sábado, 24 de novembro de 2012

Comer pizza, macarrão ou pão, apenas à noite, faz emagrecer, diz nova pesquisa


macarronada-normal
Carboidratos, como pão, pizza e macarrão podem fazer a pessoa perder peso, se forem ingeridos APENAS à noite.
A afirmação, que é contrária a tudo que aprendemos até agora, vem de um estudo feito por cientistas da Universidade Hebraica de Jerusalém.
Inspirados no costume religioso do Ramadã, em que muçulmanos do mundo todo passam o dia em jejum e à noite podem comer uma farta mesa de pães e outras comidas, para compensar a escassez nutricional do dia, os cientistas resolveram testar o que acontece com o corpo nessa rotina alimentar.
E descobriram que restrigir o consumo de carboidratos ao período noturno ajuda na dieta.
E mais: pode melhorar a vida de obesos, pessoas com sobrepeso e até quem corre o risco de desenvolver diabetes.
Os 63 voluntários do estudo foram divididos entre os que comiam carboidratos durante o dia e os que os que só o ingeriam à noite. Durante o experimento, foram analisados os níveis de três hormônios no sangue:
  • a leptina, ligada a saciedade,
  • a grelina que controla a fome
  • e adiponeptina, relacionada a índices de gordura corporal.
Os resultados mostraram que os submetidos à dieta de ingestão de carboidratos no período noturno apresentavam índices mais altos de leptina (ficavam mais satisfeitos) e mas baixos de grelina (controlavam mais a fome) e adiponeptina do que os outros ( e a gordura do corpo)
Conclusão da pesquisa: quem passa o dia sem comer massa e deixa pra comer pães, macarrão ou pizza à noite, se sente mais saciado, com menos fome do que quem come carboidratos durante o dia, além de apresentar menos gordura corporal.
Talvez aquela pizza à noite não seja uma má ideia como se pensava, desde que não seja precedida por uma macarronada no almoço.


Com informações do health.

0 comentários:

Blog do Prof. Ozamir Lima - Designer: Segundo Freitas