Em Natal, Frei Betto afirma que PT trocou o “projeto de Brasil pelo projeto de poder”
Um discurso contundente e com críticas diretas ao Governo Federal. A palestra de Frei Betto, na noite dessa sexta-feira, no 5 Semana Social Brasileira, que está ocorrendo em Natal, enalteceu os movimentos sociais, trouxe o tom histórico da formação, mas também mostrou que “o sonho de levar os operários a governar o Brasil de fato ocorreu, mas hoje o Partido dos Trabalhadores trocou o projeto de governar pelo projeto de poder”.
Frei Betto enalteceu o trabalho desenvolvido por Paulo Freire e afirmou que Lula só chegou tão longe “graças a Paulo Freire”.
Falando sobre o PT e o ex-presidente Lula e a presidente Dilma é um admirador crítico. “Lamento que o PT, como partido, tenha trocado um projeto de Brasil por um projeto de poder. O partido, não todos os seus militantes, mas sua direção está muito mais interessada nas alianças promíscuas em nome de uma governabilidade, que poderia ser feita de outra maneira, valorizando os movimentos sociais”, destacou.
Freie Betto lembrou que nenhuma reforma de base foi feita nos últimos dez anos: “nem agrária, nem tributária, nem a política. Estamos com dois grandes setores públicos, os mais importantes, com enorme deficiência, que são saúde e educação”.
O sacerdote criticou também as mudanças feitas pelo Governo Federal que trocou o Fome Zero, o qual frei Betto chegou a administrar, pelo Bolsa Família. “Eu fui ao Governo para trabalhar no Fome Zero. Concedi ao apelo do presidente Lula, porque se tratava de famílias pobres e elas, em dois anos, estariam em condição de produzir a própria renda. Mas os comitês gestores eram formados por lideranças dos municípios, isso ameaçou o poder das mini-oligarquias municipais, sobretudo porque o dinheiro ia direto para as famílias, não passava por eles (os políticos)”, destacou, citando que o Governo Federal cedeu a pressão dos políticos. “Foi criado um programa bom, mas é compensatório. Dificilmente quem entra no Bolsa Família sai. E se o programa acabar amanhã as famílias voltarão à miséria”, destacou.
ANA RUTH
0 comentários:
Postar um comentário