sábado, 26 de fevereiro de 2011

Pisa: melhores salários a professores dão mais resultados que turmas menores

O Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes) divulgad o pela OCDE (Organização para a Cooperação Econômica Europeia), chegou à conclusão, depois da análise dos resultados, que sistemas considerados de sucesso gastam muito dinheiro em educação e tendem a priorizar o salário docente à formação de classes menores.
De acordo com a pesquisa, o melhor desempenho dos estudantes está relacionado aos salários mais altos dos professores e não a turmas com menos alunos. Para a OCDE, os sistemas que fazem isso comprovam pesquisas que “afirmam que aumentar a qualidade do professor é uma rota mais efetiva para melhorar os resultados dos estudantes do que criar turmas menores”.

Recurso

Dentro dos países, afirma o Pisa, escolas com melhores recursos geralmente têm desempenho melhor por tenderem a ter mais estudantes “sócio-economicamente favorecidos”. Alguns locais, diz a pesquisa, têm grande relação entre os recursos e o ambiente demográfico e sócio-econômico da região onde as escolas se encontram.
“Se a maioria ou todas as escolas tiverem o mínimo de recursos necessários para permitir um ensino efetivo, recursos materiais adicionais podem fazer mínima diferença nos resultados”, diz o relatório.

E no Brasil?

Para Daniel Cara, coordenador geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, também no Brasil o foco no professor é sempre a variável mais importante. “Mas só o foco no professor não vai surtir os efeitos necessários. Claro que o primeiro passo é esse. Investir em formação continuada. Só que esse passo não vai ser suficiente pra resolver o déficit educacional brasileiro”, afirma.
“O grande caminho agora é incentivar a renda das famílias. Quanto maior a renda, maior a escolaridade”, diz Cara.

Vem aí, para fracassar de novo, a campanha do desarmamento

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, para enfrentar o problema das mortes violentas, resolveu retomar a campanha pelo desarmamento. A causa é justa e necessária, mas está condenada ao fracasso se não houver uma mudança na realidade social que leva os cidadãos comuns a se armarem: o combate direto à criminalidade. Essa foi a lição do plebiscito sobre o desarmamento, no qual o governo federal, o Congresso e o Judiciário, com apoio dos meios de comunicação de massa, realizaram uma ampla campanha a favor da proibição da venda de armas e não conquistaram o voto popular para a causa. Quem não se sente seguro em sua própria casa, reluta em abrir mão do direito de adquirir uma arma.

Só pobre

O maior problema no combate à violência é a impunidade. Apenas alguns homicídios de jovens são apurados, geralmente quando as vítimas são de classe média. A maioria dos assassinatos de jovens pobres - negros, mulatos ou pardos, principalmente - não passa do registro de ocorrência. Os inquéritos às vezes nem sequersão abertos, por falta do devido atestado de óbito. Seus autores geralmente são traficantes de drogas ou policiais a serviço de terceiros. Como no mercado dos entorpecentes não existe protesto de títulos, a cobrança das dívidas é feita à bala. Ou paga ou vai para a vala.

Brasil é o país do mundo onde mais são assassinados jovens

Relatório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) informa que 38% dos adolescentes do Brasil vivem em situação de pobreza e são o grupo etário mais vulnerável ao desemprego, à violência e até à degradação ambiental, entre outros indicadores de redução da qualidade de vida. O documento, divulgado ontem, informa que 81 mil adolescentes brasileiros de 15 a 19 anos foram assassinados entre 1998 e 2008. Segundo o texto, o Brasil ocupa o primeiro lugar no ranking mundial de homicídios de jovens, segundo o Correio Braziliense.

Primeira eleição a presidente do Brasil foi há 120 anos


Com 56% dos votos, o marechal Manuel Deodoro da Fonseca foi eleito o primeiro presidente do Brasil, há exatos 120 anos.

A votação, que ocorreu no dia 25 de fevereiro de 1891, foi indireta, apesar da Constituição da recém-formada República no Brasil determinar eleição direta. Como naquela época já existia o “jeitinho brasileiro”, as disposições transitórias da Constituição previam eleições indiretas para o primeiro governo.

