Permanência na escola ainda é o maior desafio do Ensino Médio, diz educadora
A representante do Movimento
Todos Pela Educação, Wanda Engel, destacou, nesta terça-feira, que a
permanência na escola ainda é o maior desafio do ensino médio, apesar da
ampliação do acesso. Ela participou de audiência pública da comissão especial
que analisa a reforma do ensino médio. A formação dos professores e as
alterações curriculares foram as principais mudanças discutidas.
Segundo Wanda, por ano,
apenas 50% dos jovens que ingressaram no ensino médio conseguem concluir esse
nível de ensino. A educadora acredita que a redução da pobreza passa pela
reforma do ensino médio.
"A grande questão
é que hoje, no atual estágio da sociedade brasileira, no atual estágio do
desenvolvimento econômico, em uma sociedade do conhecimento, o ensino médio é
fundamental”, afirma Wanda.“Hoje, para você ser porteiro, para qualquer
profissão, para qualquer campo de trabalho, no mínimo, você precisa de um
ensino médio. Nós temos hoje o ensino médio praticamente como passaporte mínimo
de entrada no mercado de trabalho."
Valorização
dos professores
Para o deputado José
Linhares (PP-CE), um ensino médio melhor precisa de professores que sejam
valorizados. "Não adianta nós querermos fazer a reforma do ensino médio se
nós não colocarmos a ênfase no professor. Hoje, o curso de pedagogia não tem
nenhum estímulo. Quem não dá para nada vai fazer pedagogia. Então, realmente,
degenerou-se."
Além disso, a deputada
Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO) lembrou que muitos professores não
possuem formação específica para a disciplina que oferecem. "Na maioria
das cidades brasileiras com cinco mil, seis mil habitantes, o ensino médio não
dá para ter um professor formado em física para dar aula só de física: ele vai
ter o quê? Seis aulas semanais, oito, dez... Ele vai viver de quê? Ele acaba
pegando outras disciplinas, ou o que é pior, um professor de matemática que dá
aula de física, ou um engenheiro que pega aquilo como bico."
No ano que vem, a
comissão especial continua os debates sobre o tema, promovendo audiências
públicas nos estados para discutir a reforma do ensino médio.
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