibam

O assessor internacional do presidente Lula, Marco Aurélio Garcia, comentou depois de receber o assessor de segurança nacional do presidente Barack Obama, general James Jones, que cachorro mordido de cobra tem medo de lingüiça. Disse que o Brasil tem motivos para temer a presença militar dos Estados Unidos na Colômbia.

O gringo veio atrasado, deveria ter feito o périplo pela América do Sul antes do anúncio das quatro bases militares que serão instaladas no país vizinho, uma delas a poucos quilômetros da fronteira com o Brasil. Mesmo assim, louve-se a iniciativa retórica de Washington, ainda que em termos práticos, nada vai mudar. Os “marines” chegarão em profusão e a ninguém será dado imaginar que para fazer caridade ou obras sociais. É claro que desde a presença de montes de satélites aí por cima, nada se move no Brasil sem que os americanos não saibam.

O singular nessa história é que para o general, tanto faz como tanto fez Marco Aurélio Garcia manifestar seu temor. Não será por conta dele que os militares dos Estados Unidos deixarão de botar o pé na Amazônia. Melhor mesmo será ficarmos com o general Luiz Gonzaga Lessa, ex-comandante militar da Amazônia e ex-presidente do Clube Militar, para quem os nossos guerreiros estão se transformando em guerrilheiros. Só assim tentaríamos enfrentar qualquer ameaça armada na região.(Carlos Chagas)

INSS: metade do 13º a partir deste mês

Confirmada a data de pagamento da primeira parcela do 13º para quem recebe pelo INSS. Quem ganha salário mínimo e tem finais de benefício de 1 a 5 terá o dinheiro creditado entre os dias 25 e 31 deste mês, com a folha de agosto. A metade do 13º chegará à conta dos demais aposentados e pensionistas entre os dias 1º e 8 de setembro. O cronograma de pagamento foi confirmado em decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicado ontem no ‘Diário Oficial’.

Cerca de 23,2 milhões de beneficiários têm direito à antecipação de até 50% da gratificação de Natal, segundo o ministro da Previdência, José Pimentel. É a quarta vez que aposentados e pensionistas recebem o adiantamento desde 2006, graças a acordo com o governo, que vale até 2010. Todo ano decreto presidencial determina a antecipação. Quase todos os beneficiários receberão a metade do 13º. Só quem se aposentou este ano ou está em auxílio-doença ganhará benefício proporcional. (Informações de O DIA)

Ator usa maconha para aliviar as suas dores

Para aliviar as dores oriundas do cãncer pancreático de que sofre, o ator Patrick Swayze está utilizando maconha como forma de tratamento medicinal.

Segundo o National Enquirer, o astro de 'Ghost' e de 'Dirty Dancing', de 56 anos, concluiu que o uso da maconha ajuda a aliviar as náuseas provenientes das fortes aplicações de quimioterapia, além de acabar com a insônia e a ansiedade.

RENAM E COLLOR DISCUTEM COM SIMON NO SENADO

IRMÃO DE CIRO DEFENDE CANDIDATURA PRESIDENCIAL

O governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), é um dos maiores defensores da candidatura de seu irmão e companheiro de partido, deputado Ciro Gomes (CE), à Presidência da República no que ano que vem. Na contramão das articulações entre PT e PSB para lançar Ciro ao governo de São Paulo em 2010, Cid diz se preocupar com uma campanha plebiscitária para o Palácio do Planalto, que seja disputada por um candidato forte da oposição - vaga disputada pelos governadores tucanos José Serra, de São Paulo, e Aécio Neves, de Minas - e outro da situação, no caso a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff. "É temerário ir para a eleição com apenas um candidato da base do governo. O governador José Serra poderia ganhar no primeiro turno. A presença de Ciro pode assegurar um segundo turno, com a ministra Dilma Rousseff ou com ele", acredita o governador, dizendo acreditar que seu irmão ficaria em segundo lugar na disputa. "Acho que o Ciro pensa como eu, que é importante o projeto nacional. Mas ele é uma pessoa de partido e vai respeitar o que for decidido", completa o governador.

O que faz Renan fora da cadeia?


Augusto Nunes

No fim de maio de 2007, uma reportagem de VEJA escancarou a face horrível de Renan Calheiros, então presidente do Senado. Os homens de bem se estarreceram com o que viram, os colegas não viram nada de novo, Renan deixou o comando da mesa, foi para as coxias e esperou exatamente 24 meses para reaparecer na ribalta, neste fim de maio, no papel de parceiro preferido do presidente Lula. Por decisão do chefe de governo, cabe ao companheiro Renan, líder da bancada do PMDB e amigo de infância do presidente José Sarney, impedir que a CPI da Petrobrás consiga provar que a estatal praticou, permitiu ou patrocinou delinquências bilionárias.