Também naquela época o candidato poderia concorrer ao cargo de presidente e, ao mesmo tempo, de vice-presidente. Como ocorreu com o marechal Floriano Peixoto, que recebeu apenas três votos para presidente, mas 153 para vice-presidente.

Deodoro da Fonseca foi eleito com 129 votos, seguido por Prudente de Morais, com 97 votos.

História: 26 de fevereiro de 1969

A ditadura baixa o Decreto-lei 477: estudante considerado subversivo fica proibido de se matricular em qualquer escola durante 3 anos. O Ato Institucional nº 7 suspende eleições

Enya - Caribbean Blue

Prefeitura de Apodi abre inscrições para eleição do Conselho Tutelar

Da Redação do DIARIODENATAL.COM.BR, com informações da assessoria



A Prefeitura do Apodi via Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente publicou edital de convocação no Diário Oficial do Estado para os apodienses que desejam se inscrever na eleição para escolha dos membros do Conselho Tutelar da cidade.

De acordo com o edital, que foi assinado pela presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, professora, Patrícia Lorena Raposo, as inscrições estão abertas para candidatos a membros do Conselho Tutelar e seus respectivos suplentes, no período de 21 a 22 de março de 2011, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social, situada a Praça São Francisco, 124, no horário de 8h às 13h. Serão escolhidos 5(cinco) membros titulares e seus respectivos suplentes, para desempenharem suas funções como conselheiro tutelar, com mandato de 03 (três) anos.

A resolução contendo às exigências para inscrição e as condições dos candidatos são: a reconhecida idoneidade moral, atestada através de certidões de cartório civil e criminal, e pela delegacia de polícia civil da cidade; ser maior de 21 anos de idade, comprovados por certidão de nascimento ou casamento; provar que reside no município, com comprovante de recibo de energia elétrica, água, telefone ou atestado de residência, fornecido por autoridade policial; concluído o Ensino Médio; ter reconhecida experiência de, no mínimo, dois anos no tratamento com criança e adolescente, nos últimos três anos, com carta de referência do local de trabalho e ter disponibilidade de tempo para assumir suas funções caso venha ser eleito.

Segundo a presidente do Condica, Patrícia Lorena Raposo, todos os candidatos serão submetidos à seleção, através de provas de Língua Portuguesa, Atualidades e Estatuto da Criança e do Adolescente. Somente aprovado na seleção o candidato apresentará a documentação exigida. É vedada a candidatura de quem possua vínculo empregatício em outro município.

O Calendário Eleitoral ficou assim definido:

Publicação dos Candidatos - 23 a 25 de março;

Período de impugnação - 29 a 31 de março;

Período de Campanha - 01 a 08 de abril;

Eleição– 09 de abril;

Posse– 25 de abril.

Os candidatos deverão obedecer aos seguintes critérios:

É proibida a propaganda por meios de anúncios luminosos, faixas, cartazes, meios de comunicação e qualquer outra propaganda que caracterize promoção individual;

Não será permitida propaganda que atinja honra e reputação dos candidatos e/ou pessoas que exerçam atividades públicas;

Igualmente deve ser respeitada toda a legislação que se refere aos crimes contra a honra. Qualquer denúncia de inobservância dos critérios previstos no edital deverá ser apresentada e devidamente comprovada, à Comissão Especial para emissão de parecer de caráter irrevogável, garantindo o direito de defesa do candidato.

Falta de políticas de segurança pública incentiva aumento de crimes em pequenos municípios

A criminalidade cresce de maneira alarmante no interior do Brasil. A pequisa Mapa da Violência 2011, divulgada pelo Ministério da Justiça, aponta que entre 1998 e 2008 a taxa de homicídios no interior aumentou 38,6%, enquanto as capitais e regiões metropolitanas reduziram seus índices em 24,6%.

De acordo com o estudo, houve deslocamento dos polos da violência para os locais com menor presença do Estado na área de segurança pública. Isso demonstra a falta de políticas específicas para combater a criminalidade em municípios de médio e pequeno porte.

O Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci), principal ação do governo federal na área, atende apenas os grandes centros urbanos e municípios com mais de 200 mil habitantes. Os governos dos estados, aos quais cabe constitucionalmente estabelecer e executar as políticas de segurança pública, também não têm ações sistemáticas para conter a criminalidade e a violência nessas localidades.

A interiorização da violência indica que é o interior que assume a responsabilidade pelo crescimento das taxas de homicídios e não mais as capitais ou regiões metropolitanas. “É inegável que essa situação de equilíbrio instável vai exigir esforços redobrados dos governos e da sociedade civil para interiorizar e espalhar as políticas de contenção e enfrentamento da violência”, diz a pesquisa.

De acordo com a coordenadora do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESeC), Silvia Ramos, o processo de migração da violência começou das capitais para os municípios das regiões metropolitanas e depois para o interior. “Hoje, a violência migrou para os chamados municípios de médio porte. Aquela cidade com 50 mil habitantes, que era um lugar onde todo mundo dormia de portas e janelas abertas ou ficava na pracinha até de noite tocando violão.”

Fatores como tráfico de drogas, comércio clandestino de armas e policiamento precário contribuíram para o aumento das taxas de homicídio no interior do país, segundo Silvia. “Essas cidades adotaram uma cultura de violência. Aquela cidadezinha [pacata] passou a ser um local onde todo mundo está se entupindo de grades.”

Além da interiorização da violência, a pesquisa também destaca a concentração da criminalidade em certas áreas urbanas, como favelas e zonas periféricas. Para Silvia, isso reflete o surgimento de uma nova variável explicativa para o crescimento da violência: a geografia urbana.

“Antigamente, costumava-se imaginar que renda, gênero, raça e escolaridade eram variáveis explicativas importantes para entender taxa de homicídio. Embora tudo isso seja verdade, apareceu uma nova, que é a variável do local de moradia.”

De acordo com a coordenadora, as políticas públicas não estão preparadas para intervir de forma integrada nesses territórios. “Temos de melhorar as respostas na área de segurança pública. Para que a criminalidade seja reduzida, temos, em primeiro lugar, que ter policiais comunitários e, ao mesmo tempo, investir na melhoria [infraestrutura e ações sociais] dessas áreas.”

Da Agência Brasil.

Confira os concursos em andamento no RN e outros estados da região Nordeste

Os interessados em entrar no funcionalismo público podem explorar uma vasta lista de vagas dos concursos nesse início de ano na região nordestina. Em nível local, o Rio Grande do Norte disponibiliza três concursos com salários de R$ 2989,33 a R$ 7.333,67, em certames realizados pelo CREA e UFRN. Em outros estados do Nordeste, salários entre R$ 1.150,00 a R$ 8.000,00. Confira a lista:

Bahia e Sergipe

CRN - Conselho Regional de Nutricionistas - 5ª Região; 5 vagas e salários até R$ 2337,00. Inscrições até 28 de março através do site http://www.concepcaoconcursos.com.br/

Alagoas

Prefeitura de Maribondo; 247 vagas com salários até R$ 3.600,00. Inscrições até 18 de março através do site http://www.advise.net.br/ns/

Ceará

Prefeitura de Quiterianópolis; 335 vagas com salários até R$ 8000,00. Inscrições até 11 de março das 08h às 12h, no ESPAÇO CULTURAL, situado na Rua das Acácias, s/n - Centro, no Município de QUITERIANÓPOLIS.

Maranhão
Prefeitura de Pirapemas; 239 vagas até R$ 1150,00. Inscrições até 6 de março através do site http://site.fsadu.org.br//

Paraíba
Prefeitura de Umbuzeiros; 31 vagas com salários até R$ 5800,00. Inscrições até 20 de março pelo site www.acaplam.com.br

Pernambuco
PETROQUÍMICASUAPE - COMPANHIA PETROQUÍMICA DE PERNAMBUCO; 61 vagas com salários até R$ 5376,88. Inscrições até 27 de fevereiro através do site http://www.cesgranrio.org.br/

Rio Grande do Norte

CREA - Cons. Reg. de Engenharia, Arquitetura e Agronomia; 21 vagas com salários até R$ 4590,00. Inscrições até 04 de março pelo site http://www.institutocidades.org.br/

UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Professores, até 02 de março com 73 vagas e salários até R$ 7333,67.

