domingo, 27 de novembro de 2011

Profissões além das tradicionais ou da moda

c5d517f00697a27f4f77b203b2162341.jpg
Profissionais de estatística, economia e contabilidade têm tido espaço para atuar em diversas empresas

Por Sílvia Gusmão

Medicina, direito e engenharia estão entre as profissões tradicionais, frequentemente, associadas a status, bons salários e estabilidade na carreira. O que leva muitos vestibulandos, estimulados pelos pais ou pelo colégio, sentirem-se atraídos por elas na hora escolher o curso. Outras, já são alvo de muito interesse, porque estão na moda e são constantemente decantadas na mídia. Moda, gastronomia, publicidade, jornalismo, estão entre elas. O problema é que ter a chancela de tradicional ou estar em evidência não significa que a opção por elas, seja garantia de emprego ou de boa remuneração. No entanto, há outras que, por desconhecimento ou preconceito, são subestimadas pelos estudantes no momento de definir a carreira. Apresentam um mercado em expansão e, muitas vezes, oferecerem boas perspectivas de emprego.

É o caso, por exemplo, de enfermagem. Trata-se de uma das profissões da área da saúde que mais rapidamente emprega. Oferece inúmeras oportunidades de trabalho em hospitais, nos homecares e nos Programas de Saúde da Família junto às comunidades. O aumento da expectativa de vida da população tenderá a ampliar ainda mais as possibilidades de emprego para os enfermeiros. No entanto, este cenário otimista é inversamente proporcional à procura dos estudantes pelo curso. A profissão emprega bem, mas atrai pouco.

Há outras opções além das engenharias, para quem gosta de lidar com números. Profissionais de estatística, economia e contabilidade têm tido espaço para atuar em diversas empresas da inciativa privada e do setor público, porque estão em alta, hoje, especialistas que saibam interpretar dados e traçar planos de investimento para as instituições. Outra alternativa é geologia, que oferta áreas de atuação ligadas ao meio ambiente e à mineralogia, no gerenciamento de recursos naturais.

Esses exemplos demonstram que pode valer a pena os estudantes olharem para outras profissões, além daquelas já “conhecidas”.

0 comentários:

Blog do Prof. Ozamir Lima - Designer: Segundo Freitas