sábado, 29 de março de 2014

O foco não é o governo, mas o povo

Da coluna Política, no O POVO deste sábado (29), pelo jornalista Érico Firmo:
Quem quiser saber se uma democracia é bem sucedida não deve olhar para o governo, para a qualidade da administração ou mesmo para os serviços que presta. Deve olhar, sim, para a população. E, novamente, não para como ela é tratada pelo governo.
A questão é muito bem posta pelo filósofo americano John Dewey, no livro The public and its problems. Ele salienta que a vida democrática é muito maior e mais abrangente que um governo eficiente. Passa pela liberdade de agir, de se expressar, de divergir, de decidir. A meta da Democracia é permitir ao povo viver plenamente e desenvolver seu potencial ao máximo.
Assim, para Dewey, o verdadeiro objetivo da Democracia é a liberdade humana. É desenvolver as possibilidades de interação, da vida em comunidade, da vivência coletiva sem possibilidade de opressão alguma. A Democracia é, pois, um fim em si e uma busca permanente, que nunca será plena e precisará ser sempre aperfeiçoada. A busca nunca estará completa.
Definitivamente, a Democracia não se limita a um modelo para melhorar o governo. Porém, essa liberdade como objetivo último pressupõe, inclusive, que ninguém está apto a julgar no lugar do outro o que é um bom governo, quem é o melhor governante e qual o melhor caminho a seguir.

0 comentários:

Blog do Prof. Ozamir Lima - Designer: Segundo Freitas