terça-feira, 30 de outubro de 2012

Confira quatro dicas para aumentar em 60% o seu desempenho nas provas


Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Nebraska-Lincoln, nos Estados Unidos, revelou técnicas de estudos que podem aumentar em 29% a 63% os resultados dos alunos em testes. Os estudantes que foram bem-sucedidos utilizaram métodos como gravar notas completas, criar quadros comparativos, desenvolver associações e perguntas práticas. As metodologias foram empregadas em computadores portáteis como laptops e iPads.
A pesquisa, feita por Ken Kiewra e Dharmananda Jairam, foi publicada no Journal of Educational Psychology. "Nosso estudo mostrou que os resultados realmente melhoram quando os estudantes usam estratégias mais poderosas de estudo", disse Kiewra, professor de psicologia educacional e especialista em métodos de estudo.
O professor chama o conjunto de estratégias de método SOAR . A sigla corresponde a quatro ações nos estudos: selecionar ideias principais do conteúdo, organizar as informações com quadros comparativos e ilustrações, associar ideias para criar conexões significativas e regular o aprendizado por meio da prática. "Essa técnicas complementam a maneira como o cérebro processa informações. O aprendizado é melhor quando informações importantes são selecionadas de ideias menos importantes", completa Kiewra.
O especialista argumenta que com o aumento cada vez maior do uso de computadores para o estudo, é vital para os alunos aprendam maneiras melhores de processar e usar as informações. Para o autor, o sucesso dessas técnicas também depende dos professores. "Os docentes precisam ajudar os estudantes a dissipar métodos de estudo debilitantes como grifar, sublinhar e ensaiar, e ensiná-los estratégias que os ajudem a ser bem-sucedidos", diz.

Fonte:Univers

0 comentários:

Blog do Prof. Ozamir Lima - Designer: Segundo Freitas