quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Ciências e Tecnologia da Ufersa entre os cursos mais procurados do Brasil


O curso de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) está entre os mais procurados pelos estudantes que estão buscando uma vaga no ensino superior através do Sistema de Seleção Unificada (SISU), destinado apenas aos estudantes que participaram do Enem 2009. O curso ocupa a 14ª colocação entre todos os outros 974 disponibilizados pelo Sisu por meio de 51 instituições de todo o país.
De acordo com o último levantamento divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), 1.977 estudantes já tinham se candidato a uma das 450 vagas oferecidas para o curso nos campi de Mossoró (300) e Angicos (150). O curso mais procurado é também de Ciência e Tecnologia, da Fundação Universidade Federal do ABC-SP.
O reitor da Ufersa, Josivan Barbosa, justificou que a grande procura pelo curso de Ciências e Tecnologia é motivada pelas diferentes opções que ele oferece. "Após os três anos iniciais do curso, o estudante pode pegar o seu diploma e partir para o mercado de trabalho ou pode escolher ainda outra duas opções: fazer uma engenharia específica por mais dois anos ou uma licenciatura por mais um ano", esclareceu.
Josivan informou que a criação do curso foi discutida por dois anos em conjunto com a Universidade Federal da Bahia, que também implantou o curso de Ciências e Tecnologia no Nordeste. "Procuramos encontrar uma forma que tornasse mais agradável a escolha do estudante, que nesse curso tem três anos para se decidir sobre o que vai seguir", observou.O reitor destacou que os estudantes atualmente são forçados a escolher uma determina área e muitas vezes acabam tomando uma decisão precipitada. "A prova é que cerca de 60% dos estudantes não concluem os cursos de engenharia", enfatizou Josivan Barbosa.
A inscrição no Sisu fica aberta até hoje, das 6h as 23h59.
Magno Alves
DE FATO

0 comentários:

Blog do Prof. Ozamir Lima - Designer: Segundo Freitas