Está com a sensação de que já leu isso? Leu mesmo. É o trecho de um post de 28 de maio, que antecipava ocorrências quase palpáveis de tão previsíveis: o jagunço a serviço de todos os governos logo despejaria sobre outros senadores os sórdidos dossiês que coleciona obsessivamente. Lula tomara uma decisão acertada, continua o texto.

As nuvens que se avolumam sobre a Petrobras são formadas por denúncias, suspeitas, indícios e evidências. Quem melhor para enfrentá-las do que o alagoano que sobreviveu a um tsunami de provas tangíveis e pilantragens visíveis a olho nu? É o homem certo no lugar certo. Para assassinar os fatos no nascedouro, foi convocado um serial killer especializado no extermínio de verdades inconvenientes.

Fosse o Brasil um país sério e Renan não conseguiria pronunciar sequer uma vírgula sobre assunto nenhum. Primeiro teria de providenciar respostas verossímeis para questões que seguem pendentes. O que tem a dizer sobre as relações mais que promíscuas envolvendo as empreiteiras Gautama e Mendes Junior? E sobre as mesadas de R$ 16,5 mil entregues pelo amigo lobista a Mônica Veloso? E as notas fiscais que fraudou na tentativa de explicar o inexplicável? Que tal ensinar o truque da multiplicação de imaginários, que transformou um fazendeiro de araque em imperador do gado?

Com incontáveis acertos a fazer com a Justiça dos homens e o Juízo Final, o extorsionário alagoano continua a brincar de inquisidor. Pastoreia a base alugada com a arrogância sem remorsos do pecador vocacional, enquadra os vacilantes do PT, banca o capitão-do-mato com em parceria com Fernando Collor. Depois de começar a bandidagem forjada para inocentar José Sarney, quer punir os que o acusaram. É o que está fazendo neste momento no plenário do Senado.

Há algo de errado com a Justiça de um país que não consegue trancar na cadeia um fora-da-lei como Renan Calheiros.

Cristovam pede desculpas ao Brasil e faz apelo aos estudantes

O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) pediu desculpas ao povo brasileiro pelo comportamento do Senado nos últimos dias. E fez um apelo particular aos jovens, chamando-os a se mobilizar em defesa da ética na instituição, informou a Agência Senado.

- Estamos nos comportando como alunos mal educados em sala de aula. Peço desculpas porque faço parte disso e não consigo parar. Se não nos comportamos como deveríamos, é preciso que as pessoas aí fora ajudem o Senado a encontrar seu rumo - declarou.

Ao discursar em Plenário nesta sexta-feira (7), Cristovam disse acreditar em uma mudança "de fora para dentro" se os parlamentares sentirem que os eleitores estão irritados e envergonhados com a situação atual da Casa.

- Onde estão os estudantes? Talvez tenha chegado a hora de se mobilizarem pela ética no Senado - avaliou.


O representante do Distrito Federal reconheceu que a população costuma enviar e-mails com críticas e cobranças às ações dos senadores, mas se surpreende com o fato de esses protestos não chegarem às ruas do país. Nesse particular, recordou o movimento dos "cara-pintadas", visto por ele como um movimento forte em prol da ética no Poder Executivo, e não como uma manifestação simplesmente estética.

Por fim, Cristovam disse ter esperança de que, até o final dessa legislatura, o Senado consiga superar os atuais desafios.

Justiça na caça a mais de cem juízes corruptos

Dados do Conselho Nacional de Justiça revelam que pelo menos 107 juízes estão na mira da Corregedoria do órgão. As investigações decorrem de 1.100 reclamações contra juízes, que chegaram ao CNJ no último ano, além das inspeções feitas desde o final de 2008 nas sedes dos tribunais. Os indícios são de irregularidades das mais variadas, desde lentidão em julgamentos até a venda de sentenças. As informações são da Folha de S. Paulo.

As investigações, até agora, motivaram a abertura de 14 processos administrativos. Um deles afastou o corregedor do Tribunal de Justiça do Amazonas, desembargador Jovaldo dos Santos Aguiar. Ele é acusado de fraudar distribuição de processos e retardar ou apressar julgamentos para favorecer amigos. O desembargador nega as irregularidades.

