domingo, 24 de novembro de 2013

Economista atenta pela falta de investimentos ao analisar PIB do RN

Marcus Guedes também aponta a falta de turistas como responsável pela queda do PIB estadual


Mesmo com Rio Grande do Norte ocupando o 5º maior Produto Interno Bruto (PIB) do Nordeste, com R$ 36,1 milhões, e o 4º melhor PIB per capita da região, ou seja, dividido pelo número de habitantes, de R$ 11,2 mil, os números não são satisfatórios. O economista Marcus Guedes alerta para a falta de investimentos, instalação de novas empresas e os incentivos que já existem. “Isso inibe a forte concorrência com os produtos estrangeiros, impedindo a produção local”, disse.
(Foto: Demis Roussos)
Segundo economista, falta de investimentos e obras foram responsáveis
 pela queda do PIB do RN (Foto: Demis Roussos)
Ele explicou que, para a queda deste índice onde o PIB estadual de 2009 para 2010, teve um crescimento de 15,8% enquanto de 2010 para 2011 houve uma queda de 11,6%. Outro ponto apontado pelo economista é a falta de turistas no RN, que não gera dinamismo na economia potiguar.
“Essa queda é um reflexo das atividades da cadeia do turismo. Não tem turista, não tem consumo. Por exemplo, cai o serviço de aluguel de automóveis causando a queda na venda de combustíveis”, exemplificou.
Para o PIB de 2012, que será divulgado em 2014, Marcus acredita que não haverá grande diferença.“ Se nós tivéssemos obras de mobilidade, investimentos no setor público, elaboradas, planejadas, no cronograma, sentiríamos o reflexo do incremento na elevação do PIB. Daria dinâmica à economia”, afirmou o economista ao acrescentar que  “PIB é patrimônio, riqueza. Se você não investe,  não gera renda, emprego e imposto. A economia para”.

0 comentários:

Blog do Prof. Ozamir Lima - Designer: Segundo Freitas