domingo, 24 de novembro de 2013

Dermatologista alerta proteção e cuidado para evitar doenças de pele no verão

Médico lista doenças que, com exposição intensa ao sol, pode agravar e causar câncer de pele


Por Virgínia França
Com o verão chegando, os brasileiros já pensam em aproveitar as praias e o sol intenso, característico dessa estação. Porém, a exposição intensa ao sol pode causar muitos problemas, e o principal deles, o câncer de pele.
O dermatologista Arnóbio Pacheco alerta sobre a importância da proteção solar, pela alta incidência do sol e o risco do câncer de pele, que está diretamente relacionado à exposição solar durante a toda a vida.
Dermatologista ilustra a necessidade da proteção solar (Foto: Alberto Leandro)
Dermatologista ilustra a necessidade da proteção solar (Foto: Alberto Leandro)
“Este é o câncer mais frequente e se sabe causa, excesso da radiação solar. E apesar desse conhecimento, a incidência do câncer de pele tem aumentado. São efeitos a longo prazo”, explica o médico sobre o desleixo dos brasileiros em se exporem ao sol com a pele desprotegida.
O especialista também fala do fotoenvelhecimento, um envelhecimento precoce da pele nas áreas mais expostas ao sol, como braço, mão, face, pescoço e colo, que pode desencadear um câncer.
“É uma situação altamente frequente e muito mais difícil de recuperar. A pele atrofia, perde elasticidade, turgor, resseca, aparecem as rugas e as manchas”, fala e lista outros casos que são agravadas pela exposição ao sol, como cloasma, fotodermatite e lúpus.
Arnóbio aconselha tomar sol na medida certa e nos primeiros dias de veraneio se expor menos tempo no sol até às 10 horas, evitando o horário das 10h às 15h. Dessa forma, a pele fica mais resistente, desenvolvendo uma proteção natural. Atrelado a isso, o médico indica a proteção com roupas, chapéus, bonés, e indica a sombra como a melhor opção.
“A melhor proteção solar é a sombra. As praias precisam de mais árvores, um núcleo de arvores. O guarda-sol é importante, mas como é aberto, a radiação é refletida por baixo e a proteção só acontece diretamente, indiretamente não”, conta.
Junto a eles, Arnóbio que fala da importância do uso do filtro solar e de buscar sugestões de protetores que atenda cada tipo de pele.
“Todos são recomendáveis, mas a ida a um especialista já direciona a um produto especifico a pele. Mas a regra geral é pele morena, usa fator de proteção 30, pele clara, fator de proteção 50 ou mais”, indica.
O médico informa que a pele, por ser o maior órgão do corpo humano, tem a saúde refletida no cuidado com o corpo, necessitando bons hábitos alimentares, hidratação, boa dormida e atividade física, sendo um cuidado permanente.

0 comentários:

Blog do Prof. Ozamir Lima - Designer: Segundo Freitas