Inscrições:

Secretaria das unidades de lotação:

As inscrições também poderão ser feitas por VIA POSTAL EXPRESSA, desde que a postagem ocorra dentro do prazo estabelecido.

As inscrições por VIA POSTAL EXPRESSA deverão ser remetidas para os seguintes endereços, adicionando-se o nome do Centro Acadêmico ao qual está vinculada a unidade de lotação.

Vagas com lotação em unidades de NATAL-RN

CAMPUS UNIVERSITÁRIO - UNIDADE DE LOTAÇÃO (NOME DO DEPARTAMENTO OU UNIDADE ACADÊMICA ESPECIALIZADA) - AV. SALGADO FILHO S/N - NATAL-RN - CEP: 59078-900.

Vagas com lotação no DCSH - CURRAIS NOVOS-RN

UFRN - DCSH / CURRAIS NOVOS - RUA MINA BREJUÍ S/N, SÍTIO TOTORÓ - CURRAIS NOVOS-RN - CEP: 59380-000.

Vagas com lotação em unidade de Santa Cruz/RN-FACISA

UFRN-FACISA - SECRETARIA DA UNIDADE-RUA TRAIRI - S/N, CENTRO, SANTA CRUZ/RN - CEP: 59200-000, telefone/fax: 84-32912411.


UFRN

Técnico Administrativo - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; 19 vagas com salários até R$ 2989,33. Inscrições pelo site http://www.comperve.ufrn.br/

DN

Fátima Bezerra é escolhida para presidir a Comissão de Educação e Cultura da Câmara Federal


A deputada federal Fátima Bezerra(foto) vai presidir a Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados.


Fátima foi indicada pela liderança do PT.
É um prêmio para Fátima, que tem dedicado toda sua vida pública e seu mandato na Câmara na luta em defesa da Educação.
Quem também foi indicado para presidir uma das Comissões da Câmara foi o deputado federal João Maia.

João Maia vai presidir a Comissão de Desenvolvimento Econômico.
Confira a distribuição das presidências das comissões pelos partidos, alguns com deputados já indicados para chefiá-las:
- da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional - PP;


- de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural – DEM [deputado Júlio Cesar (PI)];


- de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática - PSDB;


- de Constituição e Justiça e de Cidadania – PT – [deputado João Paulo Cunha (SP)];


- de Defesa do Consumidor – bloco PV/PPS [Roberto Santiago (PV-SP)];


- de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio – PR [deputado João Maia (RN)];


- de Desenvolvimento Urbano - PMDB;


- de Direitos Humanos e Minorias - PCdoB [deputada Manuela D'Ávila (RS)];


- de Educação e Cultura – PT – [deputada Fátima Bezerra (RN)];


- de Finanças e Tributação – PT – [deputado Cláudio Puty (PA)];


- de Fiscalização Financeira e Controle - PSC [Sérgio Brito (BA)];


- de Legislação Participativa - PR;


- de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - PDT;


- de Minas e Energia - PMDB;


- de Relações Exteriores e de Defesa Nacional - PSDB;


- de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado – DEM [deputado Mendonça Prado (SE)];


- de Seguridade Social e Família – PMDB;


- de Trabalho, de Administração e Serviço Público – PTB [deputado Silvio Costa (PE)];


- de Turismo e Desporto – PSB [deputado Jonas Donizette (SP)]; e


- de Viação e Transportes – PP.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

O modismo da aprovação automática

Universidades federais podem perder R$ 1 bi

“Do corte de R$ 50 bilhões no Orçamento anunciado pela equipe econômica, R$ 1 bilhão deverá vir do Ministério da Educação (MEC), dos R$ 70 bilhões autorizados inicialmente para a pasta. O MEC ainda não definiu quais dos seus programas perderão recursos, mas uma parte da conta ficará para as universidades federais. Na semana passada, o secretário de Educação Superior da pasta, Luiz Cláudio Costa, pediu a reitores que avaliassem a possibilidade de cortar 10% dos recursos para custeio – como água, luz e assistência estudantil – e 50% do dinheiro destinado a diárias e passagens.

