terça-feira, 20 de julho de 2010

Ufersa recebe primeiros equipamentos


Faltando menos de um mês para o início das aulas no campus da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) em Caraúbas, a Escola Estadual Antônio Carlos, sede provisória da referida universidade na região do Médio Oeste, começou a receber ontem os primeiros equipamentos. A entrega foi feita pelo diretor da Ufersa em Caraúbas, Roberto Vieira Pordeus, à diretora da escola, professora Luzinete Jerônimo Fernandes, em companhia do secretário de Administração de Caraúbas, Alfredo José Fernandes.
Foram 150 carteiras, 15 birôs, oito estantes, 25 computadores, oito ventiladores e cinco aparelhos de ar-condicionado que serão utilizados também no prédio administrativo. Ainda serão instaladas uma máquina xérox e um bebedouro na Escola Antônio Carlos.
Roberto Pordeus informou que o reitor da Universidade Federal do Semiárido, Josivan Barbosa, está tomando todas as providencias cabíveis para o início do semestre letivo no novo campus. Na ocasião, Roberto Pordeus informou ainda que 80% das matrículas já efetuadas são de estudantes provenientes da região do Médio Oeste, sendo a maioria de Caraúbas e Apodi.
Para o secretário Alfredo Fernandes, a instalação da Ufersa em Caraúbas vai beneficiar estudantes de treze cidades que fazem limite direto com o município e mais 48 que fazem limite indireto, ou seja, com distância superior a 40km, inclusive, municípios dos Estados do Ceará e da Paraíba.

AULA INAUGURAL

A aula inaugural do campus da Ufersa no município de Caraúbas está prevista para acontecer no dia 16 de agosto. O evento acontecerá na Casa da Comunidade (Santuário do Coração de Jesus), às 19h.
A parte administrativa também funcionará provisoriamente num prédio localizado próximo à Escola Antônio Carlos. A escola conta com laboratório de informática para atender aos futuros universitários. A universidade funcionará no curso noturno.
A seleção dos novos estudantes da Ufersa foi feita através do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM), através do Sistema de Seleção Unificado (SISU). A Universidade do Semiárido também está concluindo o processo de contratação via concurso público dos professores e corpo funcional do campus de Caraúbas.

Ufersa já atende três regiões
A expansão da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) começou há cinco anos, primeiro, com a ampliação dos cursos e das áreas de abrangência e, em seguida, com a construção de novos campi avançados distribuídos pelo Estado. Angicos foi a primeira cidade contemplada com a construção de um campus, que está em fase de conclusão. As aulas estão ocorrendo em um prédio cedido em parceria com a Prefeitura.
Caraúbas foi o último município a entrar na luta pela conquista de uma unidade da instituição de ensino superior, porém mostrou força política desbancando o município de Apodi, primeiro a iniciar a batalha para conseguir o campus.
Inicialmente, a batalha era com Pau dos Ferros, que, também articulado, garantiu em Brasília (DF) a sua unidade. Assim, com essa expansão, a Ufersa, além de Mossoró, onde está o campus central, atenderá grande parte do Estado com estruturas em Angicos, para atender a região Central, Caraúbas no Médio Oeste e Pau dos Ferros no Alto Oeste, podendo receber alunos do interior do Ceará e Paraíba.
De FATO

0 comentários:

Blog do Prof. Ozamir Lima - Designer: Segundo Freitas