sábado, 12 de junho de 2010

Ração Humana é a mais nova moda para quem faz regime

A Ração Humana é uma novidade que tem se popularizado entre os adeptos de uma alimentação mais saudável e rica em nutrientes. A mistura combina pelo menos 10 ingredientes, entre eles grãos, farelos e outras substâncias naturais. O alimento promete uma série de benefícios para o corpo, desde o emagrecimento até mesmo o controle de doenças, como colesterol e diabetes.

Mas a nutricionista Priscila Bertevello explica que há controvérsias entre o uso dessa mistura. "Ela faz bem para algumas pessoas, pois ajuda a melhorar o trânsito intestinal por ser rica em fibras. Geralmente, as pessoas não têm o hábito de consumir alimentos com fibras, como verduras, legumes e fruta", explica a médica. Muitas pessoas, segundo ela, se iludem com o efeito emagrecedor do composto.

"Como o intestino começa a funcionar melhor, até mais de uma vez por dia as pessoas começam a perder líquidos e, consequentemente, peso. Mas isso não significa que estão perdendo gorduras. Ela só tem essa função quando as pessoas estão dispostas a fazer uma reeducação alimentar e não é isso que acontece na maioria das vezes", revela a nutricionista.

Entre os principais ingredientes da mistura estão a soja, aveia, linhaça, gérmen de trigo, gergelim, levedo de cerveja, entre outros. Todos são moídos e misturados, formando uma farinha carregada de valor nutricional. Alguns desses grãos têm efeitos benéficos já conhecidos. Um bom exemplo é a linhaça, rica em ácidos graxos Ômega 3, sais minerais e vitaminas. Ela auxilia na regularização do intestino, tem ação anti-inflamatória e aumenta a atividade do sistema imunológico.

A aveia contém uma espécie de goma que envolve as moléculas gordurosas, dificultando a absorção delas pelo organismo, além de auxiliar no combate ao colesterol. Já o gergelim é muito rico em cálcio e fósforo, possui proteínas, lecitina, vitaminas A, E, B1, B2, niacina e minerais. Segundo a farmacêutica Luciana Barbosa, o produto deve ser armazenado em um frasco escuro e conservado em geladeira após aberto.

"O ideal é consumir duas colheres de sopa por dia. Se a pessoa tem o propósito de emagrecer, ela pode ser consumida no café da manhã com iogurte, sucos ou no jantar. Para quem quer apenas os benefícios da Ração pode consumir a mesma quantidade em qualquer uma das refeições", diz Luciana. A Ração possui também duas versões, a integral e a light. "A integral contém açúcar mascavo, guaraná e cafeina e não deve ser consumida por diabético e hipertensos. A outra versão pode ser ingerida por todos", explica Luciana.



O Mossoroense

0 comentários:

Blog do Prof. Ozamir Lima - Designer: Segundo Freitas