A decisão deixou contrariado o dirigente da Universidade Federal de Brasília (UnB). Em nota divulgada na semana passada no site da universidade, o reitor em exercício, João Batista de Sousa, afirma que o valor pode comprometer as atividades da instituição. “É um valor alto, ainda mais se considerarmos que os recursos do governo já não são suficientes para manter as nossas atividades”, diz.

Apesar do corte, a pasta assegura, por outro lado, que estão garantidas as nomeações para técnicos e professores de universidades. A presidente Dilma Rousseff já assinou medida provisória permitindo a contratação de professores em caráter temporário para novas universidades ou unidades de instituições já existentes.

O MEC informou que essas vagas durarão no máximo dois anos e que ao final do período haverá concurso. O contingenciamento do Orçamento da Educação no ano passado foi maior do que o anunciado agora (cerca de R$ 2 bilhões), mas boa parte do dinheiro foi liberada ao longo do ano.”

(Folha.com)

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Culto em ação de graças à aprovação nos vestibulares UFRN, IFRN, UFERSA, UERN e UnP

O pastor Welliton Souza da Igreja Batista, está convidando a todos que foram aprovados nos vestibulares da UERN, UFERSA, UFRN, IFRN, UnP, etc. e o povo em geral, para um culto em ação de graças que ocorrerá próximo sábado (19), ás 19h30min, na sede da referida igreja.

A Igreja batista situa-se na Rua Antonio Lopes Filho, por trás do restaurante popular. Vale seu comparecimento para agradecer as maravilhas que Deus tem feito em sua vida.


fonte:Blog do prof Toinho

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

A linguagem, as coisas e seus nomes

Hoje em dia, não fica bem dizer certas coisas perante a opinião pública. O capitalismo exibe o nome artístico de economia de mercado. O imperialismo se chama globalização. As vítimas do imperialismo se chamam países em via de desenvolvimento, que é como chamar de meninos aos anões. O oportunismo se chama pragmatismo. A traição se chama realismo. Os pobres se chamam carentes, ou carenciados, ou pessoas de escassos recursos.

Eduardo Galeano

Na era vitoriana era proibido fazer menção às calças na presença de uma senhorita. Hoje em dia, não fica bem dizer certas coisas perante a opinião pública:

O capitalismo exibe o nome artístico de economia de mercado;

O imperialismo se chama globalização;

As vítimas do imperialismo se chamam países em via de desenvolvimento, que é como chamar de meninos aos anões;

O oportunismo se chama pragmatismo;

A traição se chama realismo;

Os pobres se chamam carentes, ou carenciados, ou pessoas de escassos recursos;

A expulsão dos meninos pobres do sistema educativo é conhecida pelo nome de deserção escolar;

O direito do patrão de despedir sem indenização nem explicação se chama flexibilização laboral;

A linguagem oficial reconhece os direitos das mulheres entre os direitos das minorias, como se a metade masculina da humanidade fosse a maioria;
em lugar de ditadura militar, se diz processo.

As torturas são chamadas de constrangimentos ilegais ou também pressões físicas e psicológicas;

Quando os ladrões são de boa família, não são ladrões, são cleoptomaníacos;

O saque dos fundos públicos pelos políticos corruptos atende ao nome de
enriquecimento ilícito;

Chamam-se acidentes os crimes cometidos pelos motoristas de automóveis;

Em vez de cego, se diz deficiente visual;

Um negro é um homem de cor;

Onde se diz longa e penosa enfermidade, deve-se ler câncer ou AIDS;

Mal súbito significa infarto;

Nunca se diz morte, mas desaparecimento físico;

Tampouco são mortos os seres humanos aniquilados nas operações militares: os mortos em batalha são baixas e os civis, que nada têm a ver com o peixe e sempre pagam o pato, danos colaterais;

Em 1995, quando das explosões nucleares da França no Pacífico Sul, o embaixador francês na Nova Zelândia declarou: “Não gosto da palavra bomba. Não são bombas. São artefatos que explodem”;

Chama-se Conviver alguns dos bandos assassinos da Colômbia, que agem sob proteção militar;

Dignidade era o nome de um dos campos de concentração da ditadura chilena e Liberdade o maior presídio da ditadura uruguaia;

Chama-se Paz e Justiça o grupo militar que, em 1997, matou pelas costas quarenta e cinco camponeses, quase todos mulheres e crianças, que rezavam numa igreja do povoado de Acteal, em Chiapas.

