sábado, 6 de julho de 2013

Mais de 98% dos cargos municipais do RN são diretos

DivulgacaoMDS
Mais de 98% dos servidores das prefeituras do RN são da administração direta
FABIANO SOUZA
Da Re­da­ção
fabianosouz@hotmail.com
O Rio Grande do Norte está entre os Estados da Federação com maior quantidade de servidores com atividade na administração direta. Entre os 167 municípios do RN, 98,3% dos servidores atuam na administração direta. O RN fica atrás apenas de Rondônia (99,3%), Mato Grosso (99,1%), Espírito Santo (98,9%) e Amapá (98,6%).
Os dados são da Pesquisa de Informações Básicas Municipais de 2012, divulgada no último dia 3 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).
A pesquisa revela ainda que o RN foi um dos Estados brasileiros que registraram maior crescimento do quadro funcional dos municípios na administração direta e indireta. Entre os anos de 2005 e 2012, o número de servidores nos municípios do RN registrou crescimento de 25%. Os dados são da Pesquisa de Informações Básicas Municipais de 2012, divulgada no início da semana pelo Instituo Brasileiro de Geografia e Estatísticas.
De acordo com Ivanilton Passos de Oliveira, responsável pelo setor de Supervisão e Disseminação de Informações do IBGE/RN, o estudo tem como objetivo analisar a gestão municipal, no que se refere à organização detalhada da Prefeitura, quadro funcional, direitos humanos, além dos instrumentos fiscais, segurança alimentar, assistência social, bem como investimentos no município em educação, saúde, habitação e aspectos múltiplos da realidade municipal.
Analisando a estrutura e o crescimento do quadro de pessoal da administração municipal nos 167 municípios do RN, havia na administração direta e indireta no ano de 2012, quando foi feita a pesquisa, 124.543 servidores, enquanto que em 2005 eram 99.618 servidores, ou seja, um crescimento de 25,02%.
Se analisados os percentuais de pessoas ocupadas em relação à população residente, o RN ocupa a quarta colocação, com 3,9% da população residente ocupada, ficando atrás apenas de Tocantins (4,9%), Maranhão (4,2%) e Paraíba (4,1%).

0 comentários:

Blog do Prof. Ozamir Lima - Designer: Segundo Freitas