domingo, 27 de outubro de 2013

A cadeia produtiva do calcário na Chapada do Apodi

Por Josivan Barbosa
A Chapada do Apodi pelo lado cearense localiza-se na porção leste do Estado do Ceará, na fronteira com o Rio Grande do Norte. Os municípios cearenses que possuem áreas de destaque na Chapada do Apodi são: Tabuleiro do Norte, Limoeiro do Norte, Quixeré, Russas e Jaguaruana.
A Chapada do Apodi pelo lado do Rio Grande do Norte apresenta muitos municípios com áreas de destaque, dentre eles: Assu, Mossoró, Upanema, Caraúbas, Felipe Guerra, Apodi, Governador Dix-Sept Rosado e Baraúna. Estes municípios estão situados entre dois grandes vales: o Vale do Rio Açu no Rio Grande do Norte e o Vale do Rio Jaguaribe no Ceará.
Entre estes dois grandes vales situa-se o Vale do Rio Apodi-Mossoró. Estas duas porções de municípios, apesar de, geograficamente, pertencerem a duas unidades da Federação, do ponto de vista econômico apresentam muitas similaridades.
Uma das riquezas econômicas da Chapada do Apodi é a presença do calcário. A indústria do calcário na Chapada do Apodi é um grande consumidor de matérias-primas minerais. Seus diferentes segmentos consomem uma diversidade de substâncias minerais in natura ou beneficiadas, cuja variedade empregada depende dos tipos de produtos e da localização da unidade fabril.
Neste setor verifica-se a convivência de diferentes tipos de estabelecimentos, com características distintas quanto aos níveis de produção, consumo de energia, qualidade dos produtos, índices de produtividade e grau de mecanização.
Dentre os municípios da Chapada do Apodi, Baraúna apresenta hoje a localização mais privilegiada em relação à geração de emprego e renda na indústria do calcário. Além de possuir a mina de calcário da Fábrica de Cimento Mizu (Cimento Mizu), o município de Baraúna encontra-se muito próximo (cerca de 20 km) da Fábrica de Cimento Itapetinga (Cimento Nassau) instalada há quase 40 anos em Mossoró e vizinho à fábrica de Cimento Apodi em processo de instalação no município de Quixeré.
Há, também, previsão de que a Fábrica de Cimento Mizu instale no município de Baraúna uma grande fábrica de argamassa com capacidade para atender à região. A indústria de cal ICAL é outra grande empresa que encontra-se em processo de instalação no município de Baraúna, cujos equipamentos foram importados da China.
A meta é produzir 1200 toneladas de cal diária, utilizando dois fornos com capacidade de estocagem de 5600 toneladas em 14 silos.
A previsão é que a indústria de cal ICAL gere 180 postos de trabalho direto e 800 indiretos.
Outra grande empresa da indústria do calcário que está sendo instalada no município de Baraúna é a Cal Norte e Nordeste (CNN).
Outro fator importante que justifica a situação favorável do município de Baraúna em relação aos postos de trabalho na indústria do calcário é a sua proximidade com várias outras empresas de porte médio já instaladas na Chapada do Apodi ou em processo de instalação, tais como a Okyta Mineração e a Mineração Santa Maria (Quixeré), Calcário do Brasil e Carbomil (Limoeiro do Norte) e Mineração Miliane (Jaguaruana).
Josivan Barbosa é professor e ex-reitor da Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA)

0 comentários:

Blog do Prof. Ozamir Lima - Designer: Segundo Freitas