(Do livro De pernas pro ar, editora L&PM

Dilma faz primeiro pronunciamento na TV focado na educação

A presidente Dilma Rousseff fez nesta quinta o primeiro pronunciamento em cadeia nacional de rádio e televisão desde que assumiu o cargo. E, durante pouco mais de cinco minutos, falou sobre o tema educação.A presidente anunciou um novo programa de acesso à escola técnica e a cobertura de todas as escolas públicas pelo Plano Nacional de Banda Larga. A presidente ainda afirmou que o governo está agindo para corrigir falhas no Enem e no Sisu.

Dilma não deixou de embutir no texto uma crítica à progressão continuada, política educacional do Estado de São Paulo levada adiante pelo governo tucano de seu adversário nas eleições de 2010, o ex-governador José Serra. "[É preciso] acabar com esta trágica ilusão de ver aluno passar de ano sem aprender quase nada", afirmou a presidente.

Na fala, gravada na manhã da última terça-feira (8) no Palácio da Alvorada, Dilma reafirmou seu "compromisso com a educação". Usou um tom ufanista para dizer que se vive um momento em que "o Brasil se eleva, com vigor, a um novo patamar de nação".

Dilma se comprometeu a corrigir as falhas no sistema de seleção unificada, o Sisu. E prometeu um 'grande salto' na qualidade da educação no país, com a valorização dos professores e do ensino médio e profissionalizante.

Garibaldi inaugura agências do INSS de Palmares e Barreiros

O ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, e o presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Mauro Luciano Hauschild, inauguram nesta sexta, 11, as agências da Previdência Social nos municípios de Barreiros e Palmares. As unidades foram reformadas depois da enchente em junho do ano passado. O investimento foi de R$ 1,3 milhão na reconstrução das duas agências.

A primeira agência a ser inaugurada é a de Palmares às 11h30, no centro da cidade. Em Barreiros a solenidade está marcada para as 15h30. Mesmo com as agências destruídas o atendimento à população foi garantido de forma improvisada para não prejudicar agendamentos e perícias.

Vendas da Coca-Cola crescem duas vezes mais no Brasil que no mundo

Do Estado de Minas

Os produtos da marca Coca-Cola já aderiram ao gosto dos brasileiros e estão presentes em mesas por todo o país há anos. Segundo a assessoria de imprensa da empresa, o crescimento das vendas refletem essa parceria. Em 2010, as vendas no Brasil expandiram 11%, enquanto em todo o mundo a alta foi de 5% no ano, chegando a um faturamento de R$ 17,7 bilhões e 10 bilhões de litros vendidos.

Ainda de acordo com os dados divulgados nesta quinta-feira, o bom desempenho da empresa no Brasil já perdura por 27 meses seguidos. Para Xiemar Zarazúa, presidente da Coca-Cola Brasil, “o Brasil tem cumprido seu papel no atual cenário global, onde estão cada vez mais evidentes suas demonstrações de fôlego para crescer e abrigar negócios bem-sucedidos, baseados em seus fundamentos. Acreditando neste potencial, somente em 2011, o Sistema Coca-Cola Brasil vai investir R$ 2,5 bilhões e, nos cinco anos entre 2010 e 2014, estão sendo investidos R$ 11 bilhões no país”.

A multinacional Coca-Cola também anunciou os dados de investimentos do ano passado, que registraram R$ 2,2 bilhões, e somaram R$ 6 bilhões nos últimos cinco anos. Com uma linha de mais de 150 produtos, os novos investimentos no país serão voltados para a área de sustentabilidade ambiental, com produtos que utilizam menos petróleo na produção e a instalação de fábricas verdes, conforme informou o grupo.

