domingo, 9 de maio de 2010

[Apodi] Arroz potiguar é destaque nacional

A região do Vale do Apodi é o segundo maior produtor nacional de arroz integral ou, como é mais conhecido, arroz da terra, ficando atrás apenas da produção do estado da Paraíba. O cultivo do cereal rico em nutrientes e presença constante nas receitas da culinária nordestina, gera uma economia em torno de R$ 7 milhões ao ano para a região do Vale do Apodi, responsável por 90% da produção de arroz integral do Rio Grande do Norte.


De acordo com o secretário municipal de Agricultura de Apodi, José Eron da Costa, cerca de 600 famílias estão envolvidas no plantio do arroz da terra. "A produção da região gera mais de sete toneladas de arroz por cada hectare de terra", explicou o secretário. A maioria do arroz integral plantado na região do Vale do Apodi que compreende os municípios de Apodi, Caraúbas, Felipe Guerra e Governador Dix-Sept Rosado é realizada por pequenos produtores rurais organizados em 21 associações e cooperativas que sobrevivem da cultura do cereal.

O agricultor José Maria de Oliveira, que preside uma das associações relata que a falta de incentivos do Estado para os produtores rurais dificulta a expansão do cultivo. "Os custos estão muito altos, já que nos falta incentivo e o consumo de energia e água para a irrigação gera muitas despesas, o nosso lucro é mesmo só para a sobrevivência", explicou José Maria. Para se ter uma idéia no período sem chuvas, para cada quilo de arroz plantado são gastos 4 mil litros de água para a irrigação.

Na Paraíba, o Governo do Estado lançou há dois anos o Programa Tarifa Verde, que reduz os gastos em mais de 70% do consumo de energia para fins de irrigação de frutíferas e alimentos básicos, além da liberação do uso de águas beneficiando os pequenos produtores rurais paraibanos. "Vamos cobrar do Governo o apoio para que também possamos expandir a nossa produção", ressaltou Eron Costa.

Ação Social

Os produtores do Vale do Apodi contam com a parceria da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab-RN) que através do Programa deAquisição de Alimentos (PAA) adquire boa parte da produção do arroz integral dos agricultores familiares e destina a instituições filantrópicas que atendem pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional. Somente em 2009, a Conab-RN comprou dos produtores de arroz integral de Apodi mais de duas toneladas de alimentos para estoque e doação simultânea. Para outras informações sobre o cadastro, a Conab-RN disponibiliza o telefone: 4006-7616.
Júlio César Rocha
Diário de Natal

0 comentários:

Blog do Prof. Ozamir Lima - Designer: Segundo Freitas