terça-feira, 3 de novembro de 2009

Apodi tem saldo positivo em geração de empregos

Li no jornal Gazeta do Oeste de ontem,matéria mostrando que Apodi teve saldo positivo na geração de empregos formais (128).Notícia realmente muito positiva ,pois coloca nossa cidade em destaque. No Rio Grande do Norte ficamos em 4º lugar,atrás de Natal (1.408) , Mossoró (1.305) e Ceará-Mirim (249).

Esperamos que essa recuperação da economia apodiense seja consistente e que nossa cidade possa avançar quantitativamente no quesito economia como uma forma de melhorar o nível de vida do nosso povo.


Leia matéria completa:


NATAL/APODI - O Rio Grande do Norte terminou o mês de setembro com um saldo positivo na geração de empregos formais. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), 4.421 novos empregos com carteira assinada foram criados no Estado. Isso representa uma variação de 1,29% entre o número de admissões e demissões, que supera a média nacional de 0,77%. Os setores que mais se destacaram dentro desse desempenho foram à agropecuária, construção civil e serviços.
No comparativo entre os meses de agosto e setembro deste ano, a expansão no estoque de assalariados foi de 1,31%. Esse incremento só foi possível pelo bom desempenho do setor agropecuário, que ganhou 1.409 novos postos de trabalho.
Construção civil, serviços e comércio também merecem destaque. No primeiro, foram criados 1.102 novos empregos, o que representa um volume de 25,8% a mais do que no mesmo período do ano passado. No setor de serviços, o incremento foi de 984 novos postos. Ou seja, 91% a mais do que em 2008. O desempenho é ainda melhor quando se fala no comércio, que absorveu 859 trabalhadores em setembro, 100,7% a mais do que no mesmo mês do ano anterior.
O maior número de empregos criados concentrou-se em Natal (1.408) e Mossoró (1.305). Logo em seguida, se destacam os municípios de Ceará-Mirim (249), Apodi (128) e São Gonçalo do Amarante (70). O desempenho do Rio Grande do Norte também é positivo quando comparado com os índices alcançados pelas outras regiões do país. Com uma variação de 1,29% entre admitidos e demitidos, o RN fica à frente de todo o Norte (1,00%), Sul (0,68%), Centro-Oeste (0,49%) e Sudeste (0,47%).
O secretário de estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social, Fabian Saraiva, comemora o resultado. Segundo ele, o fato do Rio Grande do Norte ter ficado acima da média nacional na geração de empregos formais significa um avanço positivo destacando as ações e os programas para qualificação instituídos pelo governo Wilma de Faria. "Isso mostra que o estado vem se recuperando de junho até agora, já que nos primeiros meses do ano enfrentamos dificuldades. A expectativa é que possamos fechar 2008 com um saldo positivo. Vale ressaltar ainda que estamos iniciando o período de contratações temporárias, o que vai contribuir ainda mais para isso", ressalta.
O presidente da Câmara Dirigentes Lojistas de Apodi, empresário Rosivan Duarte, vê como positivo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, onde o município de Apodi ficou em 4º colocação entre as cidades que empregam mais. "O comércio de Apodi hoje é um dos mais organizados do Rio grande do Norte, a agricultura Familiar e as empresas que atuam em nosso município, tem contribuído para o crescimento econômico de Apodi", comentou Rosivan Duarte que preside a CDL formada por cerca de 125 empresários.
O empresário Bráulio Ribeiro também comemora o resultado. "Isso é fruto da organização dos empresários de Apodi, porque estão empregando mais com carteira assinada, mostrando que estão organizados e cumprindo o que manda a legislação trabalhista", disse Bráulio Ribeiro, que garante emprego para mais de 100 pessoas em suas três empresas.
Outro setor responsável pelo crescimento econômico de Apodi é a Agricultura Familiar, que tem comercializado produtos em alta escala junto a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB). O Mel, Castanha e Arroz são os principais produtos produzidos no solo apodiense que tem garantido o sustento de centenas de famílias.

0 comentários:

Blog do Prof. Ozamir Lima - Designer: Segundo Freitas