[Apodi] Ministério garante implantação do Cefet em Apodi
O jornal Gazeta do Oeste de amanhã(domingo,06/05/2007) que já está na internet, trará uma matéria sobre a implantação do cefet em Apodi, conquista extremamente relevante para futuro educacional do nosso município.
Leia na íntegra
APODI - Já está de volta ao município que dirige o prefeito José Pinheiro Bezerra (PMDB). Ele esteve em viagem ao Centro-Oeste do país, oportunidade em que tratou de questões diretamente ligadas à educação desse importante município localizado no Médio Oeste potiguar.
Durante sua permanência no Distrito Federal, Pinheiro cumpriu uma extensa agenda de contatos com ministérios e outros órgãos da administração federal. Mas, o principal contato em Brasília foi no Ministério da Educação, onde tratou da inclusão de seu município no programa de expansão do CEFET - Centro Federal de Educação Tecnológica. É meta do Governo Federal estender o Cefet para mais 150 municípios do país, até o ano de 2010. De acordo com o Governo do presidente Lula da Silva, serão implantados 50 centros em 2008, mais 50 em 2009 e outros 50 em 2010. O Rio Grande do Norte será contemplado com mais seis dessas unidades de ensino.
O município de Apodi será um dos inseridos no plano de expansão do Cefet, que por sinal vai mudar de nomenclatura, passando para IFET, deixando de ser centro e transformado-se em instituto.
De acordo com o que informou o prefeito José Pinheiro, no retorno da capital da República, a escolha de seu município para sediar uma unidade educacional, foi meramente técnica. "Os técnicos do Ministério da Educação avaliaram o potencial do município e o número de alunos existentes na região", disse ele. Além do mais, o prefeito voltou otimista quanto ao processo, uma vez que o município se encontra bem situado ante às exigências do órgão.
O processo vai ter continuidade e a administração municipal espera cumprir todas as suas etapas. As diretrizes emanadas do Ministério quanto aos critérios aos quais o município deve obedecer para que o processo siga seus trâmites normais, serão atentamente observadas pelo Executivo apodiense, que está eufórica com a garantia de que uma unidade do Cefet será implantada ali. Requisitos como doação de terreno e elaboração do projeto serão agilizados pelo poder público municipal, para que o processo não sofra solução de continuidade.
O Cefet (ou Ifet) será implantado na zona rural de Apodi, em área pertencente à Empresa de Pesquisa Agropecuária (EMAPARN), num total de 50 hectares. Os primeiros entendimentos já foram mantidos entre a prefeitura e a Emparn para cessão da área. Nesse sentido, nesta semana estarão no município médio-oestano o professor Maria, diretor do Cefet, e o presidente da Emparn, para discutir a questão com o prefeito Pinheiro Bezerra.
0 comentários:
Postar um comentário