sábado, 23 de agosto de 2014

Duas cidades do RN possuem mais eleitores que habitantes

EDILSON DAMASCENO

Município de Severiano Melo possui 2.553 eleitores a mais que o número de habitantes


Duas cidades potiguares aparecem entre as 194 que possuem mais eleitores que habitantes em todo o Brasil. A constatação foi feita pelo site G1(www.g1.com.br) com base nos números do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
No Rio Grande do Norte, os municípios que aparecem são Severiano Melo e Passagem. Em ambas, o total de habitantes é bem inferior ao número de votantes. Em Severiano Melo, por exemplo, existem 4.674 habitantes e 7.227 eleitores. Com a devida subtração populacional, chega-se a 2.553 pessoas a mais no dia da eleição.
A questão é que, embora existam 4.674 habitantes em Severiano Melo, isso não quer dizer que todos sejam eleitores, que estejam em idade acima de 16 anos. Isso implica dizer que o número de eleitores a mais na cidade localizada na região do Médio Oeste do Rio Grande do Norte é bem maior do que o total que surge na primeira avaliação.
Severiano Melo ocupa a segunda colocação no ranking nacional, de cidade onde o número de eleitores é maior que o de habitantes. Isso em termos percentuais, porque se a questão numérica for levada em consideração, a cidade potiguar é a primeira na disparidade habitante/eleitor. O município de Oliveira de Fátima, no Tocantins, é quem lidera, conforme material jornalístico elaborado pelo portal de notícias G1. A cidade possui 1.085 habitantes e se apresenta com 1.729 eleitores. O percentual eleitor/habitante em Oliveira de Fátima é de 1,59. A taxa em Severiano Melo é de 1,55, conforme divulgou o portal de notícias.
O outro município potiguar que apresenta mais eleitores que habitantes é Passagem. Os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) são de que a cidade possui 3.040 moradores, mas o total de eleitores cadastrado no Tribunal Superior Eleitoral é de 4.113. Ou seja, existem 1.073 votantes a mais ou que não moram na cidade. A comparação morador/eleitor indica percentual de 1,39.
Municípios que passaram por revisão biométrica, como Mossoró, Areia Branca e Grossos – todos localizados no Oeste do Rio Grande do Norte – apresentaram as mesmas características constatadas em Severiano Melo e Passagem. Como alguns não conseguiram comprovar residência nas cidades tampouco laços familiares ou de trabalho, tiveram que transferir seus títulos aos municípios onde moram.

Severiano Melo e Passagem não se submeteram à revisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

0 comentários:

Blog do Prof. Ozamir Lima - Designer: Segundo Freitas