sábado, 20 de fevereiro de 2010

Meteorologistas preveem inverno abaixo da média para o semiárido nordestino

Meteorologistas dos centros de previsão do tempo dos Estados da região Nordeste, do CPTEC/INPE e Inmet concluíram que o inverno deste ano vai ser abaixo da média no semiárido nordestino. A conclusão foi feita durante a 3ª Reunião de Análise e Previsão Climática, realizada quinta, 18, e sexta, 19, em Natal, para os meses de março, abril e maio no Nordeste do Brasil. Os meteorologistas reunidos observaram temperaturas da superfície do mar mais quentes que a média no Oceano Pacifico equatorial, caracterizando um evento de El Niño de moderado a fraco, que segundo os modelos de previsão de temperatura da superfície do mar mostra um enfraquecimento durante os próximos meses.
No Oceano Atlântico as temperaturas da superfície do mar apresentaram durante o mês janeiro de 2010 o setor sul um pouco mais aquecido do que o norte, com ambas regiões apresentando anomalias positivas. Essa configuração ainda não é definida como favorável para o deslocamento da Zona de Convergência Intertropical, principal fenômeno causador de chuvas no período de março a maio na área norte da região Nordeste.
A maior parte dos modelos de previsão de chuvas analisados pelos meteorologistas indica tendência de ocorrência de chuvas abaixo da média climatológica. "De acordo com o exposto, conclui-se que o período chuvoso de março a maio no semiárido nordestino deverá se configurar com chuvas irregulares, espacial e temporal, com totais abaixo da média histórica", informa o meteorologista da Emparn, Gilmar Bristot.
Durante a reunião, foi realizada uma audioconferência com os técnicos do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do INPE, em Cachoeira Paulista, e do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), em Brasília.

PARTICIPANTES - A 3ª Reunião de Análise e Previsão Climática, promovida pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) no auditório da Secretaria Estadual de Agricultura, no Centro Administrativo, em Natal, reuniu técnicos da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (AESA); do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos/Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/INPE); do Centro de Ciência do Sistema Terrestre (CCST/INPE); do Departamento de Meteorologia da Secretaria de Recursos Hídricos de Alagoas (DEMET/SEMARH); da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN); da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME); do Laboratório de Meteorologia de Pernambuco do Instituto Tecnológico de Pernambuco (LAMEPE/ITEP); da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA).
fonte:Gazeta do Oeste

0 comentários:

Blog do Prof. Ozamir Lima - Designer: Segundo Freitas