Cuba aposta em turista brasileiro como estratégia para transição econômica
Foto: Reprodução
Para aproveitar a onda de turistas brasileiros que viajam cada vez mais para o exterior, a Ilha de Cuba deseja atrair mais nossos viajantes. O motivo faz parte do projeto de reforma econômica, e, entre outras iniciativas, prevê (ainda em junho) a abertura no Brasil de um escritório da Havanatur, estatal cubana que vende pacotes turísticos. Em julho, começam os voos semanais entre São Paulo e Havana pela companhia Aviación. Segundo o chefe do Cone Sul do Ministério do Turismo cubano, Luis Felipe Aguilera Gutierrez, são vários os motivos estratégicos, entre eles, o mais importante, a geração de emprego e renda. Pesam também, segundo ele, as boas relações políticas estabelecidas no governo Lula e mantidas com Dilma Rousseff. Além disso, o Brasil é hoje o maior investidor na economia cubana com U$ 2 bilhões empregados na economia da ilha socialista. “Interessa-nos o turismo massivo, inclusive para que mais brasileiros vejam com seus próprios olhos qual é a realidade de Cuba”, declarou. Em 2012, 2,8 milhões de estrangeiros foram lá, mas só 16 mil eram do Brasil. Para aumentar o interesse dos brasileiros, Cuba aposta no sol e no mar, principalmente nas praias do Balneário de Varadero, principal pólo turístico local; mas também no turismo político, concentrado principalmente na capital Havana. “Cuba tem carisma para os brasileiros com mais de 40 anos”, diz o ministro do Turismo do Brasil, Gastão Vieira. O “carisma” também vem da revolução socialista de Fidel Castro e Che Guevara, ainda capaz de embalar o imaginário latino-americano e sonhos de igualdade e justiça social. Informações de André Barrocal (Carta Capital)
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