quarta-feira, 2 de julho de 2008

Apodi tem supercoligação, dois "nanicos" e prefeito "neutro

O pandemônio em que se transformou a política do RN desabou sobre Apodi. O encolhe-estica de chapa, nomes e coligações produziu um quadro raro na política do lugar. Talvez único.

A chapa que a governador Wilma de Faria (PSB) fechou na quarta (25) em Natal, com o ex-prefeito Simão Neto (PSB) à frente, não resistiu a viagem até Apodi. No dia seguinte, uma reviravolta o expurgou. Não o aceitaram sequer como vice.

Substituíram o ex-prefeito por outra combinação grandiosa.

A vice-prefeita dissidente Gorete Pinto (PMDB) e o ex-prefeito Evandro Marinho, o "Vandinho" (PRB), fecharam aliança. Eles puxaram para a convenção no sábado (28), oito dos nove vereadoes da Câmara Municipal e diversas lideranças.

A supercoligação encabeçada por Gorete tem oito partidos (PMDB, PP, PR, PDT, PSDB, DEM, PPS e PRB) formalmente, além de dissidências de PV e PTB.

Enxotado, Simão resolveu ser candidato assim mesmo. Sonha que a governadora Wilma de Faria (PSB) possa apoiá-lo. O que é pouco provável que ocorra. Tem como vice o petista João Evangelista. Simão ainda contabiliza dissidentes do acordão pró-Gorete, como a médica Solange Lopes (PR). Ela também "sobrou". Cogitou ser candidata a prefeito.

A terceira chapa, apresentada uma semana antes, é do PCdoB. Flaviano Monteiro e José Maria concorrem com conceito de "nanico", assim como Simão-Evangelista, diante da proporção assumida pela coligação de Gorete Pinto. E todos são vinculados ao wilmismo. Nâo há oposição ao governo estadual.

Completa esse quadro de situações bizarras, a postura do maior líder político do município, prefeito e médico José Pinheiro (PR). Depois de quase 30 anos no PMDB, no novo partido ele terminou sem voz. Ficou de fora das conversas à própria sucessão.

Pinheiro resolveu apenas completar seu mandato. Garante que não tomará partido. Será um simples eleitor. Liberou o PR e o PPS que são ligados ao seu grupo, para seguirem qualquer uma das postulações apresentadas.
do BLOG DE CARLOS SANTOS

0 comentários:

Blog do Prof. Ozamir Lima - Designer: Segundo Freitas