quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Garrafões de água têm data de validade que deve ser observada

Seguindo a Portaria do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) publicada no Diário Oficial da União (DOU) do dia 22 de setembro, o Serviço de Proteção ao Consumidor (Procon) estabeleceu datas para troca de garrafões de água com data de fabricação anterior a 2004.

A portaria que fixou a data para utilização dos vasilhames de água mineral também estendeu o prazo de vida útil desse objeto e manteve as normas relacionadas ao transporte, distribuição e comercialização de água determinados pelos órgãos públicos federais que a regulam.

Funcionária do Procon em Mossoró, Maria das Dores de Araújo informou que até ontem apenas uma denúncia deste problema havia sido registrada, mas que foi resolvida no mesmo dia. Segundo ela, a empresa procurou o cliente no momento em que recebeu a reclamação e solucionou o caso, sem necessitar intervenção da Justiça.

"Eles preferiram resolver diretamente com o cliente a levarem o caso para a Justiça", explicou Maria das Dores.

Ela ainda explicou que um prazo foi acordado entre as empresas para determinar o uso dos garrafões. Aqueles com data de fabricação anterior ao ano de 2004 só serão recebidos até 30 de novembro, os garrafões produzidos em 2005 e 2006 valerão, respectivamente, até 31 de janeiro e 30 de abril de 2010. Já aqueles vasilhames que foram produzidos entre 1° de janeiro e 30 de junho de 2007 poderão ser utilizados e trocados até o dia 30 de junho de 2010.

"Os consumidores deverão exigir sempre o comprovante de compra, para que possam comprovar o local onde compraram o garrafão, para, no caso de eles estarem vencidos, terem como comprovar o distribuidor que está comercializando água em vasilhames vencidos", alertou Maria das Dores.
Mossoroense

0 comentários:

Blog do Prof. Ozamir Lima - Designer: Segundo Freitas