GARIBALDI É OPÇÃO À PRESIDÊNCIA DO SENADO
Leia o que diz a matéria:
Já há no momento seis nomes citados no PMDB para suceder Renan. Cinco são favoráveis ao Planalto: Garibaldi Alves (RN), Gerson Camata (ES), José Sarney (AP), Roseana Sarney (MA) e Valdir Raupp (RO). O único peemedebista hostil a Lula e colocado nas listas de presidenciáveis para o Senado é Jarbas Vasconcelos (PE)
.
A preferência de Lula é por Sarney, mas a Folha ouviu nos últimos dias vários aliados do peemedebista dizerem considerar essa hipótese remota.
Sarney estaria refratário a assumir a presidência do Senado por duas razões principais. Primeiro, porque sabe que pode virar alvo de ataques. Segundo, porque o mandato seria tampão, de apenas um ano e meio, não sendo permitida a reeleição. Sua filha também tem repetido que não deseja o posto. Os dois têm trabalhado para manter Renan no cargo.
As outras opções governistas do PMDB são quase todas do mesmo calibre. Não há consenso sobre quem poderia ser o eventual sucessor de Renan.
O fato de não haver ainda uma estratégia clara a respeito da sucessão na presidência do Senado tem animado a oposição a trabalhar um nome seu.
Dentro do PMDB, a oposição pensa em apontar Jarbas Vasconcelos. Político de relações cordiais com o PSDB, o pernambucano tem a simpatia do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Em público, porém, diz não desejar a presidência do Senado, por considerar que ela deve ficar com alguém com bom diálogo com o governo, o que ele não tem.
A operação pró-Jarbas é de grande risco para a oposição, pois o Planalto fará forte carga contrária. O DEM conheceu essa força em 1º de fevereiro passado, quando o líder da sigla, José Agripino (RN), disputou a eleição contra Renan-recebeu apenas 28 votos contra 51 dados ao peemedebista.
0 comentários:
Postar um comentário