O único ministro de tribunal superior que responde processo no CNJ é Paulo Medina, do STJ. Os desembargadores José Eduardo Carreira Alvim, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, e Ernesto Dória, do Tribunal Regional do Trabalho de Campinas também respondem. Eles são acusados de participar de um esquema de venda de sentença judicial em favor de bicheiros e donos de bingos ligados à máfia de caça-níqueis. Todos negam as acusações.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Ministério Público pede fim de símbolos religiosos em órgãos públicos

O Ministério Público Federal, em São Paulo, entrou na Justiça na sexta-feira com um pedido para que sejam retirados os símbolos religiosos de repartições públicas federais no Estado. Na ação, o MPF solicita ainda que, uma vez aceito o pedido, seja determinada a cobrança de multa diária simbólica no valor de R$ 1 para servir como um contador de descumprimento da decisão, caso os símbolos não sejam retirados. O pedido prevê prazo de até 120 dias após a decisão para a retirada.
A ação pública, com pedido de liminar, é de autoria da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão em São Paulo. Segundo o Procurador Regional dos Direitos do Cidadão, Jefferson Aparecido Dias, cabe ao Estado proteger todas essas manifestações religiosas sem tomar partido de nenhuma delas. "Quando o Estado ostenta um símbolo de uma determinada religião em uma repartição pública, está discriminado todas as demais ou mesmo quem não tem religião, afrontando o que diz a Constituição", ressaltou.

MANCHETES DE HOJE

Folha de S.Paulo
"Sarney obtém 1ª vitória no Senado", diz Lula

O Estado de S.Paulo
Conselho de Ética arquiva 4 denúncias contra Sarney

Jornal do Brasil
Volta às aulas só dia 17

O Globo
Sarney diz que acusações são 'menores' e não sai

Valor Econômico
Riscos de ativos privados entram na mira da CVM

Correio Braziliense
Plano de saúde inclui PM e bombeiro

Estado de Minas
Emergências terão remédio da gripe suína

Diário do Nordeste
Hospitais públicos não estão prontos para a gripe suína

Folha de Pernambuco
Fim do jejum!

Diario de Pernambuco
Ação e reação

Jornal do Comercio
Relator vê exagero no preço da limpeza

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Otmista, Sarney diz que debate de hoje muda cenário da crise

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), disse nesta segunda-feira a interlocutores que a defesa de sua permanência no cargo realizada, em plenário, pelo líder do PMDB, Renan Calheiros (AL), e pelo senador Fernando Collor (PTB-AL) mudou o cenário da crise, segundo informa a Folha Online. Sarney assistiu o embate dos aliados contra o senador Pedro Simon (PMDB-RS) pela televisão do gabinete da presidência e se mostrou mais disposto a evitar a renúncia.

A reação dos aliados foi programada no fim de semana. Senadores próximos ao peemedebista esperavam novos pedidos de renúncia na tribuna da Casa e prepararam argumentos para fazer pela primeira vez a defesa pública de Sarney.

O presidente do Senado afirmou que sai fortalecido com o embate dos aliados. Um dos principais motivos dessa avaliação, segundo aliados, foi a postura do líder do PSDB, Arthur Vírgílio (AM), durante a discussão. De acordo com o grupo pró-Sarney, a estratégia de Virgílio, um dos líderes da tropa contra o peemedebista, de não interferir na briga mostra que a crise pode perder fôlego. O tucano entregou quatro denúncias contra o peemedebista no Conselho de Ética e pressionou o partido a apresentar representações.

Sarney saiu agora à noite do Senado. Não quis comentar o mal-estar no plenário, mas disse que está tranquilo. 'Vocês já ouviram coisas demais hoje', disse aos jornalistas. E completou: 'Estou tranquilo', disse.

folha

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

O Rappa - Pescador de ilusões

PT manda recado para Wilma: "Não tem conversa com DEM"

Está no jornal Correio da Tarde de hoje:

Em resposta às declarações da governadora Wilma de Faria (PSB) de que poderá conversar com o senador José Agripino (DEM), com vistas às eleições de 2010, o presidente estadual do PT, Geraldo Pinto, disse, hoje de manhã, em entrevista ao CORREIO DA TARDE, que o partido do presidente Lula (PT) não aceitará composição local com PSDB e DEM, que fazem aposição ao governo federal.

Geraldão, como é conhecido o dirigente petista, disse que essa decisão faz parte de uma resolução do partido, que já foi referendada pelos participantes da legenda. "Nossa resolução diz que não faremos alianças com partidos que representam (na visão petista) o conservadorismo. Por tanto, não aceitaremos composição com DEM e PSDB. O PT não participa de qualquer grupo em que estejam esses dois partidos", avisou.

Caso o PSB resolva firmar parceria com os partidos de oposição a Lula, adverte Geraldão, estará saindo da base aliada e não fará parte do palanque do presidente no Estado. Entretanto, ele disse que não acredita nessa possibilidade.

