sábado, 26 de março de 2011

Simon: STF matou a Ficha Lima, e Gilmar antipatiza o Senado

O senador Pedro Simon (PMDB-RS) disse estar com a impressão "de que o Supremo matou a Lei da Ficha Limpa" com a decisão da semana passada. Ao comentar a posição de alguns ministros do STF, Simon disse considerar que o relator da matéria e ex-presidente do Supremo Gilmar Mendes "tem certa antipatia pelo Senado". Mesmo dizendo respeitar a posição do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux contra a aplicação desta lei nas eleições de 2010, o parlamentar lamentou que seu voto tenha sido decisivo para finalizar a posição da Corte sobre o assunto. "Foi uma ducha de água fria o que aconteceu", disse, ao se referir à decisão do STF, por 6 votos a 5, de que a lei não vale para as últimas eleições.
O parlamentar lembrou a contribuição da mobilização popular e das entidades da sociedade civil para a construção da democracia no Brasil. "Não é essa Casa [o Senado], nem o Supremo e nem o Executivo que vai mudar o Brasil, que vai fazer a reforma política, a reforma econômica ou a reforma ética, se o povo não vier", reforçou o senador pelo Rio Grande do Sul.
"Levou vinte anos, mas hoje o Supremo não precisa de licença, nem da Câmara nem do Senado, para processar deputados ou senadores. Mas não processa porque não quer, porque fica na gaveta [do STF], ano após ano. Em nome de quem os processos do Supremo não avançam?", questionou Simon.(da Agência Senado)

0 comentários:

Blog do Prof. Ozamir Lima - Designer: Segundo Freitas