COLÍRIO

Eis a atriz Isis Valverde, que faz sucesso na novela Tititi, da Rede Globo. Não é uma gracinha?

Vale a pena assistir!




Esse video é interessante… O bispo de Limoeiro do Norte (CE), dom Emanuel Edilson da Cruz foi, no finalzinho de 2010, receber uma homenagem na Comissão de Direitos Humanos do Senado. Pois o bispo compareceu e, não apenas recusou a comenda, como passou o maior pito nos parlamentares brasileiros por causa do autoconcedido aumento de 61% nos salários de deputados e senadores:

“…quem assim procedeu não é PARLAMENTAR, é PARA LAMENTAR!!!”

domingo, 6 de fevereiro de 2011

U2 - I Still Haven't Found - Brazil 2006

Custo por aluno da rede pública previsto para 2011


Em 22 Estados, o custo por aluno da rede pública previsto para 2011 fica abaixo do mínimo estipulado para se ter educação com qualidade, definido pelo CAQi (Custo Aluno Qualidade Inicial) com base no PIB (Produto Interno Bruto) de 2008. De 2010 para 2011, houve um aumento de R$ 300 no valor da anuidade.

O valor estimado pelo CAQi para os primeiros anos do ensino fundamental é de R$ 2.194,56. Nove Estados trabalharão com R$ 1.722,05: Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco e Piauí. E chegarão a esse valor com complementação de verbas feita pela União. Apenas cinco unidades federativas superam o valor do CAQi para os anos iniciais. São elas: Amapá, Distrito Federal, Espírito Santo, Roraima e São Paulo.



Falta dinheiro?


Ao consideramos os anos finais do ensino fundamental, 13 Estados aplicam menos que o CAQi. O valor mais baixo por aluno para 2011 é de R$ 1.894,25, quando o recomendado é R$ 2.148,84. Já no ensino médio, 12 Estados destinam valores menores que o estipulado pelo índice -- R$ 2.066,46 de orçamento contra os R$ 2.209,80 recomendados.
Segundo Mozart Neves Ramos, conselheiro do CNE (Conselho Nacional da Educação), seria necessário garantir o investimento mínimo proposto pelo CAQi. Ramos foi o relator do parecer encaminhado ao MEC para a adoção do índice.
Na avaliação de Ramos, o investimento por parte do governo federal precisa ser maior. Seria necessário o aporte de R$ 30 bilhões - contra os atuais R$ 8,7 bilhões - para aplicar o CAQi no país, na estimativa do professor universitário. "Dos R$ 94,5 bilhões que o MEC propõe para 2011, R$ 8,7 bilhões são da União e R$ 7,8 bilhões vão para a complementação dos Estados [para que eles cheguem ao mínimo]. O que sobra é muito pouco para dividir entre as 27 unidades federativas", diz.
O CAQi, um índice elaborado pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação, inverte a lógica do investimento público por aluno. Atualmente o cálculo sobre o valor mínimo é feito com base na arrecadação tributária, dividindo o total de impostos destinados à área pela quantidade de alunos. Com o CAQi, o valor mínimo é estipulado e é preciso fazer cumprir esse investimento.

Municípios preocupados


Para o secretário municipal de Educação de Castro (PR), Carlos Eduardo Sanches, é preciso ter "dinheiro novo" no setor. O gestor, que também preside a entidade que representa os secretários municipais de educação (Undime), afirma que o aumento é significativo.
"Houve aumento de arrecadação de 13,5% e diminuição de 6,4% nas matrículas, o que levou o valor a subir 21%", explica Sanches. No entanto, ele se diz preocupado com o impacto desse aumento em outro quesito básico da gestão da área: o salário dos professores.
Dependendo do desfecho de um PL (projeto de lei) que tramita na Câmara dos Deputados, o piso nacional para o professor pode ter como índice essa variação do valor investido por aluno. O PL 3776/08 propõe que os vencimentos dos docentes sejam reajustados pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor).


Fonte:Uol













Blog do Prof. Ozamir Lima - Designer: Segundo Freitas