sábado, 16 de junho de 2012

Aspirina contra o câncer


Ciência Hoje Online:
Quase uma panaceia 
Três estudos realizados por pesquisadores do Reino Unido defendem que a aspirina pode ajudar a prevenir e possivelmente tratar vários tipos de câncer. Para alcançar o efeito benéfico, bastaria tomar um comprimido por dia. 
. Dicionários definem ‘panaceia’ como um remédio com o poder para curar todos os males. É improvável que a ciência chegue a tanto, mas é possível que o mais próximo disso hoje seja a popular aspirina. Três artigos recentes defendem que essa molécula pode ajudar a prevenir e possivelmente a tratar o câncer. Os estudos foram publicados em março na versãoon-line das revistas The Lancet e The Lancet Oncology.
. A molécula de aspirina (ácido acetilsalicílico) já mostrou seu efeito benéfico contra doenças vasculares – e, em geral, a receita para isso não podia ser melhor: um comprimido diário.
. A equipe de Peter Rothwell, da Universidade de Oxford (Reino Unido), já havia mostrado que, em longo prazo, o ácido acetilsalicílico diminui o risco de câncer. Dessa vez, os pesquisadores analisaram 51 estudos que relacionavam o uso desse medicamento com a prevenção de doenças vasculares (ataque cardíaco, por exemplo), extraindo conclusões que valem para prazos mais curtos.
. Os resultados dessa análise foram relatados em três artigos e soam impressionantes. Um apanhado geral aponta para os seguintes números: i) 15% de redução no risco de morte por câncer em relação ao grupo-controle; ii) esse percentual foi a 37% quando a pessoa tomava o medicamento há cinco anos ou mais; iii) 25% quando a dose era baixa, e o tempo era de três anos ou mais. No geral, a aspirina foi responsável por evitar 12% das mortes por causas não ligadas a problemas vasculares.
. Leia a matéria na íntegra http://migre.me/9pTlJ

0 comentários:

Blog do Prof. Ozamir Lima - Designer: Segundo Freitas