"Entre conversar e firmar compromisso existe uma distância muito grande. Nós somos aliados do PSB e acredito que o a governadora vai permanecer na base", declarou.

A posição petista é mais maleável com relação ao PPS, que também faz oposição ao presidente Lula. Presidido pelo deputado estadual Wober Júnior no Rio Grande do Norte, o PPS conta com o aval do PT para permanecer na base governista. "Não temos restrições ao PPS, que é um aliado local da governadora e já faz parte desse grupo", informou.

A posição irredutível do PT coloca a governadora, mais uma vez, em posição difícil, no que diz respeito ao arco de alianças que irá fazer. Além de vetar o diálogo com DEM, o partido quer que a governadora corte relações com o PSDB, do ex-senador Geraldo Melo, que a apoiou no segundo turno das eleições de 2006.

O recado mandado pelo partido de Lula à governadora será bem recebido pelo deputado federal Rogério Marinho (PSDB), que não mede esforços para fazer o partido romper com Wilma e aderir ao grupo de oposição no Estado, mesmo encontrando resistência das bases partidárias.

Objetivo do partido será unir governistas para fortalecer palanque de Dilma no RN

Em reunião do diretório estadual, no último sábado (1º), o PT definiu suas prioridades para as eleições de 2010 e como participará do processo de escolha do candidato a governador que irá apoiar no pleito do ano que vem. O principal objetivo da sigla será unir a base aliada em torno de um só nome para consolidar, dessa maneira, um palanque forte para a candidatura da Ministra Chefe da Casa Civil Dilma Roussef (PT) à presidência da república.

"Nossa estratégia política para o próximo ano é viabilizar, no Estado, a futura candidatura de Dilma à Presidência da República, reforçando a nossa base de aliança nacional. Então, somaremos esforços para reproduzir em âmbito local a aliança nacional. Ao mesmo tempo em que reafirmamos nossa aliança política preferencial com o PSB, participando do governo estadual, buscaremos aprofundar o diálogo com os demais partidos da base do governo Lula, entendendo a importância de fortalecer a aliança estadual com a participação do PMDB e do PDT", informou Geraldão. O partido também definiu que participará do processo de escolha do candidato a governador dos aliados de Lula no Estado por meio da realização de debates sobre o Rio Grande do Norte a ser realizado com os quatro pré-candidatos da base - Iberê Ferreira (PSB), João Maia (PR), Robinson Faria (PMN) e Carlos Eduardo (PDT) -, cada um em data diferente. A legenda irá procurar os governadoráveis para agendar os debates.

"A Executiva estadual do PT promoverá encontros com os pré-candidatos e partidos da base aliada visando discutir e colaborar na formulação de propostas de governo, explicitar a posição em relação à candidatura presidencial, ao arco de alianças estadual e a participação do PT no futuro governo", explicou Geraldão.

O PT também definiu que lutará por espaços na chapa majoritária; tentará ampliar os mandatos que possui na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal; e discutirá as políticas do governo Lula com a população. "Os petistas potiguares reafirmam o compromisso de dialogar com a sociedade sobre o impacto positivo das medidas que o governo Lula vem tomando, com êxito, no combate à crise econômica", concluiu.

BNDES vai financiar computador para escolas

Boa notícia. O governo federal anunciou semana passada uma linha de crédito de R$ 600 milhões do BNDES para Estados e municípios comprarem laptops para as escolas públicas.. Com isso, pode ter grande incremento o Um Computador por Aluno. A expectativa é que a linha de financiamento esteja disponível entre 30 e 60 dias.O financiamento vai cobrar TJLP (hoje de 6%) mais 1%.

As manchetes do dia

Folha de São Paulo
PMDB tenta enquadrar os críticos de Sarney

O Estado de S.Paulo
Senadores planejam boicote a Sarney para forçar renúncia

Jornal do Brasil
Santos Dumont, medo e insônia

O Globo
Ministro admite que é falha a fiscalização na área da cultura

Valor Econômico
Fazenda pedirá veto se a emenda do IPI passar

Correio Braziliense
Justiça tenta garantir distribuição de antiviral

Estado de Minas
Gripe mata jovem na volta da Disney

Diário do Nordeste
Estelionatérios promovem farra de golpes no Ceará

A Tarde

Chacina na periferia e falta de PMs na orla

Extra
Imóveis da Caixa são vendidos e alugados ilegalmente no Rio

Correio do Povo
Suspensas cirurgias e internações eletivas pelo SUS em todo o RS

Folha de Pernambuco
Santa cruz: Drama! Náutico e Sport: Alerta!

Jornal do Commercio
Fiasco tricolor

Diário de Pernambuco
O timbu acordou

Blog do Prof. Ozamir Lima - Designer: Segundo Freitas